.

A Palavraria, em parceria com instituições, promove ao longo do ano uma série de encontros culturais periódicos (bate-papos, saraus, ciclos…) em que escritores, músicos, pesquisadores e outros produtores culturais apresentam seus trabalhos ao público.

.

.

2010/03

Encontros sobre Arte, Cultura e Saúde

De 11 de agosto a 17 de novembro de 2010 – 4 encontros

O CELPCYRO leva ao conhecimento do público interessado questões que envolvem ARTES, CULTURA E SAÚDE, tendo como objetivo apresentar e discutir relações entre a condição humana, suas possibilidades criativas e o reflexo disso na saúde em geral.

Programação

1º. Encontro: 11 de agosto, 19h: Favorecendo a saúde com a arte, com Dra. Betina Mariante Cardoso e Dr. Cláudio Meneghello Martins

.

2º. Encontro: 17 de setembro, sexta-feira, 19h: Sentidos, emoções e razão na leitura do mundo e da arte, com Dra. Maria Helena Martins e a escritora Cristina Macedo.

Sabe-se que tanto a leitura como a criação envolvem sentidos, emoções e razão, por parte do leitor e do artista. Mas a maioria de nós não se detém nessas características que são, digamos, os atributos de cujo equilíbrio resultam uma leitura e uma obra com maior ou menor qualidade para quem lê e para quem cria. A proposta do encontro é colocar essa questão  em diálogo informal, entre leitores e criadores, com ilustrações de manifestações artísticas ( poesia, artes visuais, conto, canção) e prosaicas (notícia, artigo, publicidade).

Filha do escritor e médico psiquiatra e psicanalista Cyro Martins, Maria Helena de Sousa Martins nasceu em Porto Alegre. Criou o CELP Cyro Martins – CELPCYRO, em 1997 e, desde então, é sua Diretora-presidente, coordena seus projetos de pesquisa, eventos, cursos e publicações. Lecionou na UFRGS e na USP, na qual se tornou Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (FFLCH). Além de docência e pesquisa universitárias, sempre gostou do convívio com saberes e fazeres extra acadêmicos. Daí sua participação em projetos como o PROLER, percorrendo o Brasil pela formação de leitores. Também vem desse gosto sua consultoria para as Secretarias de Educação e de Cultura do Município e do Estado de São Paulo, e para o Instituto Itaú Cultural. A interação de linguagens verbais e não verbais, assim como tensões, provocações e iluminação mútua entre diferentes áreas do conhecimento e artes povoam suas conjeturas e questionamentos. Cursos, seminários e oficinas que ministra são especialmente voltados para a relação do leitor com a obra, o processo de atribuição de significados ao que lê, influenciado por vivências e expectativas suas. Tudo isso tem sido carreado para o maior dos desafios de sua atividade profissional, que é dar vida e consistência aos trabalhos no CELPCYRO.

Principais publicações (livros):

  • Agonia do heroísmo: contexto e trajetória de “Antônio Chimango” (Porto Alegre, EDURGS/L&PM, 1980);
  • O que é leitura. (São Paulo, Brasiliense, 1982);
  • Reinventando o diálogo: ciências e humanidades na formação do professor. Co-autor. e org. (São Paulo, Brasiliense, 1987);
  • Crônica de uma utopia: leitura e literatura infantil em trânsito. (São Paulo, Brasiliense, 1989);
  • Questões de linguagem. Org. e co-autoria. (São Paulo, Contexto, 1991);
  • Modernismo – Cadernos Poesia Brasileira. Org. (São Paulo, Itaú Cultural ,1995);
  • Cyro Martins 90 Anos. Org e co-autoria (Porto Alegre, IEL/CORAG, CELPCYRO, 1999);
  • Você deve desistir, Osvaldo. (Antologia de contos de Cyro Martins). Seleção, Org. e Apresentação (Porto Alegre, L&PM,2000);republicado com o título Contos Escolhidos. Porto Alegre, L&PM, 2008.
  • Rumos da Crítica. Org. (São Paulo, Itaú Cultural/SENAC, 2000);
  • Outras Leituras. Org. (São Paulo, Itaú Cultural/SENAC, 2000);
  • Fronteiras Culturais (Brasil – Uruguai – Argentina). Org. e Co-autoria.
    (São Paulo, Ateliê Editorial/CELPCYRO/SMC de Porto Alegre, 2002).
  • Pampa e Cultura: de Fierro a Netto. Org.e co-autoria c/ Ligia Chiappini e Sandra Pesavento. (Porto Alegre , ED. da UFRGS/CELPCYRO/LAI-FU Berlin/Ibero Americano de Berlim. 2004).
  • Cone Sul: Fluxos,Representações e Percepções. Org. e co-autoria c/ Ligia Chiappini. (São Paulo, HUCITEC/FFLCH-USP/CELPCYRO/LAI-FU, 2006).
  • Trilogia do gaúcho a pé (Sem rumo, Porteira fechada, Estrada nova). Cyro Martins. Porto Alegre, CORAG/Território das Artes/CELPCYRO, 2008. Ed.comemorativa do centenário de nascimento do autor organizada por Flávio Aguiar. Acompanhamento editorial.

Cristina Macedo, professora de inglês, escritora e tradutora, nasceu em Santa Maria e vive em Porto Alegre. É mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com a dissertação A Mulher em O Tempo e o Vento. Traduziu Ariel, de Sylvia Plath, juntamente com o poeta Rodrigo Garcia Lopes (Editora Verus, em 2007). Publicou contos na antologia Ponto de Partilha I, organizada pelos escritores Valesca de Assis e Rubem Penz (Editora Kalligraphos, 2008) e na coletânea de poesia, ensaios e contos Arca de Impurezas (Território das Artes Editora). Criou em 2008 o Sarau Literário Zona Sul, que apresenta uma vez por mês em bares e restaurantes da zona sul da cidade, divulgando a obra de poetas e escritores.

.

3º. Encontro: 14 de outubro: Humanismo e Saúde, com o Dr. Fernando Lejderman

Fernando Lejderman é Médico e Psiquiatra – UFRGS, Ex-Presidente da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.

4º. Encontro : 17 de novembro: Cinema, literatura e condição humana , com Maria Helena Martins, Guilherme Castro e Cristina Macedo.

Guilherme Castro é cineasta, atuando como diretor e roteirista, além de professor universitário. Entre os filmes que realizou, estão Terra Prometida (Kikitos de melhor direção, filme e atriz, e Kandango de melhor filme); Transversais, documentário da série Fronteiras do Pensamento; Becos, documentário em 35 mm. Para a RBS TV: roteiro do especial Mario Quintana Sou Eu Mesmo; roteiro e direção do especial Garibaldi, herói de dois mundos; os episódios O Massacre dos Bugres e Mariazinha, da série Histórias Extraordinárias; Fazenda Itu, da série Estâncias e Fazendas. Para a TVE RS: coordenador do projeto de teledramaturgia Histórias do Sul, em 5 episódios de 30 minutos cada, com adaptações de obras literárias para a televisão; os programas de televisão TV CINE e Crônicas do Tempo; coordenador do projeto Sul Sem Fronteiras: 14 documentários para a televisão; o documentário ‘Êxodos’, com pronunciamentos e fotos de Sebastião Salgado; idealizador e editor-chefe do programa de telejornalismo Jornal da Cidadania, 01 hora, diário (Prêmio Direitos Humanos/Conselho Britânico/UNESCO). Presidiu a Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos e o Conselho Estadual de Cultura RS, é vice-presidente da FUNDACINE RS. Graduado em Jornalismo e Direito pela UFRGS, é professor de Cinema na UNISINOS e na ULBRA, e mestrando em Comunicação no PPGCOM/UFRGS. Atualmente realiza o LM documentário Chocolatão – O Filme e o longa metragem de ficção Porteira Fechada, baseado na obra homônima de Cyro Martins.

.


Coordenação: Drª. Maria Helena Martins

Promoção:

.

.

2010/02

Amor e biologia: Prosa e poesia – Ciclo de palestras em Neurobiologia & Humanidades  nas relações amorosas

De 06 de agosto a 10 de dezembro de 2010 – 5 encontros

A pesquisa científica tem como objetivo fornecer novos instrumentos de conhecimento do mundo e de nós mesmos, e foi com este objetivo que os estudiosos da neurobiologia das relações amorosas, nos últimos vinte anos e de forma crescente, começaram a buscar as raízes de nossas vivências afetivas. Conforme referem os pesquisadores na área, a Neurobiologia torna-nos mais conscientes do fato de que a origem dos sentimentos está dentro de nós, sendo produto de nossa evolução humana e, portanto, também de nosso cérebro. Aproximarmo-nos do amor por uma perspectiva científica, aprendendo a conhecer e a reconhecer dinâmicas biológicas nele implicadas, não atenuará a intensidade com que o vivenciamos, não apagará a surpresa que nos toma quando nos apaixonamos; ao contrário: reconhecer que o amor é uma força potencialmente intrínseca em cada um de nós, gerada por nossa essência humana,  pelos mesmos componentes que regulam cada aspecto do nosso ser, é reconhecer de forma mais plena nossa natureza.

Partindo deste olhar, o ciclo “Amor e Biologia: prosa e poesia”  traz tópicos atuais da pesquisa em Neurobiologia das relações amorosas. Ainda,  aliando-a à aplicação das Humanidades, como Literatura, Artes, Filosofia,  busca-se  explorar a interface entre áreas que compõem nosso modo de sentir e de viver nossa individualidade e nossas relações amorosas.

O ciclo contará com discussões sobre a neurobiologia dos afetos e, em alguns dos encontros, com convidados que enriqueçam de Humanidades a perspectiva neurocientífica.

Entrada franca

A programação detalhada de cada encontro será apresentada oportunamente nos posts de programação semanal.


06 de agosto: “Molha eu! Deixa que eu seja o céu…”:  A Neurobiologia da paixão, do sexo e do prazer.

03 de setembro: “Eu te ensino a fazer renda, tu me ensina a namorar”: O namoro pela Neurobiologia.

01 de outubro: “A relação amorosa: do enamoramento ao ciúme”.

19 de novembro: “É impossível ser feliz sozinho”? Quando o amor não acontece.

10 de dezembro: “Mudaram as estações”.

.

Coordenação da Drª. Betina Mariante Cardoso
Médica Psiquiatra e Psicoterapeuta, Mestre em Psiquiatria e tradutora

.

Promoção: Casa Editorial Luminara

.

.

2010/01

Sarau PsicanArte

De 21 de maio a 18 de novembro de 2010 – 4 encontros

Série de encontros promovidos pelo grupo de Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica, sob a coordenação das psicoterapeutas Cristina Guindani, Keylla Jung e Ana Paula Lucchesi. Para os eventos deste ano de 2010, profissionais de diversas áreas são convidados a discutir projetos e programas em saúde mental desenvolvidos no ESIPP, instituições públicas e privadas, entrelaçando a visão psicanalítica com outras áreas do conhecimento. Encerra cada encontro uma canja musical.

A programação detalhada de cada encontro será apresentada oportunamente na  Programação Semanal do período correspondente.

.

Programação

Entrada franca


.


.


3 Responses to “Encontros culturais/2010”


  1. 28 de setembro de 2009 às 13:37

    oi, legal o site. vai haver o encontro com os Desamordaçados em outubro? aguardo confirmação para ajudar a divulgar.
    abs
    clo

  2. 12 de setembro de 2009 às 15:00

    Pessoal,poderia referir no saite que a Palavraria tem o maior acervo de Música Independente da cidade, para vender aos seus visitantes.
    Abç,
    Raule.

  3. 3 raul ellwanger
    12 de setembro de 2009 às 14:55

    Sucesso a todos, abç,.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Blog Stats

  • 394,691 hits

Comunidade


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.260 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: