21
out
09

Dica de leitura, por Ademir Furtado (3)

dicas leitura

Dica de leitura, por Ademir Furtado

A polaquinha. Rio de Janeiro, Editora Record, 2004

A POLAQUINHA Uma adolescente de origem polaca. A descoberta da feminilidade. O espanto. Uma peregrinação por camas alheias à procura do amor, pelas ruas de Curitiba. Uma cidade fetiche. Esse é o resumo da vida de uma personagem, tão carente de afeto quando verossímil, denominada apenas A Polaquinha. A comparação irônica com A Moreninha é inevitável. Mas o paralelo se limita apenas ao título. O texto de Dalton Trevisan tem a vertigem da vida real. As frases curtas e rápidas traduzem a crueza sem nenhum romantismo do cotidiano de uma mocinha “tão pobrinha” da periferia, que decidiu abandonar a família e seguir o próprio destino. No lugar do príncipe encantado ao pé do altar para garantir a felicidade eterna, o que a vida lhe oferece são homens tão perdidos quanto ela. E todos casados.  E nessa busca por compensação afetiva, o que ela encontra, em vez do amor sublime das histórias românticas, é apenas sexo. Prazeroso com uns, decepcionante com outros, e ainda doloroso com mais outro. Mas, após alguns anos e vários amantes, a única certeza que ela conseguiu estabelecer, na sua simplicidade existencial, é de que a mulher só existe para os homens se servirem. E é oferecendo aos homens a sua maior habilidade que ela vai achar o meio de melhor servi-los.

ADEMIR FURTADO 02

.

.

.

.

Ademir Furtado escreve no blog http://prosaredo.blogspot.com

.

.

Um pouco mais sobre Dalton Trevisan

Dalton_Trevisan É reconhecido como um importante contista da literatura brasileira por grande parte dos críticos do país. Entretanto, é avesso a entrevistas e exposições em órgãos de comunicação social. Por esse motivo recebeu a alcunha de “Vampiro de Curitiba”, nome de um de seus livros. Além da literatura, Trevisan exerce a advocacia e é proprietário de uma fábrica de vidros.

Liderou o grupo literário que publicou, entre 19461948, a revista Joaquim. A publicação, que circulou até dezembro de 1948, continha o material de seus primeiros livros de ficção, incluindo Sonata ao Luar (1945) e Sete Anos de Pastor (1948). Em 1954 publicou o Guia Histórico de CuritibaCrônicas da Província de CuritibaO Dia de MarcosOs Domingos ou Ao Armazém do Lucas, edições populares à maneira dos folhetos de feira.
Inspirado nos habitantes da cidade, criou personagens e situações de significado universal, em que as tramas psicológicas e os costumes são recriados por meio de uma linguagem concisa e popular, que valoriza os incidentes do cotidiano sofrido e angustiante. Isolado dos meios intelectuais e concorrendo sob pseudônimo, Trevisan conquistou o primeiro lugar do I Concurso Nacional de Contos do Estado do Paraná, em1968. Seu livro A Guerra Conjugal (1969) foi transformado em um premiado filme, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade. Em 1994 publicou Ah, é?, obra-prima do estilo minimalista. Seu único romance publicado é A Polaquinha.

Livros Publicados:

Primeiros livros publicados, que o autor renega. Editores desconhecidos.

(Todos os livros publicados pela Editora Record – Rio de Janeiro, exceto “Vozes do Retrato – Quinze Histórias de Mentiras e Verdades” e “Quem tem medo de vampiro?”, publicados pela Editora Ática – São Paulo, “77 Ais”, impresso pelo autor em papel jornal; “O Grande Deflorador” , “99 Curuíras Nanicas” e “111 Ais”, L&PM – Porto Alegre).

CAFÉ COM LETRINHAS 04

Anúncios

0 Responses to “Dica de leitura, por Ademir Furtado (3)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


outubro 2009
S T Q Q S S D
« set   nov »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 712.865 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: