04
mai
12

Vai rolar na Palavraria, neste sábado, 05/05, 14h: Encontro de Altair Martins e João Lopes Marques

program sem

.

05, sábado, 14h: Minha pátria é minha língua – encontro de Altair Martins com o escritor português João Lopes Marques. Promoção Agência da Palavra.

João Lopes Marques é um escritor e jornalista português que vive em Tallin, na Estônia. É o primeiro autor estrangeiro do catálogo da Agência da Palavra – agenciamento literário e projetos editoriais. Correspondente no Báltico da Agência Lusa e também o roteirista do programa “Cuidado com a Língua!”, na RTP, já em sua oitava temporada, onde começou em 2006. O programa ganha destaque no Top 10 dos mais vistos em Portugal, com um público de quase um milhão de espectadores em média (considerando que Portugal tem 10 milhões de habitantes). Se lançou romancista na Estônia com seu primeiro romance em 2007 – O Homem que queria ser Lindbergh (Oficina do Livro). Nos anos seguintes lançou os romances Terra Java (Oficina do Livro, 2008) e Iberiana (Sextante, 2011). É escritor compulsivo de microcontos e prepara neste momento o segundo volume da sua decalogia Circo Vicioso (Bubok, 2010). Paralelamente, lançou duas coletâneas das crônicas que escreve há anos nos dois principais jornais da Estônia: Eesti Ekspress e Postimees. Na revista portuguesa “Rotas & Destinos” assina também a crônica mensal “Espécies na Origem” – um olhar irônico sobre os costumes e manias dos povos de todo o mundo. Suas obras já foram editadas na Estônia, Alemanha, Estados Unidos e Portugal. É também sócio de uma produtora TV/Cinema/multimídia e novas plataformas em Lisboa, a Blábláblá Media http://www.blablablamedia.com.

.

Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. É bacharel em Letras e mestre em Literatura Brasileira pela UFRGS. Leciona em escolas de Porto Alegre e é responsável pela cadeira de Conto no Curso de formação de escritores das Unisinos, em São Leopoldo. Como escritor, estreou com a antologia de contos Como se moesse ferro (1999), seguida de Se choverem pássaros. A parede no escuro, seu primeiro romance, foi vencedor do segundo Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria Primeiro Romance, em 2009. Com seus livros anteriores, Altair Martins também foi vencedor do Prêmio Guimarães Rosa da Radio France Internationale, em 1999, do Prêmio Luiz Vilela e do Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, em 2001 e do Prêmio Açorianos na categoria Contos..

About these ads

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, neste sábado, 05/05, 14h: Encontro de Altair Martins e João Lopes Marques”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2012
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias

Blog Stats

  • 395,078 hits

Comunidade


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.259 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: