12
dez
09

Programação de 14 a 19 de dezembro

14 a 19 de dezembro

.

14, segunda, 19h: Lançamento da revista Teorema 15.

Publicação dedicada exclusivamente à crítica cinematográfica, a revista Teorema chega a sua 15ª edição, que tem lançamento oficial no dia 14 de dezembro, às 19h, na Livraria Palavraria.
Editada em Porto Alegre por Enéas de Souza, Fabiano de Souza, Flávio Guirland, Ivonete Pinto e Marcus Mello, a revista conquistou reconhecimento nacional pelo trabalho que vem realizando ao longo de sua trajetória, iniciada em 2002.
A Teorema 15 abre espaço para o bom momento vivido pelo cinema americano, representado na edição pelos novos filmes de Quentin Tarantino, Michael Mann e James Gray. Bastardos Inglórios, a obra-prima de Tarantino, é dissecada por Mauro Baptista, especialista na filmografia do diretor de Cães de Aluguel e Pulp Fiction.  Enéas de Souza dedica-se ao universo violento dos gângsters, recriado com o virtuosismo habitual por Mann em Inimigos Públicos. Já Milton do Prado ressalta as qualidades de Amantes, mais um título a comprovar o talento do jovem diretor James Gray.
O entrevistado da edição é o japonês Takeshi Kitano, graças à colaboração de Rodrigo Fonseca, do jornal O Globo. O momento de crise criativa vivido pelo diretor de Hana-bi – Fogos de Artifício merece uma análise cuidadosa do crítico argentino Diego Brodersen. Ainda no âmbito do cinema internacional, o português Aquele Querido Mês de Agosto tem sua festejada unanimidade crítica abalada através de um duro ataque promovido por Ivonete Pinto. E o vigoroso cinema romeno, atual sensação no circuito internacional de festivais, é comentado por Fabiano de Souza, em texto que descreve as qualidades do novo longa de Corneliu Porumboiu, Polícia, Adjetivo.
O cinema brasileiro comparece com À Deriva e Moscou. O filme de Heitor Dhalia é analisado por Hélio Nascimento, crítico gaúcho de larga trajetória, em sua primeira colaboração para a revista. Já Eduardo Coutinho e seu salto no escuro no mundo do teatro com Moscou ganham uma leitura atenta de Suzi Weber, professora do Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS.
A edição se encerra com um pequeno bloco dedicado ao cinema fantástico, gênero que proporcionou alguns dos maiores prazeres cinematográficos da atual temporada. O polêmico Anticristo, de Lars von Trier, alvo de inúmeros comentários negativos desde sua première no Festival de Cannes deste ano, é defendido por Marcus Mello. Marcelo Miranda analisa o último filme de Dario Argento, Giallo, lançado no Brasil diretamente em DVD. Cristian Verardi encerra a seção debruçando-se sobre o surpreendente Distrito 9, filme de  estreia do sul africano Neill Blomkamp que usa as convenções do cinema de ficção científica para tratar de questões contemporâneas.

Teorema 15
60 páginas
R$ 10,00

17, quinta, 19h: Lançamento do livro Reflexões sobre o medievo, de Nilton Mullet Pereira, Cybele Crossetti de Almeida e Igor Salomão Teixeira (orgs). Sessão de autógrafos com os organizadores

Estas reflexões sobre o medievo têm o objetivo de estabelecer uma ponte sobre o Atlântico. Esta foi a melhor forma encontrada para definir e sintetizar a proposta e as expectativas, ou seja, de ampliar, de forma mais sistemática, os olhares sobre a Idade Média, que se cruzaram a partir de pesquisas e pesquisadores de instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul e alguns de seus interlocutores no Brasil e no exterior.
Há alguns anos a troca acadêmica e os trabalhos em conjunto entre pesquisadores brasileiros e europeus ocorrem cada vez mais frequentemente. Neste sentido, a obra apresenta traduções inéditas de trabalhos de pesquisadores que estiveram no Brasil ministrando cursos, palestras e atuam em parceria em outras atividades de pesquisa, ou, ainda, pesquisadores que na condição de co-orientadores de teses de doutorado, desenvolveram atividades em conjunto com orientandos e orientadores do Programa de Pós-Graduação (PPG) em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, a obra insere-se em uma série de iniciativas que o GT Estudos Medievais da ANPUH/RS (Associação Nacional de História – seção Rio Grande do Sul) promove desde 1999, como o I EEEM/RS (Encontro Estadual de Estudos Medievais), realizado em junho de 2009. Pensamos, então, que Reflexos sobre o medievo seja um livro que provoque mais questões e menos respostas. Os textos aqui reunidos têm essa característica e a certeza de que novos debates suscitarão novas iniciativas. Sendo assim, como trabalho coletivo e em constante transformação, convidamos a todos para a leitura das reflexões propostas.

Organizadores:
Nilton Mullet Pereira
– Professor da área de ensino de História (UFGRS). Possui estudos de Pós-doutorado em História Medieval, na UFRGS. È coordenador do GT de Estudos Medievais da ANPUH/RS.
Cybele Crossetti de Almeida – Professora do PPG em História/IFCH/UFGRS, da área de História Medieval. Possui doutorado em História Medieval na Universität Bielefeld, Alemanha.
Igor Salomão Teixeira – Doutorando em história na UFRGS e bolsista CAPES/PDEE na École dês Hautes Études em Sciences Sociales.

.

18, sexta: Lançamento do livro Teoria da cultura de Darcy Ribeiro e a Filosofia Intercultural (Editora Nova Harmonia),  de Neusa Vaz e Silva. Sessão de autógrafos com a autora e pocket show com Josué Krug

Este livro resulta da convicção da necessidade de transformar, interculturalmente,a filosofia brasileira,diante da heterogeneidade de seus povos. Parte do pressuposto de que o estudo e o ensino da filosofia têm como objetivo colaborar para  que o ser humano amplie o conhecimento de si mesmo, na convivência com o outro, mediante o confronto  prático-reflexivo com os contextos da vida e em interação como o ambiente natural que o acolhe.
No pocket Josue Krug cantará musicas latinoamericanas e brasileiras que abordam a temática intercultural.

Neusa Vaz e Silva é Natural de Piratini/RS. Sócia fundadora da Associação Sul Americana de Filosofia e Teologia Interculturais/ ASAFTI. Doutora em Filosofia Ibero-americana  pela Universidad Centroamericana”José Simeón Cañas”/UCA, El Salvador. C.A.

.

.

.

19, sábado, 19h: Lançamento do livro Os limites do impossível – contos gardelianos, de Aldyr Schlee.(Editora ARdoTEmpo). Sessão de autógrafos com o autor

ADIADO S/D

.

Anúncios

0 Responses to “Programação de 14 a 19 de dezembro”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2009
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias

Blog Stats

  • 611,936 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: