21
nov
11

Nesta segunda, 21, na Palavraria, 19h: Diversão e respeito, com Carlos Urbim, Cláudio Levitan e Mário Corso

.

.

21, segunda, 19h30: Diversão e respeito, com Carlos Urbim, Cláudio Levitan e Mário Corso. 

A relação do autor com o leitor na literatura infanto-juvenil. Como se faz literatura para crianças e jovens hoje.

Carlos Urbim nasceu em Sant´Ana do Livramento, no dia 4 de fevereiro de 1948. Transferiu-se para Porto Alegre, onde graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 1968 atua como profissional junto aos principais meios de comunicação rio-grandenses. Pai de Emiliano e Glauco, é casado com a jornalista Alice Urbim. Ocupou, entre outros, os cargos de diretor da Rádio da UFRGS, correspondente da revista IstoÉ, editor de Cultura da Folha da Manhã e do Diário do Sul, editor de cadernos de Zero Hora e editor de História da RBS TV.  Sua primeira obra de ficção para crianças, Um Guri Daltônico, foi lançada na Feira do Livro de 1984. Com Saco de Brinquedos, Urbim obteve o título de altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil. Com Rio Grande do Sul – Um Século de História, ganhou o Prêmio Açorianos de Literatura 2000, categoria especial. Também em 2000 foi condecorado com a Medalha Carlos Cavaco de Mérito Cultural, outorgada pela Câmara Municipal de Livramento. É cidadão honorário do município de Alvorada, título entregue pela Câmara de Vereadores em 2002. Em 2006, a nova edição de Bolacha Maria obteve o Prêmio de Livro Infantil do Ano da Associação Gaúcha de Escritores e o autor também recebeu o troféu Homem de Destaque do Ano, entregue pela Liga Feminina de Combate ao Câncer de Livramento. Em 2009, passou a ocupar a Cadeira nº 40 da Academia Rio-grandense de Letras e foi eleito patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, além de receber a Medalha do Mérito Farroupilha, outorgada pela Assembléia Legislativa, e a Medalha de Porto Alegre, entregue pela Prefeitura Municipal em 2010. Entre 3 e 6 de novembro de 2011 participa, como patrono brasileiro, da 2ª Feira Binacional do Livro, evento na divisa entre Santana do Livramento e Rivera. Crédito da foto: Rodrigo Migliorin.

Cláudio Levitan, (8 mar 1951, Porto Alegre, RS) é arquiteto, com mestrado na Inglaterra, mas suas atividades atuais são a música e a literatura infantil. Autor dos CDs “O Primeiro Disco”, “Minha Longa Milonga”, “Opereta Pé de Pilão”, “Projeto LP”, “Canções do Livro das Crianças Perdidas” e “Avulsas”, com os quais ganhou vários prêmios, entre eles, Açorianos, Tibicuera, Itaú Cultural e o reconhecimento da UNESCO com o seu trabalho “Minha Longa Milonga”, “pelo respeito à diversidade, à tolerância e ao diálogo cultural”. Escreveu o livro infantil “O Porão Misterioso”, L&PM, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; escreveu “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques, L± participou de antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”. Transformou em História em Quadrinhos o livro- poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana, L&PM (Edição esgotada).

Mário Corso é psicanalista, membro da APPOA (Associação Psicanalítica de Porto Alegre). Formado em psicologia pela UFRGS, trabalha com adolescentes e adultos. Em 2002 lançou Monstruário – Inventário de Entidades Imaginárias e de Mitos Brasileiros pela editora Tomo, Menção Honrosa do prêmio Jabuti, numa tentativa de revitalizar figuras esquecidas do folclore nacional. Publicou o livro Fadas no Divã: psicanálise nas histórias infantis, em 2005, e Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia, em 2010, ambos pela Ed. Artmed, escritos em parceria com sua esposa Diana Corso. Publica artigos, ensaios e crônicas em diversos meios de comunicação.

.

.

.


Anúncios

0 Responses to “Nesta segunda, 21, na Palavraria, 19h: Diversão e respeito, com Carlos Urbim, Cláudio Levitan e Mário Corso”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


novembro 2011
S T Q Q S S D
« out   dez »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Categorias

Blog Stats

  • 611,936 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: