22
ago
09

O sexto aniversário da Palavraria

Na manhã do dia 19 de agosto de 2003, os transeuntes da Vasco da Gama que vinham da Felipe Camarão em direção à Fernandes Vieira – e vice-versa – se surpreendiam com uma nova loja cuja vitrina anunciava livros aos passantes. Muitos paravam, espiavam pela vitrina ou pelo vidro da porta. Outros, um tanto mais curiosos, entravam e, com olhares entre interrogativos e exclamativos, enquanto satisfaziam sua curiosidade, iam logo experimentando o novo espaço que a eles se oferecia: inquiriam as estantes, escolhiam livros e os levavam para as mesas,  saboreavam o aroma penetrante do café, perguntavam aos atendentes. Assim, informalmente, a Palavraria – Livraria-Café abria suas portas para o público portoalegrense.

PALAVRARIA INAUGURAÇÃO_37Três dias e muito boca-a-boca depois, na noite do dia 22, mais de cem pessoas se reuniam no modesto espaço da livraria para a sua inauguração oficial. Ali estava, para apadrinhar e apresentar à cidade o espaço cultural da Palavraria, ninguém menos do que o sociólogo Emir Sader, que naquela noite lançava no Rio Grande do Sul seu livro A vingança da história. Naquela noite prometíamos para a cidade mais que uma livraria. Anunciávamos, então, uma nova cena cultural onde os escritores – especialmente aqueles que se aventuravam nas suas primeiras publicações, mas sem descuidar dos já estabelecidos – encontrariam um espaço privilegiado de onde ampliar o diálogo entre si e com o público leitor.

Hoje, milhares de cafés e centenas de eventos literários depois, registramos a passagem do sexto aniversário da Palavraria. Podemos dizer que o que prometíamos vem se cumprindo. O que de importante se faz na cultura literária de Porto Alegre têm passado pela Palavraria: foram seis anos de lançamentos de livros, de debates, de cursos, de oficinas, de leituras e performances que tiveram sempre no livro e no seu autor o centro das atenções. Uma boa centena de novos autores – muitos hoje já com lugar garantido nas letras gaúchas e brasileiras – lançaram aqui seus primeiros livros.

PEREIO001Grandes nomes da cultura brasileira e de outros países marcaram sua passagem pela cena cultural gaúcha com sua presença na Palavraria. Sobretudo, fizemos ao longo desses seis anos muitos amigos. Entre os tantos autores que nos emprestam seu prestígio, os parceiros que produzem eventos conosco e os clientes que nos mantém, orgulhamo-nos de ter com todos a mais fraterna das relações. Mais do que comercializar livros e cafés, temos fecundado amizades que, acreditamos, muito contribuem para fortalecer a cultura do Rio Grande.

Este registro emocionado que fazemos aqui signifique acima de tudo um agradecimento a todos que têm contribuído para que a Palavraria possa representar seu papel na cultura gaúcha. Comercializar livros não é o melhor dos negócios, sabem todos. E por isso importa-nos neste momento agradecer especialmente àqueles que, demonstrando sua confiança e preferência nos têm ajudado a manter a linha: aos autores, produtores culturais, fornecedores, clientes – sobretudo esses últimos – nossa sincera gratidão. E um convite a que nos continuem honrando com a preferência.

P1070725

A atual equipe da Palavraria: Carlos, Igor, Cíntia, Carla e Luiz Heron

Anúncios

0 Responses to “O sexto aniversário da Palavraria”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


agosto 2009
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 626,680 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: