15
abr
12

Recado de Lisboa, por Gabriela Silva: Cuerpos de dolor

.

.

Cuerpos de dolor, por Gabriela Silva

.

Nunca escondi minha predileção por arte. Estando em Portugal, não pude deixar de ver exposições, monumentos históricos e outras relíquias salutares para nossa memória. Uma dessas exposições foi no Museu Nacional de Arte Antiga aqui de Portugal, chamada Cuerpos del dolor – a imagem do sagrado na escultura espanhola. A exposição foi trazida do Museo Nacional de Escultura na Espanha e abrange os séculos áureos da arte sacra (de 1500 a 1700). Um período de forte presença religiosa e que denota uma necessidade muito grande da representação da dor e do martírio de soldados, herói e santos marcados por intenso flagelo e sofrimento.

A presença do sagrado é muito evidente na cultura de alguns países europeus como Espanha e Portugal, igrejas, arquitetura e costumes denotam isso. E a exposição que visitei evidenciava essa característica da arte produzida nesses países. Entre as imagens estão Santo Antônio, Santa Clara de Assis, Santa Maria Egípiaca , Retábulo-mor de San Benito el Real entre outras.

Embora sejam obras de arte de um enorme valor tanto como mímese como história, elas  causam certo desconforto. São acima de tudo representações de dor. E para isso é preciso ater-se mais aos traços esculpidos do que aos sentimentos expressos.

O Museu de Nacional de Arte antiga também conta com exposição do acervo permanente, com obras de diversas épocas e também autores como Bosh. Há ainda uma sessão de mobiliário antigo muito interessante.

E se pode também aliviar a tensão nos jardins do Museu: há um café muito bom, com vista para o Tejo. Uma combinação muito agradável.

 

Link da exposição:

http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/pt-PT/exposicoes%20temporarias/em%20curso/ContentDetail.aspx?id=517

.

Gabriela Silva tem literatura no seu dna. Desde a infância convive com homens e deuses e as histórias que lhe contam. É formada em Letras, estuda o mal e a morte na literatura e todas as teorias conspiratórias e literárias. É doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS, tendo como foco a construção da personagem. Atualmente está em Lisboa, dizem que estudando.

.

.


0 Responses to “Recado de Lisboa, por Gabriela Silva: Cuerpos de dolor”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


abril 2012
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias

Blog Stats

  • 730.961 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: