.

Cursos e Oficinas na Palavraria – 2012

.

Através de parcerias com instituições ou produtores culturais, a Palavraria abriga, ao longo do ano, uma série de cursos e oficinas de duração variável. Abaixo registro das atividades realizadas e em realização. Algumas dessas atividades contemplam a possibilidade de participação de interessados mesmo após terem sido iniciadas. Contate para informações:

Palavraria Livros & Cafés: 51 3268 4260
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – Porto Alegre
De segunda a sexta, das 11 às 21h

.

.

Cursos e oficinas do Segundo Semestre de 2012:

.

Oficina de Criação Literária: A literatura infantil

Com Caio Riter

De 04 de agosto a 24 de novembro de 2012
(ver cronograma abaixo)

.

.

APRESENTAÇÃO:

A oficina de criação literária de literatura infantil é uma oportunidade para pessoas que pretendam exercitar melhor a criação literária voltada às crianças, a partir da crença de que o conhecimento técnico-teórico, bem como a reflexão sobre textos literários, é de fundamental importância no aprimoramento artístico.

OBJETIVOS:

  1. desafiar, através de exercícios orientados, a criatividade para a produção textual;
  2. escrever histórias para crianças, exercendo potencialidades criativas e aplicando os conhecimentos discutidos e aprofundados;
  3. refletir sobre conhecimentos teóricos sobre a literatura infantil, bem como sua origem, seu desenvolvimento e evolução, em especial a literatura para crianças;
  4. analisar textos literários de autores consagrados, percebendo os recursos técnico-linguísticos presentes, bem como os efeitos causados por este no leitor;
  5. potencializar a criatividade, orientando-a, a partir de conhecimentos técnico-teóricos sobre a literatura para crianças, para a produção de textos artisticamente elaborados;
  6. analisar textos produzidos no decorrer da oficina, sugerindo, quando necessárias, alterações que visem a uma maior qualidade estética.

DINÂMICA:

  1. Reflexão sobre algum aspecto teórico relevante na construção textual,
  2. Leitura de texto consagrado, analisando-o a partir da reflexão anterior,
  3. Proposta de exercício de produção textual,
  4. Discussão sobre os resultados dos exercícios, apontando avanços e possibilidades de correção de rumo.
  5. Exercício para casa.

PROGRAMA:

1. Aspectos históricos da literatura para crianças;
2. Processo de assimetria e a adaptação;
3. Formas simples: contribuições e sua modernização;
4. Aspectos da construção literária para criança;
5. A literatura contemporânea para crianças;
6. Produção de textos literários;
7. Produção e leitura crítica, durante o curso, de um texto literário.

 HORÁRIO: A oficina ocorrerá nos sábados pela manhã, das 10h às 12h, na PALAVRARIA. Serão doze encontros, geralmente três por mês.

CRONOGRAMA:

AGOSTO: Dias  04, 11 e 18
SETEMBRO: Dias 01, 22 e 29
OUTUBRO: Dias 06, 13 e 27
NOVEMBRO: Dias 10, 17 e 24.

INVESTIMENTO: 150,00 mensais

VAGAS: A oficina atuará com, no máximo, 15 participantes.

INSCRIÇÕES: As inscrições deverão ser feitas na Livraria Palavraria, rua Vasco da Gama, nº 165, Bairro Bom Fim, Porto Alegre, Fone: 3268-4260


.

.

.

Cursos e oficinas do Primeiro Semestre de 2012:

Oficinas/Cursos de Criação Poética e Prosa

Com Ronald Augusto

Desde 2005, a Palavraria abriga turmas da Oficina/Curso de Criação Poética – A Precisão do Impreciso e há um ano a Oficina de Prosa Primeiro Percurso, de Ronald Augusto. O escritor promove também atividades de verão. As Oficinas/Cursos realizam atividades paralelas aos encontros regulares, como saraus, lançamentos de livros, palestras e debates.

Oficinas/cursos de literatura – teoria e prática da poesia e da prosa. Tudo se dá a partir da ideia de que as linguagens literárias são uma permanente conquista dessas imprecisões da razão e da emoção que requerem uma forma capaz de apresentá-las; cada texto é uma vertigem de linguagem que se plasma através do corpo a corpo com a matéria verbal e as as noções teóricas da função estética. Ao longo dos cursos/oficinas, cada participante entenderá a razão pela qual uma mensagem verbal se torna um texto poético. Tais discussões – balizadas por leituras e análises de textos da tradição literária – são recorrentemente submetidas a exercícios de produção individual e coletiva, nos quais o aluno é instado a criar/recriar suas próprias soluções. Paralelamente, são desenvolvidos tópicos relativos aos desafios editoriais impostos aos interessados em publicar.

PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012

INSCRIÇÕES ABERTAS para as duas oficinas.

1 Oficina/Curso de Criação Poética – A Precisão do Impreciso sempre às segundas. A partir de 12 de março de 2012.

Turma da tarde das 16h às 18h.

Turma noite* das 19h às 21h

(*) Processo seletivo a partir de textos próprios enviados pelos interessados.)

2 Oficina/Curso de Prosa Primeiro Percurso sempre às terças. A partir de 13 de março de 2012.

Turma da noite das 19h às 21h.


Duração dos cursos: 3 meses (12 encontros)

Custo/investimento para cada curso: 600,00 à vista, ou em três vezes de 200,00.

Desconto para quem fizer os dois cursos.

 

Informações/inscrições com Ronald Augusto.

telefones 9948 0569 ou pelo e-mail dacostara@hotmail.com

Quando: anual, 2h/aula por semana, às segundas e terças-feiras.

Ministrante: Ronald Augusto. Poeta, músico, letrista e crítico de poesia. Nasceu em Rio Grande (RS), em 1961. Publicou, entre outros livros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004) e No assoalho duro (2007). É integrante do grupo os poETs, co-editor, ao lado de Ronaldo Machado, da Editora Éblis e também editor associado do website Sibila.

 

Veja mais de Ronald Augusto em:

www.poesiacoisanenhuma.blogspot.com
www.poesia-pau.blogspot.com
www.ospoets.com.br
www.editoraeblis.blogspot.com
www.sibila.com.br

.

.

.

Escrita criativa- elementos de formação

Com Roberto Medina

 A partir de 10 de março, aos sábados, das 14 às 16h

Em especial, a escrita criativa demarca seu território por meio de poemas, crônicas, contos, novelas, romances e peças de teatro, por exemplo. Dessa forma, podemos aguçar a curiosidade acerca de questionamentos relativos a talento, genialidade, poder criativo, técnicas de escrita e desvendamento crucial da leitura.
O homem necessita deslindar e simbolizar seus mundos e representá-los na Arte, tendo a língua portuguesa como ponto de partida: desafio e domínio. Tanto a leitura como a escrita são formas de descobertas e de compreensão sobre o ser humano e as relações sociais entre eles: há uma potencialização em ambas.

HORÁRIO: Das 14h às 16h (sábados)

INVESTIMENTO: 5  x de R$ 150,00 (março, abril, maio, junho e julho)

PÚBLICO-ALVO: escritores, poetas, professores, jornalistas, estudantes e aqueles que amam a literatura e queiram estimular sua criatividade através da leitura e da escrita.

NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA: De 10 a 15 alunos

Objetivos:

- Estudar diferentes autores nacionais e internacionais de varias épocas;
– Descobrir chaves para melhor compreender e interpretar textos literários;
– Experenciar a maior gama possível de gêneros literários;
– Aprofundar o domínio da língua portuguesa para depois transgredi-la;
– Desenvolver técnicas capazes de expressar a escrita criativa enquanto “voz autoral”;
– Instigar a ampliação do arcabouço cultural do aprendiz para correlacioná-lo a aspectos interdisciplinares e intertextuais existentes no universo da escrita: cinema, artes plásticas, teatro, dança, por exemplo;
– Discutir o papel imposto e pretendido por autores da América Latina: periferia e centro da produção escrita.

Ementa:
– Leitura de textos literários de gêneros variados. Análise e interpretação dos textos. Características principais de cada gênero. Atividades de escrita criativa. Produção escrita de textos a partir das leituras realizadas.

Programa:
–  O processo criativo na teoria e na prática;
–  Narração, descrição e texto poético;
–  A poesia, o conto e a crônica: características estruturais;
–  Narrador e eu-lírico;
–  Personagens e suas descrições;
–  Cenário: o espaço da narrativa;
–  O tempo na narração;
–  O romance;
–  Leitura e escrita de textos diversos;

Bibliografia básica:
ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa, Edições 70, 1982
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Ars Poética, 1993.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. São Paulo: Editora Nacional, 1976.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Lucerna, 2009.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BOSI, Alfredo. História concisa da Literatura Brasileira. 3ªed. São Paulo: Cultrix, s.d.
CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, A; PRADO, Décio de A.; GOMES, Paulo E. S. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1993.
D’ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do texto. São Paulo: Ática, 1999
__________. Teoria do texto. São Paulo: Ática.v.2.2000.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura. São Paulo: Martins Fontes, s.d.
GOLDSTEIN, Norma. (1989). Versos, sons, ritmos. 5 a ed. São Paulo: Ática (Col. Princípios, v 26).
GOTLIB, N. B. Teoria do conto. 5 ed. São Paulo: Ática, 1990.
GARCIA, M. Othon. Comunicação em prosa Moderna. 25ª. Ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2006.
GUIMARÃES, Elisa. A articulação do texto. São Paulo: Ática, 1990.
HAMBURGUER, Kate. A lógica da criação literária. São Paulo, Perspectiva, 1975.
HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo. Rio de Janeiro: Imago, 1991.
LIMA, Luís C. Teoria da Literatura em suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves.v. 1 e 2. 2002
LODGE, David. A arte da ficção. Trad. Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre: L&PM, 2009.
LLOSA, Mario Vargas. Cartas a um jovem escritor. Trad. Regina Lyra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
POUND, Ezra (2006). ABC da literatura . 11ª ed. Trad. Augusto de Campos e José Paulo Paes. Org. e apresent. Augusto de Campos. S. Paulo: Cultrix, pp 2350.
REIS, Carlos. O conhecimento da literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.
SAMUEL, Rogel. Manual de teoria literária. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1985
SANT ANNA, Afonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. Série Princípios. São Paulo: Ática, 1985.
SILVA, Vitor Manuel de Aguiar. Teoria da Literatura. Coimbra: Almedina, 1988
SOUZA, Roberto Alcízelo Quelha de. Iniciação aos estudos literários: objetos, disciplinas, instrumentos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

.

Roberto Medina é escritor gaúcho, tradutor e professor de literatura. Lecionou, no Rio Grande do Sul e no Paraná, Retórica e Oratória no SENAC. É editor e consultor de textos para editoras e autores independentes e ministra oficinas, cursos e palestras sobre temas literários e culturais em universidades e outras instituições. Tem contos publicados nas antologias brevíssimos101 que contam (org. de Charles Kiefer), e em revistas eletrônicas. É autor do premiado pedrarias, publicado pela Redes Editora. Também escreveu os textos dramáticos Você precisa saber (Cia. Amadeus), Silêncio (Teatro da Adega, SP), Até que (monólogo para a atriz Cláudia Ribeiro) e Fernando em Pessoa (Cia G3).

.

.

.

Oficina de Criação Literária: A literatura infantil

Com Caio Riter

De 10 de março a 30 de junho de 2012
(ver cronograma abaixo)

 

A oficina de criação literária de literatura infantil é uma oportunidade para pessoas que pretendam exercitar melhor a criação literária voltada às crianças, a partir da crença de que o conhecimento técnico-teórico, bem como a reflexão sobre textos literários, é de fundamental importância no aprimoramento artístico.

OBJETIVOS:

  1. desafiar, através de exercícios orientados, a criatividade para a produção textual;
  2. escrever histórias para crianças, exercendo potencialidades criativas e aplicando os conhecimentos discutidos e aprofundados;
  3. refletir sobre conhecimentos teóricos sobre a literatura infantil, bem como sua origem, seu desenvolvimento e evolução, em especial a literatura para crianças;
  4. analisar textos literários de autores consagrados, percebendo os recursos técnico-linguísticos presentes, bem como os efeitos causados por este no leitor;
  5. potencializar a criatividade, orientando-a, a partir de conhecimentos técnico-teóricos sobre a literatura para crianças, para a produção de textos artisticamente elaborados;
  6. analisar textos produzidos no decorrer da oficina, sugerindo, quando necessárias, alterações que visem a uma maior qualidade estética.

DINÂMICA:

  1. Reflexão sobre algum aspecto teórico relevante na construção textual,
  2. Leitura de texto consagrado, analisando-o a partir da reflexão anterior,
  3. Proposta de exercício de produção textual,
  4. Discussão sobre os resultados dos exercícios, apontando avanços e possibilidades de correção de rumo.
  5. Exercício para casa.

PROGRAMA:

1. Aspectos históricos da literatura para crianças;

2. Processo de assimetria e a adaptação;

3. Formas simples: contribuições e sua modernização;

4. Aspectos da construção literária para criança;

5. A literatura contemporânea para crianças;

6. Produção de textos literários;

7. Produção e leitura crítica, durante o curso, de um texto literário.

 

HORÁRIO:

A oficina ocorrerá nos sábados pela manhã, das 10h às 12h, na PALAVRARIA. Serão três sábados por mês.

CRONOGRAMA:

MARÇO: Dias 10, 17 e 31

ABRIL: Dias 14, 21 e 28

MAIO: Dias 05, 12 e 26

JUNHO: Dias 09, 16 e 30.

INVESTIMENTO: 120,00 mensais

VAGAS: A oficina atuará com, no máximo, 10 participantes.

.

Caio Riter nasceu em 24/12/1962, em Porto Alegre/RS, onde mora. É professor, Mestre e Doutor em Literatura Brasileira, coordenador de Oficina Literária no SINTRAJUFE-RS. Em 1994, publicou seu primeiro livro, O palito Diferente (Editora Interpreta Vida). Recebeu vários prêmios, entre eles destacam-se: 1º Prêmio Barco a Vapor, Açorianos, Orígenes Lessa, Livro do Ano-AGES, além de ter obras selecionadas pelo PNBE, e para os catálogos White Ravens e Bolonha.

 

Site

www.caioriter.com

Blog

caioriter.blogspot.com

 

Obras de Caio Riter:

 

Infantis

Um Palito Diferente. Porto Alegre, Interpreta Vida, 1994. (esgotado)

A Menina que Virou Bruxa. Porto Alegre, Interpreta Vida, 1997. (esgotado)

Pra Lá e Pra Cá. 3ª ed. Porto Alegre, WS Editor, 1998.

O Tesouro Iluminado. 2ª ed. Porto Alegre, WS Editor, 1999.

Um Menino Qualquer. Porto Alegre, WS Editor, 2003. (esgotado)

O Fusquinha Cor-de-Rosa. 3ªed. São Paulo: Ed. Paulinas, 2005.

Eduarda na Barriga do Dragão. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 2006.

Um Reino Todo Quadrado. 2ªed. São Paulo, Paulinas, 2007.

Historinhas bem apaixonadas: O maior motivo do mundo. SãoPaulo, Escala Educacional, 2008.

Historinhas bem mentirosas: Mentira das brabas. São Paulo, Escala Educacional, 2008.

Historinhas bem asquerosas: O dia em que Alberto decidiu não mais tomar banho. São Paulo, Escala Educacional, 2008.

Historinhas bem medrosas: Uma noite de muitos medos. São Paulo, Escala Educacional, 2008.

Juvenis

Chico. 3ª ed. Porto Alegre, WS Editor, 2001.

A Cor das Coisas Findas. 3ª ed. Porto Alegre, WS Editor, 2003.

Atrás da Porta Azul. Porto Alegre, WS Editor, 2004.

Debaixo de Mau Tempo. Porto Alegre, Artes e Ofícios, 2005.

Teiniaguá, a Princesa Moura Encantada. São Paulo, Scipione, 2006.

O Rapaz que Não Era de Liverpool. 3ªed. São Paulo, Edições SM, 2006.

O Menino do Portinari. São Paulo, Escala Educacional, 2006.

O Tempo das Surpresas. São Paulo, Edições SM, 2007.

Meu pai não mora mais aqui. São Paulo, Editora Biruta, 2008.

Viagem ao redor de Felipe. Porto Alegre, Editora Projeto, 2009.

Adaptações

O corcunda de Notre-Dame. São Paulo, Escala Educacional, 2009.

Contos

Teia de Silêncios. Porto Alegre, WS Editor, 1999. (esgotado)

A Dobra do Mundo. 2ªed. Porto Alegre, WS Editor, 2003.

Informações e inscrições na Palavraria: 51 3268 4260
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – Porto Alegre
De segunda a sexta, das 11 às 21h

.

.

Personagens de Clarice

Curso com Hilda Simões Lopes

 

De 15 de março a 23 de agosto de 2012

Investimento mensal: R$ 120,00

Informações e inscrições na Palavraria: 51 3268 4260
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – Porto Alegre
De segunda a sábado, das 11 às 21

Programa

Dia 15/03 – apresentação do curso
Aula: as relações humanas na literatura clariciana

Dia 29/03 – conversa s/ os personagens:
“Ana” e “a mulher do casaco marrom”
Aula: do amor.

Dia 12/04 – conversa s/ os personagens:
“prof. de matemática” e “ eu e Deus”
Aula: da culpa e do amor.

Dia 26/04 – conversa s/ os personagens:
“o menino míope” e “Catarina  e sua mãe”
Aula: relações de família

Dia 10/05 – conversa s/ os personagens:
“a menina e o livro” e “Ofélia”
Aula: do bem e do mal.

Dia 24/05 – conversa s/ os personagens:
“a menina fantasiada” e  “a mocinha de São Cristóvão”
Aula: das máscaras e do sublime

Dia 14/06 – conversa s/ os personagens:
“os obedientes” e  “a mulher e os 12 anos
Aula: dos papéis sociais: rigidez e rompimento

Dia 28/06 – conversa s/ os personagens:
“ a aniversariante”   e  “ mocinha”
Aula: dos velhos

Dia 12/07- conversa s/os personagens:
“menino a bico de pena”  e “menina com soluço”
Aula: das crianças.

Dia 26/07 – conversa s/ os personagens:
“o homem do restaurante” e “o almoço de sábado”.
Aula: dos ritos

Dia 09/08 – conversa s/ os personagens:
“Carla de Sousa Santos” e “Pequena Flor”
Aula: da antropofagia social

Dia 23/08 – conversa s/ os personagens:
“uma galinha”   e “ o ovo”
Aula: do ser.

Hilda Simões Lopes Costa. Nascida em Pelotas, é bacharel em Direito, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília e professora universitária aposentada pela Universidade Federal de Pelotas. Fez duas oficinas de Criação Literária, uma com Luiz Antonio de Assis Brasil, em Porto Alegre e, a outra, no Centro Cultural de Las Americas, no México. Há 12 anos, ministra oficina de criação para jovens e escritores em Pelotas e, mais recentemente, em Porto Alegre.  Em 2009, foi patrona de Feira do Livro de Pelotas. Publicou dois livros de ensaios sociológicos: Do Abandono À DelinqüênciaSenhoras e Senhoritas, Gatas e Gatinhas. Contos e poesias em inúmeras coletâneas de autores gaúchos. E os livros: A Superfície das Águas, prêmio Açorianos de Literatura, 1998 pelo Instituto Estadual do Livro; Cuba, Casa de Boleros, conjunto de crônicas,  finalista prêmio açorianos, pela AGE; Um Silêncio Azul, AGE; o romance A Anatomia de Amanda, pela editora Juruá, de Curitiba, onde a autora analisa a obra ‘A Paixão Segundo GH’ de Clarice Lispector e  o livro didático Manual de Criação Literária, pela Baraúna, São Paulo.

.


.

Cursos e oficinas de verão 2012

.

Oficina de romance

Com Luiz Ruffato

De 06 a 10 de fevereiro de 2012, das 19às 21h

Informações e inscrições na Palavraria: 51 3268 4260
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – Porto Alegre
De segunda a sábado, das 11 às 21h

Investimento: R$ 250,00

10 vagas

Durante a semana de 6 a 10 de fevereiro, entre 19 e 21 horas, Ruffato promoverá uma espécie de terapia em grupo. Cada aluno levará uma sinopse do romance que quer escrever e um trecho ou capítulo de até 6 mil caracteres. A cada dia, uma hora será dedicada para cada aluno. Serão discutidas em profundidade a sinopse (ou seja, o conteúdo buscado) e o trecho ou capítulo (ou seja, como está se constituindo o livro). Todos os alunos participam dessas discussões, porque é das necessidades concretas que nascem as reflexões teóricas. Ruffato vem realizando com sucesso essa experiência durante quatro anos em cursos mensais na Estação das Letras, do Rio de Janeiro, e um curso específico sobre romance na Biblioteca Pública do Paraná.

Luiz Ruffato dedica-se exclusivamente à literatura desde 2003. Publicou, entre outros, Eles eram muitos cavalos (editado também na Itália, Portugal, França e Argentina, e no prelo na Colômbia, Alemanha e novas edições na Itália e Portugal), Estive em Lisboa e lembrei de você (também lançado em Portugal, Itália e Argentina) e a série Inferno Provisório, constituída de cinco volumes: Mamma, son tanto felice (também lançado na França e México), O mundo inimigo (também lançado na França e no prelo no México), Vista parcial da noite, O livro das impossibilidades e Domingos sem Deus. Recebeu os prêmios APCA, Machado de Assis e Jabuti, e foi finalistas do Portugal Telecom e Zaffari-Bourbon. Além disso, organizou diversas antologias. Há cinco anos é consultor para literatura do Instituto Itaú Cultural e em abril torna-se escritor residente da Universidade de Berkeley.

.


.

.

Oficina de Criatividade

com Lehgau-Z Qarvalho

.

Dias 19 e 20 de janeiro de 2012

Inscrições abertas

Investimento: R$ 90,00

.



.

 “O homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou.” 

Abraham Maslow


A Oficina de Criatividade é uma atividade dinâmica e multidisciplinar que tem por objetivo resgatar as infinitas fontes criativas adormecidas em cada ser. Durante dois encontros passeia-se por várias áreas e atividades lúdicas trabalhando sempre questões relativas aos bloqueios e aos desbloqueios da capacidade criativa de cada participante.

Quando: Dias 19 e 20 de janeiro, das 18h30 as 20h30

Onde: Na Palavraria

Quanto: R$90,00 por participante

Lehgau-Z Qarvalho (nascido e registrado Alexandre Carvalho da Rosa) é jornalista por formação; artista gráfico por impulso; músico por amor e escritor por compulsão. Nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul; e renasceu na Internet, mundo. É autor do livro A Teoria das Sombras (2007 – Oikos Editora), da Coleção Gibicróbio (2010 – BIFE editorial) e da HQ Halvin & Caroldo (2011 – BIFE editorial); é ilustrador freelancer; é pós-graduado em Teoria da Comunicação; ministra cursos de desenho, de desinibição textual e escrita criativa, histórias em quadrinhos e oficinas de mini-comics na Palavraria, na Koralle, no Colégio Israelita, na Escola Projeto e em agências de propaganda, endomarketing e assessorias de comunicação em Porto Alegre, e na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo; é palestrante e ministra oficinas sobre criatividade nos mais diversos lugares e para os mais diversos públicos; compôs, dirigiu, executou e coloriu o álbum de música experimental contemporânea Pintura Sônica (2007); é o idealizador do projeto Desenhando Na Rua; é criador do projeto Lori-Jel, que visa espalhar HQs pelo mundo, e da banda de música fictícia Traquitana Vulnerável; alimenta vinte blogs ao mesmo tempo; é diretor e editor da BIFE Editorial; vencedor do Primeiro GoGoComics Awards de mini-comics; compõe trilhas sonoras para teatro e espetáculos de dança; compôs, arranjou, gravou e lançou o single Samba Triste – o primeiro samba progressivo do mundo (2010/2011); e adora livros, música, HQs, produção independente, café(s), quindins, pistaches e outras coisas encantadas.

www.lehgau-z.blogspot.com

 

.

Para publicar e divulgar um livro

Curso com Rodrigo Rosp

17, 24 e 31 de janeiro, terças, das 19h às 21h

Investimento: R$ 125,00

Objetivo: O primeiro trabalho do escritor é, sem dúvida, escrever, produzir uma obra. No entanto, após a conclusão do livro, muitos autores ficam sem saber o que fazer. Entre o texto e a publicação, há um caminho a ser percorrido, e é preciso conhecê-lo. Após a publicação, surgem novas questões. Assim, é importante visualizar o antes, o durante e o depois. O objetivo do curso é, portanto, preparar o autor para publicar e divulgar um livro e para tornar-se de fato escritor.

.

Rodrigo Rosp é escritor e editor. Lançou, pela Não Editora, os livros de contos A virgem que não conhecia Picasso (2007) e Fora do lugar (2009) e organizou a antologia 24 letras por segundo (2011). Como editor, criou a Não Editora e a Dublinense, pelas quais já publicou mais de cem autores – incluindo finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Jabuti e do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional, além de finalistas e vencedores do Prêmio Açorianos de Literatura.

Aula 1 – Apresentação de originais e definição do projeto editorial

  • Como se apresentar para uma editora.
  • A importância de ter um projeto editorial.
  • O livro como produto.

Aula 2 – O processo de publicação

  • Todos os passos do trabalho com a editora.
  • Modelos de negócios: quem paga a conta? Risco e retorno.
  • O papel do autor e o papel da editora.

Aula 3 – O autor e a divulgação online

  • Assessoria de imprensa e divulgação em meios tradicionais.
  • A importância do networking digital.
  • O autor enquanto marca.

Datas: 17, 24 e 31 de janeiro (terças), das 19h às 21h

Investimento: R$ 125,00

.

.

Escrita Criativa: uma introdução para novos autores

Oficina com Roberto Medina

7, 14, 21 e 28 de janeiro, das 14h às 17h

Investimento: R$ 200,00

 

Ementa:

 

Fundamentos e discussão de teoria literária;

Estímulo à criação literária;

Leituras orientadas dos gêneros em prosa e poesia;

Desenvolvimento da escrita através de exercícios práticos; e

Encorajamento da expressão pessoal pela palavra escrita.

Público-alvo:

Estudantes, professores, jornalistas e amantes da palavra literária

Professor

Professor Roberto Medina – Escritor, tradutor, consultor e editor literário, mestrando em Autoria e Fruição, sob orientação da Dra. Valéria Brisolara. Autor de Pedrarias, várias peças teatrais, participante em diversas antologias. Cronista no site http://palavraria.wordpress.com/

Período e horários

Encontros aos sábados: dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro de 2012, das 14h às 17h.

.

.

.

Oficina de letra de música: o que é e como se faz

Um diálogo dinâmico sobre a canção

Com Ronald Augusto e Felipe Elizalde

09, 16, 23 e 30 de janeiro de 2012

Às Segundas-feiras:, das 16h – 18h

Custo: 300,00 à vista ou 350,00 em duas parcelas de 175,00

O curso abordará a relação entre essas artes a partir da perspectiva de uma valorização tanto das diferenças, quanto das interações possíveis entre os campos da expressão verbal e musical.

O que diferencia um poema de uma letra de música? Não existe poema ou letra que não possa ser musicado. É verdade que a letra não é bem poesia? Não se pode apenas recitar uma letra. O músico-letrista é um artista não-verbal? Só o poema admite a leitura muda. Na composição, o que vem primeiro, a música ou a letra? É mais fácil solfejar a música sem errar do que cantar a letra com fidelidade. A canção é tempo, sentido rítmico. A poesia é duração, continuidade imprecisa de tempo.

Essas e outras questões serão debatidas e experimentadas ao longo de um curso cujo foco será o da discussão dinâmica a respeito da composição poético-musical, permitindo ao participante um conhecimento efetivo de alguns conceitos teóricos por meio do contato o quanto possível direto com exemplos do cancioneiro. Uma oficina viva e de trocas inventivas.

Programa:

Letra de Música: Voz humana/Fala humana, Poesia escrita, Letra de Música, Canto Falado.

Fala e letra de música: o coloquial, a linguagem comum, cotidiana.

Poesia escrita e Letra de música: relação & distinção.

Poesia escrita: Melopéia, Fanopéia, Logopéia (Pound).

Aedos (Orfeu músico sublime e mais conhecido dos aedos), trovadores, menestréis.

Poemas “musicados” & Canções “letradas”

Poetas, compositores & letristas: Vinícius de Morais [o poema na página; a palavra voando: a canção] Tom Jobim & João Cabral.

Compositores e letristas: Caetano, Chico, Gil, Torquato, Fernando Brant, Aldir Blanc.

Poesia escrita e Letra de música: redução aos elementos comuns: ritmo e/ou prosódia, sonoridades.

Poesia escrita e Letra de música: A escolha das palavras: ‘le mot juste’.

Ronald Augusto Poeta, músico, e crítico de poesia. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004) e No Assoalho Duro (2007). Despacha no blog www.poesia-pau.blogspot.com e é diretor-associado do website WWW.sibila.com.br

Felipe Elizalde nasceu em Porto Alegre. Compositor, colecionador e cantor de suas próprias canções. É formado em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrando do Programa de Pós-Graduação da UFRGS, tendo terminado os créditos, está escrevendo a dissertação de mestrado.

.

.

.

A estrutura do poema. Fundamentos da linguagem poética

Com Ronald Augusto

Dias 09, 16, 23 e 30 de janeiro, segundas-feiras, das 19 às 21h

 

Custo: à vista 250,00, ou em dois cheques de 190,00.

 

O estudo da poesia impõe certas dificuldades, porque a franca comunicabilidade do discurso prosaico se configura no meio de expressão mais plausível para fazer funcionar nosso cotidiano; nós estamos mais familiarizados com o discurso que nomeia o real.

A linguagem da poesia é mais artificial e convencional (isto é, se vale de artifícios e de convenções formais de longa tradição) e exige uma atenção maior, inclusive porque, em nossos dias, ela se materializa em peças muito concentradas e breves, que por esta razão, ao primeiro olhar, parecem obscuras e de complexa decifração.

A ideia mestra da oficina é oferecer aos interessados (criadores ou fruidores) noções básicas sobre os elementos da linguagem poética, de maneira a minimizar essa sensação, consagrada pela dominância da prosa, de que todo poema é um objeto verbal impenetrável. O poema não é senão um ser de linguagem. E é importante informar-se sobre a lógica de tal linguagem.

Ao longo de quatro encontros (09, 16, 23 e 30 de janeiro) serão abordados os seguintes tópicos:

- Sonoridade (suavidades, asperezas e tímbres na trama fônica)

- Ritmo (a reiteração ou a cadência regular de acentos fortes e fracos)

- Metro (o ritmo institucionalizado)

- Verso (para um poeta de verdade nenhum verso é livre)

Complementarmente aos tópicos abordados na oficina haverá espaço para a criação poética dos participantes. Os exercícios propostos terão estreita ligação com os temas da oficina. Dessa maneira, os participantes colocarão em prática os conceitos da função poética da linguagem que, em última análise, nos ensinam que a poesia é forma, arte, e não um simples meio de expressar emoções.

Custo: à vista 250,00, ou em dois cheques de 190,00.

Ronald Augusto é poeta, músico, letrista, ensaísta. Suas produções foram publicadas em revistas literárias, bem como em antologias, dentre elas: A razão da Chama, organizada por Oswaldo de Camargo (1986), a revista americana Callaloo: African Brasilian Literature: a special issue, EUA (1995 e 2007), a revista alemã Dichtungsring Zeitschrift für Literatur, e outras. Ronald Augusto realiza palestras e oficinas/cursos abordando assuntos como música, poesia contemporânea e visual. Em 2007 criou ao lado do poeta Ronaldo Machado a Editora Éblis, voltada à poesia. Em 2010, a convite do SESC/SC, ministrou oficinas de literatura em várias cidades de Santa Catarina dentro do projeto Formação de Escritores. É diretor associado do website WWW.sibila.com.br. Colaborador do caderno Cultura do Diário Catarinense.  Principais publicações: Homem ao rubro, de 1983, Puya, com a primeira edição em 1987; e ainda um dos seus mais recentes trabalhos intitulado Confissões Aplicadas, publicado em 2004. Recentemente publicou pela editora Éblis o livro de poemas No assoalho Duro (2007).

.

.

Introdução à história da África

Com Bolivar Gomes de Almeida

Dias 04, 11, 18 e 25 de janeiro de 2012,quartas-feiras, das 19 às 21h


Custo: R$ 200,00

Apresentação, em 4 ‘atos’, da História da África. O objetivo é fornecer aos interessados, elementos para posterior aprofundamento, temporal, regional ou temático.

Nos poucos cursos de História que oferecem, no Brasil, algumas cadeiras de África em geral se limitam ao período posterior à partilha colonial. Por isso, a abrangência maior, de forma a possibilitar uma diferenciação entre os diversos povos componentes do multifacetado continente.

Que civilizações houve antes do domínio europeu?

Que características teve a relação entre europeus e africanos antes da tomada de Ceuta? E no período que vai de 1415 a 1885?

A escravidão existente era igual à que conheceu nosso continente?

Como o colonialismo afetou a economia africana?

Qual o efeito da Primeira Guerra Mundial em África?

O mais pobre continente tem futuro?

São algumas das questões cujas respostas procuraremos encontrar.

Programa:

04 – Pré-História; Antigas Civilizações; Estados Medievais

11 – Da Queda de Ceuta até a Partilha Colonial

18 – Século XX

25 – África Hoje

Bolívar Gomes de Almeida se graduou em História pela FAPA, onde também fez Especialização em História Contemporânea.

.

.

.


0 Responses to “Cursos e oficinas 2012”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias

Blog Stats

  • 452,391 hits

Comunidade

Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.454 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: