30
ago
09

Programação de 31/ago a 05 de setembro

 program sem

 31 ago a 05 set

 

 

 

31, segunda, das 18h30 às 21h: Abertura da exposição fotográfica Comores: o retrato da imigração africana em Marselha, de Marcus Iizuka. Visitação: de 31 de agosto a 30 de outubro de 2009, das 11 às 21h.

Comores é uma ex-colônia francesa, arquipélago formado por quatro ilhas, próximo a Madagascar, Oceano Índico. Sua maior comunidade encontra-se na Cidade de Marselha, sul da França. A religião predominante é a islâmica. A língua, francesa.

FOTO marcus iizuka

 
Três meses atrás faleceu a minha avó, tinha 96 anos. Fiquei muito triste. Nasceu no Japão, na província de Shimane, casou com meu avô aos 22 anos. Com a família, em 1929, eles viajaram de navio em direção ao Brasil.
Meus avós educaram seus descendentes pela tradição, que começava pela língua japonesa. Foi a minha primeira língua. Depois é que aprendi o português.
Com as perdas sinto que as minhas raízes ficaram mais distantes, como também é distante o Japão. É a causa da minha tristeza.
Fotografando a cidade de Marselha e os imigrantes comorianos,  eu vi que tinha muito das questões dos meus avôs quando chegaram aqui, como a falta de amparo, a dificuldade da língua, a adaptação com a alimentação e a cultura. Principalmente carregavam dentro de si a vontade de um dia voltar a sua terra natal com a sensação de missão cumprida. Quando fotografava os comorianos, havia brilhos nos olhos e sorrisos que não entendemos. É isso, isso é a vida.

FOTO marcus iizuka (3)

Imigrantes que fogem da guerra, da miséria e da tirania em busca de encontrar em algum lugar a paz e a esperança. Quando conquistam e superam as suas dificuldades e constroem uma outra vida em um outro lugar são realmente vencedores. Que força é essa a do imigrante?  

 

Agradeço a Comunidade Comoriana, a Fundação Japão, Projeto Sampaca e ONG Ato Cidadão, a meus ancestrais e amigos.
Marcus Kiyohide Iizuka
 

MARCUS IIZUKA Marcus Iizuka é arquiteto e fotógrafo. Trabalha atualmente com a empresa NineOne Associados na produção de fotografias para obras de arte e produtos, gastronomia, arquitetura e book. Cobertura fotográfica para eventos sociais e empresariais. Tem como clientes entidades como a Fundação Japão, Sociedade Brasileira da Cultura Japonesa e Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil. Atuou nos principais jornais da comunidade japonesa. Participou do Ano do Brasil na França em 2005 fotografando a comunidade africana de Comores em Marselha com uma exposição simultânea nos dois países. Fotógrafo de Cena do filme premiado Gaijin, ama-me com sou, de Tizuka Yamasaki. Em 1998, esteve no Japão como estagiário na área de arquitetura com estudo em pesquisa na convivência da arquitetura moderna com a antiga. Exposições fotográficas em São Paulo: Museu Imagem do Som, Espaço Fuji Film, Conjunto Nacional, Sesc Vila Mariana e estações do Metrô. Em Porto Alegre: Blue Tree Hotel, Instituto Eckart, Galeria Castelli di Forti. http://marcusiizuka.blogspot.com/  

 

MARCADOR 01_LIVROS

 

03, quinta, das 19 às 21h: Lançamento do livro Pajador do Brasil, de Paulo de Freitas Mendonça.

Pajador do Brasil
Estudo sobre a poesia oral improvisada

Pesquisa de 10 anos sobre a poesia oral improvisada. Apresenta um livro com 400 páginas e um CD com dez faixas, ambos bilíngues, em português e espanhol. O trabalho não se restringe  à pajada e à trova no Rio Grande do Sul: retrata o improviso nas demais regiões do Brasil e do exterior. Além disso, há também capítulos sobre revisão poética, tradicionalismo, nativismo, traços da vida e obra de Jayme Caetano Braun e Gildo de Freitas, improvisadores referenciais no mundo, Décima Espinela, Décima na música e na poesia atual do RS, entre outros. O livro conta com prefácio de Victor Cardoso (pesquisador da Ilha Terceira, Açores, Portugal) e com depoimentos de 20 artistas e pesquisadores de diversos países onde a poesia oral improvisada é vigente. A obra conta com financiamento do Fumproarte da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.  

Repertório do CD:
01 Sonhos de um Campeiro
– Paulo de Freitas Mendonça
– José Curbelo (Uruguai)

02 Disse Dom Jayme Caetano
– Paulo de Freitas Mendonça
– Raul Quiroga

03 – Improviso Com Quatro Pés Forçados
– Wilson Saliwonczyk (Argentina)

04 Motivos do Pajador
– Paulo de Freitas Mendonça
– Jadir Oliveira
– Raul Quiroga

05 Labirintos d’América (Ode a Simon Bolivar)
– Paulo de Freitas Mendonça
– Osmar Carvalho

06 Para Joaquin
– Paulo de Freitas Mendonça
– Marta Suint (Argentina)

07 Tauras e Maulas
– Paulo de Freitas Mendonça
– Jadir Oliveira
– Raul Quiroga

08 Emplumadas de Poesia
– Paulo de Freitas Mendonça
– Osmar Carvalho

09 Canto de Adeus ao Pajador
– Paulo de Freitas Mendonça
– Raul Quiroga

10 Ao Pajador Missioneiro
– Paulo de Freitas Mendonça
– Osmar Carvalho

PAULO MENDONÇAPaulo de Freitas Mendonça (São Pedro do Sul.- RS, 1957) é jornalista formado pela Unisinos. Pajador, poeta, compositor, radialista, e diretor do Jornal do Nativismo. Publicou dois livros de poesias: Nativismo e Alma e Canto de Pampa e Paz. Participa de antologias poéticas publicadas no Brasil e no México. Lançou cinco CDs de pajadas: Pajadas e Poesias, Pajadores Sem Fronteiras, Pajadores do Brasil, Pajadores de Três Pátrias, e Tributo a Jayme Caetano Braun. Realiza participações especiais em discos de Antônio Tarragó Ros (Argentina), Fernando Hernandez Mor (Uruguai), Cantos de La Pátria Grande (Brasil e Uruguai) Trio Campeiro, Os Mateadores, Jadir Oliveira, Alma de Campo (Brasil). Tem atuado como pajador e realizado palestras no Uruguai, Argentina, Chile, Venezuela, Espanha, Portugal e Brasil. Tem participado com obras premiadas em importantes festivais como Califórnia, Grito do Nativismo, Coxilha, Festival da Música Crioula de Santiago, Chamamento do Pampa, Ronco do Bugio, Guyanuba e Cirio, entre outros. Assina autorias em discos de José Claúdio Machado, Wilson Paim, Délcio Tavares, Cristiano Quevedo, Os Araganos, Cheiro de Galpão, Alma de Campo, Sul Tchê, Cantos de La Pátria Grande e Valther Moraes, João Luiz Corrêa, entre outros. Atuou como apresentador e produtor de programas nas rádios Liberdade FM – Viamão e Porto Alegre, Rádio Gaúcha AM – Porto Alegre e Rádio Rural AM – Porto Alegre. Possui reportagens sobre seu trabalho e artigos seus publicados em jornais dos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, Chile, México, Peru, Uruguai e  Venezuela, entre outros.

MARCADOR 01_LIVROS

Anúncios

0 Responses to “Programação de 31/ago a 05 de setembro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


agosto 2009
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 712.865 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: