14
ago
12

Vai rolar na Palavraria, nesta quinta, 16/08: Lançamento do livro Conflitos sociais e perspectivas da paz

program sem

.

 

16, quinta, 19h: Lançamento do livro Conflitos sociais e perspectivas da paz, organizado por José Vicente Tavares dos Santos e Alex Niche Teixeira (Tomo Editorial).

A violência como nova questão social mundial está provocando mudanças naquilo que conhecemos por Estado. Ao mesmo tempo, vêm à tona diversas formas de conflitos sociais, de violências e de situações vividas de injustiças que ameaçam as possibilidades da participação e da cidadania. As sociedades, muitas vezes, parecem aceitar a violência, incorporando-a como prática social e norma coletiva.

Como reafirmar a soberania em um contexto de formas transnacionais de poder político? Poderia o multilateralismo como política externa superar tais assimetrias? Quais seriam as possibilidades de construção da paz no discurso político contemporâneo, superando as desigualdades e produzindo um respeito e reconhecimento do outro, sem exclusão da conflitualidade social?

Caminham nessa direção as contribuições deste livro, resultado de análise de experiências no Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai com múltiplos enfoques teóricos. Desse amplo espectro de textos surge uma questão: estamos construindo uma cidadania transnacional ou mundial, marcada pela criação institucional e pela difusão e comunicação de práticas sociais, jurídicas e simbólicas inovadoras, fundadas na dignidade humana e na paz?

O esforço político e intelectual é perceber as pistas de outras dinâmicas da vida social, exercitar a mediação de conflitos e compreender as invisibilidades sociais produzidas pelos modos de dominação contemporâneos, políticos e simbólicos.

Este livro afirma a necessidade de ressignificar o conceito de paz na perspectiva da construção da paz, local e mundial, reconhecendo o conflito como produtor de novas socialidades. Aprender com o conflito, com o sem-sentido das violências, superando as noções do senso comum.

Autores: Aline Kerber, Aline Winter Sudbrack, Arthur Trindade M. Costa, Diana Rocío Bernal Camargo, Diego Fernando Silva Prada, Edmundo Mercado Cabrera, Eduardo Pazinato, Fernanda Bestetti de Vasconcellos, Glaucíria Mota Brasil, Heloíse Canal, Jacobo Cardona Echeverri, Janine Prandini, Jeadran Nevardo Malagón Rojas, José Francisco Puello-Socarrás, José Nivaldino Rodrigues, José Roberto Iglesias, Léia Tatiana Foscarini, Lorena Antezana Barrios, Marcelo Ottoni Durante, Marcia Barbero, Márcia Esteves de Calazans, Maria Alice Canzi Ames, Marisol Grisales Hernández, Michel Misse, Naldson Ramos da Costa, Nilia Viscardi, Pâmela Bergonci, Rafael Dal Santo, Rochele Fellini Fachinetto, Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo, Rodrigo Sabedot, Rosimeri Aquino da Silva, Umberto Guaspari Sudbrack.

José Vicente Tavares dos Santos: É sociólogo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre pela Universidade de São Paulo (USP), doutor de Estado pela Université de Paris – Nanterre, professor titular do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, pesquisador do CNPq, presidente da Associação Latino-americana de Sociologia (ALAS), membro do Comitê Executivo da Associação Internacional de Sociologia (ISA) e membro do comitê diretivo do CLACSO (Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais).

Alex Niche Teixeira. Pós-Doutorando do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq “Violência, Democracia e Segurança Cidadã”. Possui graduação em Ciências Sociais (1998), Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Na mesma instituição é Professor Substituto do Departamento de Sociologia, Professor e Vice-Coordenador do Curso de Especialização em Segurança Cidadã (RENAESP), além de membro do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania e gestor do LACSS (Laboratório de Cartografias Sociais e Simbólicas – UFRGS). Desde 1998 atua como consultor de pesquisa e instrutor na área de Metodologias Informacionais e Informática aplicada às Ciências Sociais É reconhecido pela QSR International como consultor independente do software NVIVO no Brasil.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta quinta, 16/08: Lançamento do livro Conflitos sociais e perspectivas da paz”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


agosto 2012
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 721.865 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: