17
mar
10

A crônica de Jaime Medeiros Jr.: Tênues transfigurações


A partir desta data, o escritor e médico Jaime Medeiros Jr. passa colaborar quinzenalmente com o blog da Palavraria, falando sobre os temas do nosso tempo.

.01

Tênues transfigurações, por Jaime Medeiros Jr.

Já há um tempinho procuro uma forma eficaz de misturar boa disposição de espírito com o fazer boa literatura. Acho difícil, tendo naturalmente a tristeza e a descrença nas macroestruturas nascidas das mãos e da mente dos homens. Mas de outro lado, sou conduzido a crer que o mundo pode se tornar um tanto melhor se dedicarmos mais atenção às coisas belas e boas da vida. Então, acaba sempre a mim se impondo a pergunta, será que o que escrevo pode dar algo de bom a quem o lê? Será que é pertinente buscá-lo? O texto seguinte de Ernesto Sábato, me fez apostar na viabilidade de se unir aquelas duas coisas, o que se tem mantido como um desafio para mim:

“O homem é feito não apenas de desesperança, mas também, e fundamentalmente, de fé e esperança; não somente de morte, mas também de ânsias de vida; tampouco unicamente de solidão, mas também de comunhão e amor. A obra de Saint-Exupéry mostra como a literatura pode ser profunda e, não obstante, estar impregnada de cálidos sentimentos positivos. Disse Nietzsche que um pessimista é um idealista ressentido. Se modificarmos levemente o aforismo, dizendo que é um idealista desiludido, daí poderíamos passar a sustentar que é um homem que não termina jamais de se desiludir, pois há na condição psicológica do idealista uma espécie de ingenuidade inesgotável. E assim como a desilusão nasce da ilusão, a desesperança surge da esperança; mas uma e outra, desilusão e desesperança, são curiosamente o signo da profunda e generosa fé no homem. (…) Destruiu-se demais. E quando o real é a destruição, o romanesco só pode ser a construção de alguma outra fé.

Se esta tese esta correta, não  é arriscado supor que nos próximos anos o romance que mais ressonância terá no coração dos homens será aquele que, de alguma maneira, seja capaz de suscitar uma nova mas genuína esperança.” (de O escritor e seu fantasmas)

Onde encontrar o belo em meio a este grande caos do qual nos fala Sábato? Neste agora em que vivemos, me parece termos muito pouco a fazer senão nos imiscuirmos nas coisas que nada querem dizer, e que contudo belas são, nas coisas efêmeras, nas coisas perdidas que se acham novamente, no inopinado. E esquecer um pouco o programático. Esquecer os índices, as prescrições e saber apenas estar e testemunhar. Neste mundo que se anuncia nada se exclui, registra-se o que se dá. E como no mundo das fadas, sempre há de existir bruxas, e como onde temos vida, sempre haverá de existir morte, olhemos também a figura a se desfigurar, mas com este algo de esperança que não vê só o que passa, mas também aquilo que há de se transfigurar, e sempre emerge a cada renovo de nosso tempo-espaço.

Jaime Medeiros Jr. é poeta portoalegrense (1964), pediatra. Autor do livro de poemas Na ante-sala. Um dos produtores do Portopoesia. Colabora no blog Filhos de Orfeu – http://filhosdeorfeu.blogspot.com/

.

.

Anúncios

2 Responses to “A crônica de Jaime Medeiros Jr.: Tênues transfigurações”


  1. 18 de março de 2010 às 18:38

    uma bela crônica que, por ser crônica, tem a virtude de tratar com leveza (uma das propostas de italo calvino para este milênio já decadente, não é?)temas sobre os quais o mais acertado seria calar. mas, aí vem o jaime, e diz coisas que soam bacanas, pois ele é um cara bacana. longa vida ao novo colunista, colaborador, ou coisa parecida.

  2. 2 Marcos F Kirst
    18 de março de 2010 às 18:24

    Parabéns pela iniciativa de abrirem espaço para o talento de Jaime da Costa Medeiros Jr. Além de poeta, demonstra aqui que sabe dominar a técnica da crônica, trazendo reflexões em forma de texto com sabor. Vamos acompanhá-lo por aqui.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


março 2010
S T Q Q S S D
« fev   abr »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias

Blog Stats

  • 710.830 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: