31
maio
10

Programação da semana: de 31 de maio a 05 de junho

.

31 de maio a 05 de junho

.

1º, terça, 19h: Abertura da exposição Caminhos, mostra fotográfica de Felipe Pitta.

Felipe Pitta é natural de Santos – SP. Trabalha na área de Tecnologia da Informação e tem a fotografia como sua área de atuação paralela.
Em 2003 adquiriu sua primeira câmera fotográfica e passou a registrar locais e eventos de sua cidade como um hobby. Seu conhecimento em fotografia se deu de forma auto-ditata, através de conversas com outros fotógrafos, participação em fóruns de discussão online, observações de trabalhos, leituras e pesquisas na internet.
Em 2009 esteve na Europa onde realizou boa parte dos registros fotográficos presentes na exposição “Caminhos”, que iniciou em Junho de 2010 na Palavraria – Livros & Cafés, em Porto Alegre – RS.
Felipe utiliza principalmente a Longa Exposição como técnica em sua concepção fotográfica. Recentemente tem atuado na criação de imagens Fine Art, dedicadas à Paisagem e Arquitetura.
Atualmente é membro e moderador do “Sul Foto Clube” (fórum online e clube de fotografia de Porto Alegre) e mantém seu trabalho exposto permanentemente em formato web no sites www.felipepitta.com e www.flickr.com/felipepitta.

.

05, sábado, 18h: Cássio Pantaleoni e Hilda Simões Lopes Costa conversam sobre Simões Lopes Neto. Produção e realização do Jornal Vaia.

.

Pelotas, 14 de junho de 1916. João Simões Lopes Neto abandona sua vida e obra aos 51 anos de idade. Um dos maiores nomes da literatura gaúcha se despediu da história pobre, trabalhando como redator de jornal e morando de favor na casa de uma cunhada. Deixou esposa e filha adotiva dependentes de caridade pública. A história deste escritor, essência da cultura Rio-Grandense é repleta de curiosidades e fatos desconhecidos, segredos que somente os mais próximos do autor poderiam revelar. Hilda Simões Lopes Neto, prima do escritor, e Cássio Pantaleoni, fundador e autor da Editora 8INVERSO, conversam sobre fatos e visões deste regionalista, ângulos de um artista e de um Rio Grande do Sul ainda vivos em todos nós, mas que nunca tivemos chance de conhecer.

.

Hilda Simões Lopes Costa. Nascida em Pelotas, é bacharel em Direito, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília e professora universitária aposentada pela Universidade Federal de Pelotas. Fez duas oficinas de Criação Literária, uma com Luiz Antonio de Assis Brasil, em Porto Alegre e, a outra, no Centro Cultural de Las Americas, no México. Há 12 anos, ministra oficina de criação para jovens e escritores em Pelotas e, mais recentemente, em Porto Alegre.  Em 2009, foi patrona de Feira do Livro de Pelotas. Publicou dois livros de ensaios sociológicos: Do Abandono À DelinqüênciaSenhoras e Senhoritas, Gatas e Gatinhas. Contos e poesias em inúmeras coletâneas de autores gaúchos. E os livros: A Superfície das Águas, prêmio Açorianos de Literatura, 1998 pelo Instituto Estadual do Livro; Cuba, Casa de Boleros, conjunto de crônicas,  finalista prêmio açorianos, pela AGE; Um Silêncio Azul, AGE; o romance A Anatomia de Amanda, pela editora Juruá, de Curitiba, lançado ano passado e onde a autora analisa a obra ‘A Paixão Segundo GH’ de Clarice Lispector e  o livro didático Manual de Criação Literária, pela Baraúna, São Paulo.
Cássio Pantaleoni. Nasceu em Pelotas, mas ainda muito cedo trocou a terra natal por Porto Alegre. É Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do RS, com especialização em Fenomenologia e Hermenêutica. Sua dissertação tratou do projeto de superação da metafísica desenvolvido na obra “Ser e Tempo”, de Martin Heidegger. Estudou com grandes intelectuais gaúchos, como o Dr. Ernildo Stein, Dr. Evilázio Borges, Dr. Jayme Paviani e Dr. Celso Luft. Executivo atuante na área de Tecnologia da Informação e sócio-fundador da Editora 8INVERSO. Menção Honrosa no Concurso de Contos Josué Guimarães, edição 2008, promovido pela Associação Sul-brasileira de Letras, possui quatro livros publicados – Os despertos, Literalis, 2000; Ninguém disse que era assim, Literalis, 2002; Desmascarando a incompetência, Literalis, 2005; e o recém lançado Histórias para quem gosta de contar histórias, 8INVERSO, 2010. Profundamente influenciado pelo pensamento de Heidegger e Gianni Vattimo, sua obra se nutre dos fundamentos da formação filosófica para desenvolver temas que gravitam em torno da complexidade das relações humanas.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Programação da semana: de 31 de maio a 05 de junho”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


maio 2010
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 708.776 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: