04
mar
12

Programação de 05 a 10 de março de 2012

program sem

.

09, sexta, 19h: 100 anos dos Contos Gauchescos, bate-papo sobre vida e obra de Simões Lopes Neto, com Hilda Simões Lopes, Donaldo Schuller e José Antônio Mazza Leite.

.

Capa da 1ª edição

.

09 de março é aniversário de nascimento de João Simões Lopes Neto. Em 2012 comemora-se os 100 anos de lançamento dos Contos Gauchescos. No evento na Palararia, Donaldo Schuller abordará a literatura simoneana; José Antônio Mazza Leite falará sobre os contos que enfocam personagens, cenas, batalhas das revoluções gaúchas e a importância dos mesmos para o conhecimento das revoluções riograndenses, e Hilda Simões Lopes  abordará a vida do escritor.

Hilda Simões Lopes Costa. Bacharel em Direito, mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília e professora universitária aposentada pela Universidade Federal de Pelotas. Publicou os livros de ensaios sociológicos Do Abandono À DelinqüênciaSenhoras e Senhoritas, Gatas e Gatinhas, e mais A Superfície das Águas, prêmio Açorianos de Literatura, 1998 pelo Instituto Estadual do Livro; Cuba, Casa de Boleros, conjunto de crônicas,  finalista prêmio açorianos, pela AGE; Um Silêncio Azul, AGE; o romance A Anatomia de Amanda, pela editora Juruá, de Curitiba e  o livro didático Manual de Criação Literária, pela Baraúna, São Paulo.

 

Donaldo Schüler. É autor de mais de três dezenas de livros nas áreas da ficção, ficção infanto-juvenil, poesia e ensaio. Traduziu do grego Antígona, Édipo em Colono, Sete Contra Tebas e a Odisséia. Sua tradução de Finnegans Wake, de James Joyce, foi premiada pela Associação Paulista de Críticos Literários e com o Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

 

José Antônio Mazza Leite, historiador, é Diretor do Museu do Charque, em Pelotas. É autor dos livros Colônia do Sacramento (Memorial do Rio Grande do Sul, 2009) e Xarqueadas de Danúbio Gonçalves: um resgate para a história (Porto Alegre, 2011)

.

.

.

10, sábado, das 14 às 17h30: Leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade. Promoção da Editora Cia. das Letras.

Os livros do poeta Carlos Drummond de Andrade passarão a ser editados pela Companhia das Letras a partir de 2012, ano que marca os 25 anos da morte do poeta. Para marcar a data, a Companhia promove nacionalmente, na tarde de sábado, 10, leituras da obra drummondiana com ator especialmente convidado. Em Porto Alegre, o evento será realizado na Palavraria.

Carlos Drummond de Andrade tem mais de 60 livros  - Divulgação

Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira (MG), em 1902. Um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos e um dos grandes nomes da poesia do século XX em qualquer idioma, estreou na literatura em 1930, com os versos de Alguma poesia, e nos cinquenta anos seguintes publicou diversas obras fundamentais em verso e prosa, como Sentimento do mundo, A rosa do povo, Contos de aprendiz e muitos outros. Consagrado, estudado e admirado por leitores de todas as idades, Drummond morreu no Rio de Janeiro em 1987, aos 84 anos.

.

.

10, sábado, 18h: Voyage, atentte, leitura bilingue dos poemas de Paulo Neves. Encontro do poeta e tradutor Paulo Neves com a tradutora do livro Viagem, espera, Nicole Pegeron e a participação musical de Dudu Sperb.

.

.

Paulo Neves nasceu e vive atualmente em Porto Alegre. Morou durante vários anos em São Paulo, onde trabalhou como jornalista. Em 1985 publicou o pequeno ensaio Mixagem, o ouvido musical do Brasil (Editora Max Limonad). É reconhecido pela versão de textos difíceis em áreas como Filosofia, História e Psicanálise. Na sua lista de traduções para o português, constam títulos como Saudades do Brasil, de Claude Lévi-Strauss, ou a biografia de Jacques Lacan por Elisabeth Roudinesco. Também são conhecidas suas versões para clássicos da literatura, como O Vermelho e o Negro, de Stendhal, e A Mulher de Trinta Anos, de Balzac, ou textos mais recentes, como O Convidado Surpresa, de Grégoire Bouillier, e o recentemente festejado Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson. É também parceiro de José Miguel Wisnik em canções como Pérolas aos Poucos, Pesar do Mundo e Saudade da Saudade. Em 2006, lançou Viagem, espera (Companhia das Letras, 128 páginas, R$ 32), reunião de 40 poemas e 32 crônicas curtas.

[Veja entrevista com Paulo Neves.]

.

.


 

 

Anúncios

0 Responses to “Programação de 05 a 10 de março de 2012”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 710.597 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: