25
mar
12

Programação de 26 a 31 de março de 2012

program sem

.

29, quinta, 19h: Lançamento do livro Notas sobre o abismo, de Rosário Nascimento e Silva

Este livro de Rosario Nascimento e Silva – atriz, cineasta, dramaturga e escritora, figura de proa no cenário artístico nacional –, lançado postumamente, estrutura-se quase que como um diário, confessional, formado por textos breves, muitos deles inéditos. Aos poucos, essas notas íntimas vão se moldando em narrativas gráficas e as notas se revelam contos, ainda que não percam o caráter de autodevassamento. O abismo é de onde escrevem as personagens de Rosario, todas decaídas, às margens da sociedade ou do amor.

O universo lírico de Rosario é formado a partir de desilusões. Não há redenção aqui, e o abandono ronda todos os habitantes das histórias – tudo isso evidenciado na prosa altamente poética empregada pela autora. Seu livro, de certa forma, se filia tardiamente à geração oitentista da literatura brasileira, que narrava agruras sentimentais, desesperos íntimos, não se furtando de falar de sexo, suicídio, drogas. A autora se desnuda diante os leitores. “Aqui podemos vê-la inteira, em suas agonias e êxtases permanentes”, define Paulo Coelho na contracapa.

Boa parte das personagens aqui apresentadas também escrevem. Escrevem para exorcizar algo que lhes impregna e que parece não ter cura – ressoa a célebre frase do escritor americano Charles Bukowski: “Estas palavras que escrevo me afastam da loucura total”. Além disso, o livro é um testamento artístico, resultado de uma das múltiplas facetas culturais de Rosario, uma mulher que era várias, atuante em todas as frentes da arte. Como aponta João Ubaldo Ribeiro na orelha que escreveu para o volume, logo após relatar os anos de amizade e compadrio com a autora: “Quem a conheceu de perto sabe o que eu quero dizer. E pode agora, com este livro, conhecer ainda mais algo do que pensava uma mulher, uma artista, que nunca será esquecida”.

O projeto gráfico, assinado por Humberto Nunes e Vanessa Balula, reflete este tom lúgubre-intimista. Numa relação em que a forma se torna intrínseca ao conteúdo, o design transforma a leitura do livro em uma experiência que vai além do comum. O texto aparece como se fosse manuscrito e mistura-se organicamente a um sem-fim de ilustrações, manchas, cartazes de filmes, notas coladas às páginas.

Rosario Nascimento e Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 1949. A partir dos anos 60, consolidou-se como uma figura forte e presença constante na cena cultural brasileira. Como atriz, desenvolveu uma carreira marcante, sendo uma das musas do Cinema Novo e do cinema marginal. Atuou em filmes importantíssimos, como Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, e foi colaboradora constante de nomes fortes como Neville D’Almeida. Os anos setenta marcaram sua virada para atrás das câmeras. Começou a roteirizar e dirigir curtas como Quarta-feira, em coautoria com Bruno Barreto, sagrando-se a primeira roteirista do cinema nacional até dirigir seu primeiro longa, Marcados para viver, em 1976. Palavras da própria Rosario: “Em cinema, fiz de tudo: fui atriz, diretora, produtora e roteirista, o que me levou a ter essa paixão por escrever”. Antes de Notas sobre o abismo, havia lançado Abrace-me urgentemente, em 2007, além de ter escrito peças de teatro. Foi casada com Walter Clark – pai de sua única filha, Eduarda Clark –, com o cineasta Nelson Pereira do Santos e com Victor Costa Rodrigues, este durante seus últimos vinte e cinco anos. Também cultivou longas e bem-humoradas amizades com expoentes como Paulo Coelho, João Ubaldo Ribeiro, Christina Oiticica. Rosario Nascimento e Silva é representada pela Agência da Palavra – Agenciamento Literário e Projetos Editoriais.

.

.

30, sexta, às 19h: Lançamento do livro Literatura, pão e poesia – Histórias de um povo lindo e inteligente, de Sérgio Vaz (Global Editora, coleção “literatura periférica”).

O livro reúne escritos publicados desde 2007 no site Colecionador de Pedras. Coletânea de crônicas, textos poéticos e de opinião e indagação sobre a vida na periferia, a relação entre centro e periferia e reflexões sobre políticas culturais, sociais e urbanísticas contemporâneas – “a literatura do morro arranhando os céus da cidade”.

Sérgio Vaz é o criador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia) que todas as noites de quartas-feiras reúne centenas de pessoas no Bar do Zé Batidão, na periferia de São Paulo, para declamarem poesias. É autor de Pensamentos Vadios (1999), A Margem do Vento (1995) e Subindo a ladeira mora a noite (1992).

.

.

.

31, sábado, 19h: Bianca Obino convida Bruno Polidoro

.

.

Bianca Obino Convida é um projeto cultural iniciado em 2010 que propõe o entrelaçamento dos universos artísticos da cantora e dos seus convidados, de forma semelhante aos “diálogos” que estabelece nos arranjos do seu violão com sua voz.

No ano de 2010, Bianca Obino dividiu suas apresentações com a bailarina Cibele Sastre, os poetas Sidnei Schneider e Guto Leite, os atores Carolina Garcia, Elaine Regina e Álvaro Villaverde e o escritor Marco de Curtis. Em 2011, com o acordeonista Matheus Kleber, a violoncelista Monica Lima, o sapateador Leonardo Stenzel e a cantora soprano Deisi Coccaro.
Os encontros têm apoio cultural da rádio Buzina do Gasômetro, site Artístas Gaúchos e livraria Palavraria; Produção conjunta do Jornal VAIA e da Balaio de Cordas Ltda. e Direção artística e musical de Felipe Azevedo.

O convidado:

Formado em realização audiovisual pela UNISINOS, Bruno Polidoro é publicitário e cineasta.  Dirigiu a fotografia dos filmes gaúchos Casa Afogada, Melhor que Aqui e Peixe Vermelho. Atualmente é Diretor de Arte  da Cappuccino Digital,agência de publicidade on-line em São Paulo,.

www.cappuccinodigital.com.br

.

.


 

 

Anúncios

0 Responses to “Programação de 26 a 31 de março de 2012”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


março 2012
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 722.917 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: