06
jun
10

Programação de 7 a 12 de junho

.

.

07 a 12 de junho

.

07, segunda, 19h: Mesa-redonda: Linhas de passe: o inconsciente em campo, com  Enéas de Souza, Mário Corso, Robson de Freitas Pereira, Eduardo Vieira da Cunha e Flavio Azevedo & lançamento do Correio da APPOA. Promoção da APPOA.

Antecipando-se ao início da Copa do Mundo, a Associação Psicanalítica de Porto Alegre promove no próximo dia 7 de junho (segunda-feira), às 20h, uma mesa-redonda para marcar o lançamento da publicação mensal Correio da APPOA – Linhas de Passe – O inconsciente em campo. Para o evento, convocou alguns dos craques/autores dos textos da publicação que, além da psicanálise, traz literatura, música e escrita (incluindo a jornalística) em diversos campos.

Participam da mesa-redonda/linha de passe os psicanalistas Enéas de Souza, Mário Corso e Robson de Freitas Pereira, o artista plástico e professor do Instituto de Artes da UFRGS Eduardo Vieira da Cunha, e o professor de Literatura Flavio Azevedo. Entre os temas dos debates, destacam-se: “Como somos influenciados e interpretamos um evento como a Copa do Mundo”? “Será que ainda podemos afirmar que futebol (mais precisamente a seleção) identifica o Brasil como “a pátria de chuteiras”? “O espetáculo financeiro, tomou conta da paixão”?

Em 11 junho de 2010 acontece a primeira Copa do Mundo na África do Sul, país onde o regime racista do apartheid governou até os anos 90. O Brasil tem o “escrete” que reúne maior torcida e identificação com os irmãos africanos. Afinal, o que seria do futebol brasileiro sem a presença fundamental dos negros? Além disso, já dá para pensar em um possível “aquecimento” para 2014, quando o Brasil será a sede da maior festa do futebol mundial.

A cultura e suas manifestações são fundamentais para a psicanálise, que trabalha com os efeitos do discurso nos laços sociais que compartilhamos cotidianamente. A importância de estar inserido e interferir nesta sociedade faz com que os psicanalistas da APPOA atuem em diferentes âmbitos da comunidade e busquem dialogar com várias áreas do conhecimento. O futebol mobiliza muitas delas.

Nesta edição do Correio da APPOA, os leitores irão encontrar, entre outros, os seguintes textos: O futebol brasileiro evocado da Europa (poema de João Cabral de Melo Neto), De Deuses dos estádios a ativos financeiros (Enéas de Souza), O Brasil (que) sobra: Veneno remédio (Pedro Meira Monteiro), Nascia o Sport Club Internacional (Luís Augusto Fischer), Da raça (Ana Costa), Viajar no mesmo lugar (Ruy Carlos Ostermann), Desconstruindo os instantes decisivos do futebol e da fotografia (Eduardo Vieira da Cunha), Futebol e identidade nacional francesa (Manoel Madeira), Brasil!sil!sil!sil!sil! (Maria Ida Fontenelle), Homossexualidade debaixo do tapete do gramado (Mário Corso e Fabrício Carpinejar), Crônica (Armando Nogueira), Futebol é mesmo coisa séria (Jorge Broide), Escolha de seleção. Escolha de time. Escolha de neurose (Sidnei Goldberg), O torcedor à espera de Freud (Benilton Carlos Bezerra Junior), Futebol, paixão e falo – mas tudo pelo meio! (Luciano Elia), A ginga do desejo – ou o futebol à parte do pai (Robson de Freitas Pereira).

.

10, quinta, 19h: Sarau Psicanarte: Valores Morais na Atualidade, com Inúbia Duarte, Jorge Machado e Rafael Werner. Promoção do ESIPP.

Os valores em nossa época acompanham a volatilidade e rapidez dos nossos dias. O processo da informatização do conhecimento proporciona a informação on line globalizada, ao mesmo tempo que impossibilita o aprofundamento e reflexão da informação.

Vivemos uma época do gozo imediato a qualquer preço sem a possibilidade de um distanciamento crítico necessário para uma reflexão filosófica. Uma época de acesso a informação sem critério sobre a qualidade do que se está recebendo. Nesse sentido, a filosofia pode servir de instrumento capaz separar o joio do trigo.

O Esipp (Estudos Integrados em Psicoterapia Psicanálitica), em parceria com a Palavraria, promove o Sarau: Valores Morais na Atualidade. Para um debate e reflexão sobre estas questões, contaremos com a participação dos professores de filosofia do IDC (Instituto de Desenvolvimento Cultural) Jorge Machado e Rafael Werner e da Psicóloga Inúbia Duarte.

Sarau Psicanarte: série de encontros promovidos pelo grupo de Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica, sob a coordenação das psicoterapeutas Cristina Guindani, Keylla Jung e Ana Paula Lucchesi.

.

12, sábado, 19h: Bianca Obino convida o ator Alvaro Villaverde.

.


.

“Bianca Obino Convida” é um evento que une sempre um show musical no formato violão e voz – executado pela cantora, violonista e compositora Bianca Obino – a uma performance de outro artista convidado, cuja área de atuação é distinta – literatura, dança, artes  dramáticas e visuais.

Nesta quarta edição do evento, sempre com a presença marcante de um ótimo público contaremos com a participação do ator convidado Alvaro Vilaverde que apresentará, agregado à sua performance, seus belíssimos trabalhos com dobras de papel! Artesania pura que este encontro promete  entre a cantora, compositora e violonista e este talentoso ator.

Natural de Porto Alegre, graduada em música com habilitação em Canto, pela UFRGS, Bianca iniciou seus estudos musicais por volta dos 10 anos de idade. Fez cursos e oficinas de especialização em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, e  em Florença, sob orientação da soprano italiana Patrizia Morandini. A artista também atua como orientadora vocal.

A prática de tocar e cantar culminou na busca de aprofundamento nos dois instrumentos que utiliza: violao e voz; e assim tem desenvolvido um estudo violonístico com o compositor, violonista, cantor e educador musical Felipe Azevedo sobre os aspectos históricos e estilísticos da música popular brasileira, técnica violonística aplicada ao seu trabalho autoral e de intérprete, além de arranjo e composição de canções.

“Bianca Obino Convida” é um espetáculo que propõe o entrelaçamento dos universos artísticos da cantora aos dos seus convidados semelhante aos diálogos que estabelece nos arranjos do seu violão com sua voz. Assim, a artista, convidados e público tornam-se artesãos em cada encontro. Em fase de preparação de seu primeiro CD com título a definir, este projeto também visa inserir e conectar esta artista ao seu público.

Os encontros têm apoio cultural da rádio Buzina do Gasômetro, site Artístas Gaúchos e livraria Palavraria; produção de Jornal VAIA e Balaio de Cordas; arte de palco Clau Paranhos e Ivan Quevedo e direção artística e musical de Felipe Azevedo.

.

About these ads

0 Responses to “Programação de 7 a 12 de junho”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


junho 2010
S T Q Q S S D
« mai   jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Blog Stats

  • 393,485 hits

Comunidade


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.255 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: