19
out
12

Vai rolar na Palavraria, neste sábado, 19h30: Leitura dramatizada da peça Quanto custa o ferro?, de Brecht

program sem

.

20, sábado, 19h30: Leitura dramatizada da peça Quanto custa o ferro?, de Bertolt Brecht, pelo grupo de teatro A.M.A.R A VIDA.

.

A peça de Brecht QUANTO CUSTA O FERRO? apresenta ao público a crescente adesão de parte da sociedade civil comum, supostamente pacata e tranquila, aos ideais totalitários da política nazista antes do início da segunda grande guerra.

Suavemente a propaganda xenófoba, homofóbica e anti-semita ia permeando o tecido social de uma Europa habitada, quase na totalidade, por pessoas individualistas, preocupadas apenas com o seu ganho individual e insensivel às causas solidárias.

Em nome do olhar apenas para o seu próprio umbigo, uma nuvem de pensamentos cínicos e hipócritas fez com que esta gigantesca massa silenciosa da população fosse fascinando-se com os métodos de propaganda que justificaram a instalação do nazismo.

Uma parte da população queria promessas de dias melhores, economicamente falando, de qualquer jeito, de qualquer modo, mesmo que o preço para este mundo encantado  representasse um ponta-pé na ética social e na ética política.

O amável vendedor de ferro e de metais vai aos poucos assistindo o processo de ditadura tomando forma, mas prefere fingir que não sabe que o problema existe.

.

Sobre o autor
Eugen Bertholt Friedrich Brecht (1898-1956) foi um destacado dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX. Seus trabalhos artísticos e teóricos influenciaram profundamente o teatro contemporâneo, tornando-o conhecido mundialmente a partir das apresentações de sua companhia, o Berliner Ensemble, realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. Algumas de suas principais obras são: Mãe Coragem e seus filhos, A vida de Galileu, O senhor Puntila e seu criado Matti, A resistível ascenção de Arturo Ui, O círculo de giz caucasiano, A boa alma de Setzuan e A ópera dos três vinténs.

Sobre o diretor

Plínio Mósca, nascido no Rio de Janeiro e criado em Brasília, é diretor e professor de teatro. Foi aluno de Dulcina de Moraes e estudou Direção Teatral no Théâtre National de Marseille de 1982 a 1986. Dirigiu A exceção e a regra, de Brecht, no Festival Entepola Santiago do Chile e no Festival Ibero-americano de Copiapó, no Chile e Dansen, de Brecht, no Festival de Teatro Latino-americano de Ovalle – Chile, no Festival Internacional de Teatro de Punta Arenas – Peru e no Festival Intinerante y Encuentro de Teatro Popular FIETPO, em Lima – Peru. Vem apresentando, em diversos pontos culturais da cidade, o Ciclo de Leituras Dramatizadas de Bertolt Brecht. Pratica voluntariado como diretor e professor de teatro junto às ONGs Parceiros Voluntários e A.M.A.R. A VIDA.

Elenco:

Eliana Lazzarotto, Helena Brentano, Heloísa Borges, Bruno Lima, José Renato Lopes, Marília Matos.

.

.

 


0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, neste sábado, 19h30: Leitura dramatizada da peça Quanto custa o ferro?, de Brecht”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


outubro 2012
S T Q Q S S D
« set   nov »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias

Blog Stats

  • 735.120 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: