05
dez
10

Vai rolar na Palavraria, 06/12: lançamento da revista Teorema Crítica de Cinema 17

.

.

06, segunda, 19h: Lançamento da revista Teorema Crítica de Cinema 17, com os editores Enéas de Souza, Fabiano de Souza, Flávio Guirland, Ivonete Pinto e Marcus Mello.

Editada em Porto Alegre pelos críticos Enéas de SouzaFabiano de SouzaFlávio GuirlandIvonete PintoMarcus Mello, desde o seu surgimento, em agosto de 2002, a revista Teorema vem se consolidando como uma das mais importantes publicações dedicadas à crítica cinematográfica no País.

A maior atração deste novo número é uma longa entrevista com o cineasta israelense Amos Gitai, que conversou com os editores da revista por ocasião de sua passagem pela capital gaúcha para acompanhar a retrospectiva dedicada à sua obra no Cine Santander. Para complementar a entrevista, a revista traz ainda um ensaio de Fabiano de Souza, em torno de três dos principais trabalhos de Gitai, Kippur – O Dia do PerdãoFree ZoneAlila.

Além de Amos Gitai, a Teorema 17 abre espaço para os novos filmes de outros grandes diretores. A já consagrada Sofia Coppola confirma que não é apenas a filha de Francis Ford e tem seu novíssimo Um Lugar Qualquer analisado por Neusa Barbosa, que o assistiu em primeira mão, em sua estreia mundial no Festival de Veneza. O italiano Marco Bellocchio e sua última obra-prima, Vincere, sobre a tragédia de Ida Dalser, a amante desprezada de Mussolini, são objeto de uma apaixonada leitura de Flávio GuirlandAbbas Kiarostami dirige Juliette Binoche em Cópia Fiel, que ganha interpretação de Ivonete Pinto, especialista em cinema iraniano. O sempre controverso Jean-Luc Godard lança outra provocação audiovisual, Filme Socialismo, sobre o qual o cineasta Rodrigo Grota – autor da premiada trilogia de curtas formada por Satori UsoBooker PittmanHaruo Ohara – escreve um texto absolutamente fiel ao espírito godardiano. Presença rara nas salas de cinema brasileiras, a diretora francesa Claire Denis e seu Minha Terra, África ganham artigo assinado por Marcus Mello. Ainda entre os franceses, a Teorema se despede de Claude Chabrol com um extenso e panorâmico artigo deLeonardo Bomfim, analisando as várias fases da carreira deste mestre da Nouvelle Vague.

O ano histórico vivido pelo cinema brasileiro está representado nesta edição por textos de Enéas de Souza (Tropa de Elite 2, de José Padilha), Daniel Schenker (A Suprema Felicidade, de Arnaldo Jabor), João Nunes (o projeto de direção coletiva 5x Favela – Agora por Nós Mesmos) e Marcelo Adams (Cabeça a Prêmio, de Marco Ricca).

A edição número 17 da Teorema traz na capa, assinada pelo artista gráfico Flávio Wild, uma imagem da atriz Juliette Binoche no filme Cópia Fiel, de Abbas Kiarostami. A diagramação da revista é de Gustavo Demarchi.

O QUE?
Lançamento do número 17 da revista Teorema

 

QUANDO?
6 de dezembro de 2010, a partir das 19h

 

ONDE?
Livraria Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165
Bairro Bom Fim
Porto Alegre

 

Teorema 17
74 páginas
R$ 10,00

.

.

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, 06/12: lançamento da revista Teorema Crítica de Cinema 17”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2010
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 609,671 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: