ofic ronald augusto

.

Desde 2005, a Palavraria abriga turmas da Oficina/Curso de Criação Poética – A Precisão do Impreciso e desde 2009 a Oficina/Curso de Prosa Primeiro Percurso, de Ronald Augusto. O escritor promove também atividades de verão. As Oficinas/Cursos realizam atividades paralelas aos encontros regulares, como saraus, lançamentos de livros, palestras e debates. Informações mais detalhadas e inscrições são obtidas com o próprio escritor, pelo telefone 51 9948 0569 e pelo e-mail dacostaria@gmail.com.

.

ronald augusto 01Ronald Augusto nasceu em Rio Grande (RS) a 04 de agosto de 1961. Poeta, músico, letrista e ensaísta. É autor de, entre outros, Homem ao Rubro (1983), Puya (1987), Kânhamo (1987), Vá de Valha (1992), Confissões Aplicadas (2004), No Assoalho Duro (2007), Cair de Costas (2012), Oliveira Silveira: poesia reunida (2012), Decupagens Assim (2012) e Empresto do Visitante (2013). Dá expediente no blog www.poesia-pau.blgspot.com e é colunista do site http://www.sul21.com.br/jornal/

——————————————————————————————

A precisão do Impreciso
Oficina de Poesia com o escritor Ronald Augusto

A partir de 25 de março de 2014

Dia 25 de Março de 2014 reiniciam os trabalhos de mais um ciclo de A Precisão do Impreciso, oficina de poesia coordenada por Ronald Augusto e que acontece na Palavraria Livros desde 2005. O projeto, portanto, está prestes de comemorar 10 anos de atividades. O foco é o trabalho corpo-a-corpo com a linguagem. De acordo com Ronald, prosadores medíocres são tolerados e até publicados com pompa, poetas medíocres são intragáveis e facilmente se revelam aos olhos de muitos. “Quem não quiser ser um representante nem de um lado nem de outro, pode vir participar da minha oficina”, afirma Ronald Augusto.

Em seus objetivos gerais a oficina pretende:

Reforçar o valor da literatura como forma de ampliar a subjetividade do indivíduo — objetivo por si só pertinente, haja vista o panorama sociocultural cada vez menos voltado ao pensamento e à interpretação.
Divulgar e, na medida do possível, ampliar a riqueza da produção poética brasileira.
Estimular a produção de poemas no sentido de acréscimo criativo (qualitativo) à nossa tradição literária.

E em seus objetivos específicos:

Identificar e explorar no interior do texto a função poética da linguagem, de modo a potencializar os elementos já iniciados ou prefigurados racional ou intuitivamente nos escritos dos candidatos.

Ler, em cada poema apresentado, o que está de fato escrito/inscrito desde um ponto de vista de forma-e-fundo, e não aquilo que gostaríamos que estivesse escrito.

Trabalhar elementos/insumos essenciais como sonoridade, rima, ritmo, imagem, espacialidade verbal e outras ferramentas de linguagem.
Perceber que forma e conteúdo são inseparáveis.
Tomar consciência de que a poesia não é uma janela para o real. A arte da poesia propõe quando muito um sentido provável para o real.

A oficina acontecerá às terças, sempre a partir das 19h. Cada ciclo/módulo se desenvolve durante três meses (12 encontros). O custo total por participante é de Cr$ 400,00. Maiores detalhes é só enviar um email para dacostara@gmail.com ou fazer contato pelo celular (51) 99480569.

Palavraria - livros a

.

.

—————————————————————————–

.

cursos de verão 2014

Literatura negra contemporânea e sua recepção
(breve painel crítico: textos e autores) 

Por Ronald Augusto

 Nos dias: 06, 07, 08, e 10 de janeiro de 2014.
Horário: 19h às 21h.

Custo: Cr$ 160,00 pelos 4 encontros. Pagamento em dinheiro o cheque.

Debater a produção literária negra significa divulgar e estimular a pesquisa e a reflexão a respeito das obras dos brasileiros afrodescendentes. Campo plural, traço distintivo e ponto de convergências. Mas, também, ambiente lacunar, feito de presenças e ausências, que adquire e projeta sentidos pelo que apresenta e pelo que ainda está por vir e apresentar. Espaço em construção, aberto sempre a investigações e intervenções.

Literatura negra ou afro-brasileira (feita por negros) é um conceito em construção, processo e devir. Além de segmento ou linhagem, é componente de amplo encadeamento discursivo. Vertente textual ao mesmo tempo dentro e fora da Literatura Brasileira. Constitui-se a partir de textos que apresentam temas, autores, linguagens, mas sobretudo, um ponto de vista culturalmente identificado à afrodescendência, como fim e começo. Sua presença implica redirecionamentos recepcionais e suplementos de sentido à história literária canônica.

Proposta: apresentar e debater com o público interessado alguns textos criativos de poetas e ficcionistas negros e, ao mesmo tempo, propor leituras críticas que procurem rastrear e dimensionar, nas fissuras ou à margem do cânone da branquitude, os limites e desdobramentos desses percursos textuais em diálogo com a diversidade cultural brasileira.

.

Palavraria - livros a

.


0 Responses to “Oficinas Ronald Augusto 2014”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias

Blog Stats

  • 418,264 hits

Comunidade


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.337 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: