02
dez
12

Programação de 03 a 08 de dezembro de 2012

program sem

.

03, segunda, 19h: Clube de Leitura: Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino. Mediação de Jaime Medeiros Júnior.

O Clube de leitura visa reunir, na primeira segunda-feira de cada mês, pessoas interessadas em ler e trocar idéias sobre obras da literatura clássica e contemporânea.

A segunda reunião, que será no dia 3 de dezembro de 2012, terá como foco de discussão o livro Se um viajante numa noite de inverno, de Italo Calvino (disponível na Palavraria). Em cada reunião os participantes escolhem as obras a serem discutidas nos próximos encontros e os respectivos mediadores, que serão sempre alternados.

Os participantes do Clube de Leitura terão um desconto de 10%, ao adquirirem na Palavraria os livros destinados à discussão.

Se um viajante numa noite de inverno – sinopse:

.

se um viajante_capa

Nesse romance, Calvino consegue uma proeza notável: unir o prazer voraz da leitura às tortuosas questões da vanguarda literária. No centro de sua preocupação está um tema que os teóricos chamam de “crise da representação”, ou seja, no mundo capitalista contemporâneo, dividido, múltiplo, alienado, não teriam mais lugar os romances tradicionais, com princípio, meio e fim, que constroem personagens e organizam o mundo, dando um sentido às coisas. O leitor de hoje estaria condenado ou à leitura espinhosa de obras que se debruçam sobre si mesmas e procuram desesperadamente uma saída para a literatura, ou à superficialidade descartável das obras de simples entretenimento. Calvino “socorre” esse leitor que é inquieto e exigente mas que gostaria que os autores escrevessem livros “como uma macieira faz maçãs”. Para isso, faz do próprio leitor seu personagem principal, cuja grande missão é ler romances. E tal como você, leitor(a), ele entra numa livraria e compra este livro: Se um viajante numa noite de inverno. É aí que começa a história.
Prêmio Jabuti 1993 de Melhor Produção Editorial de Obra em Coleção

italo calvinoItalo Calvino. Nasceu em Santiago de Las Vegas, Cuba, em 1923, tendo ido logo a seguir para a Itália. Participou da resistência ao fascismo durante a guerra e foi membro do Partido Comunista até 1956. Em 1946 instalou-se em Turim, onde doutorou-se com uma tese sobre Joseph Conrad. Publicou sua primeira obra, Il sentiero dei nidi di ragno, em 1947. Com O visconde partido ao meio, lançado em 1952, o autor abandonou o neo-realismo dos primeiros livros e começou a explorar a fábula e o fantástico, elementos que marcariam profundamente a sua obra. Nos anos 60 e 70 aprofundou suas experiências formais em livros como As cidades invisíveis e Se um viajante numa noite de inverno. Considerado um dos maiores escritores europeus deste século, morreu em 1985.

.

jaime medeiros júniorJaime Medeiros Jr (1964). Médico pediatra. Escritor portoalegrense. Publicou Na ante-sala (poemas, 2008) e Retrato de um tempo à meia-luz (crônicas, Modelo de Nuvem, 2012). Publica no seu blog Simples Hermenáutica.

04, terça, 18h: Envelhecer e viver – Aprendendo com Elza e Fred. Palestra e debate com Marlene Silveira Araújo, no Conversas afinadas – promoção do IEPP

conversas afinadas_dez

.

.

05, quarta, 19h: Bate-papo sobre a antologia poética Em mãos e o Grupo Veredas e sessão de autógrafos da Em mãos III – com César Pereira, Dilan Camargo, José Eduardo Degrazia, Humberto Gabbi Zanatta e Umberto Guaspari Sudbrack.

Capa_em_mãos_III.inddEm mãos III é o reencontro do grupo Vereda. Além dos seis participantes iniciais, César Pereira, Dilan Camargo, Humberto Zanatta, José Eduardo Degrazia, Selvino Heck e Umberto Guaspari Sudbrack, esta coletânea inclui dois outros poetas, Paulo Roberto do Carmo e Tarso Genro. Mais de trinta anos se passaram desde a primeira antologia. Entretanto, o grupo – que surgiu em plena ditadura militar – continua apregoando a poesia como liberdade – de ideias, de sentimentos e da palavra. “Em mãos III aparece como afirmação de que a arte não apenas encanta e faz pensar, mas também elabora a memória social e constrói história.” (Cícero Galeno Lopes)

Os participantes:

César PereiraCésar Pereira nasceu em Taquari (1934), Estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Poeta, contista, cronista. Pertence à Academia Riograndense de Letras. Foi o lançador da Poesia Concreta no Rio Grande do Sul em 1958, e em 1965 da Poesia Visual, sendo um dos precursores no País. Conquistou em 1986, o 1º lugar no Concurso Nacional de Poesia PETROBRÁS, na época um dos maiores do Brasil. Publicou: Carrossel de cinzas (1960); Dardos de ajuste (1974); Porta de emergência (1989); Gaveta de achados (2008).

DILAN CAMARGODilan Camargo é autor de 18 livros nas áreas da poesia e teatro e  também letrista com várias canções gravadas e premiadas em festivais. É mestre em Ciência Política. Com seu último livro BrinCRiar, lançado pela Editora Projeto, de Porto Alegre, ganhou o Troféu Açorianos como melhor livro de literatura Infantil. Foi membro e presidente do Conselho Estadual de Cultura. Fundador, ex-presidente, ex-secretário-geral, e sócio da Associação Gaúcha de Escritores, sócio da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil.  O escritor ainda apresenta um programa de entrevistas com escritores – AUTORES&LIVROS – na TV Assembleia Legislativa, canal 16 da NET.

DEGRAZIAJosé Eduardo Degrazia nasceu em Porto Alegre em 1951. Publicou dezenas de artigos e crônicas em jornais e revistas do Brasil e do exterior. Tem publicados os livros de poemas, Lavra permanente, Cidade submersa, A porta do sol, Piano arcano, e A urna Guarani. Seus livros de contos são: O atleta recordista, A orelha do bugre, A terra sem males, e Os leões selvagens de Tanganica; recentemente saiu sua novela O reino de macambira.Traduziu livros de Pablo Neruda, poetas latino-americanos e italianos. Foi premiado em poesia, conto, teatro e tradução.

Humberto Gabbi ZanattaHumberto Gabbi Zanatta é natural de Taquaruçu do Sul, nasceu em 25 de julho de 1948. Em 1977 foi o vencedor na categoria Conto, do concurso Literário Felippe D’oliveira. Zanatta também é compositor nativista, com mais de 100 canções gravadas. Também é jornalista, formado pela UFSM. Professor Assistente do Departamento de Ciências Sociais da UFSM, especialista em Sociologia do Desenvolvimento. Possui mais de 20 obras individuais publicadas e mais outras tantas coletivas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil.

Umberto Guaspari SudbracUmberto Guaspari Sudbrack, é doutor em direito pela Universidade de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), tendo defendido, em 1999, a tese “O Extermínio de Meninos de Rua no Brasil: um Estudo de Política Criminal”. É especialista em Ciência Política pela UFRGS e em Ciências Criminais (Criminologia) pela Universidade de Paris 2. Juiz de direito desde 1985, é desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, onde atua na 5ª Câmara Cível. É membro da Associação Juízes para a Democracia. Leciona criminologia e política criminal na Escola Superior da Magistratura e no curso de especialização em ciências criminais da UFRGS. É docente e pesquisador do Grupo Violência e Cidadania da UFRGS. É membro da Associação Juízes para a Democracia. Foi coordenador do I Fórum Mundial de Juízes, realizado em Porto Alegre, no ano de 2002.

Cícero Galeno LopesCícero Galeno Lopes é Licenciado (UCPel), Especialista (UFSM), Mestre (PUCRS) e Doutor (UFRGS) em Letras. Como docente de ensino superior, dedica-se à literatura brasileira, de modo especial à sul-rio-grandense. Como editor, planejou, criou, editou e consolidou revistas acadêmico-científicas e uma série de cadernos universitários, entre 1996 e 2004. Publicou três livros de contos pela Editora Movimento, de Porto Alegre: Conto e ponto (1999), A curva da estrada (2000) e A viagem (2005). Publicou em 2012 o livro de poemas Vidamundo.

.

.

06, quinta, 19h: Lançamento do livro Organizações familiares – Contextualização história da família ocidental, de Abraham Turkenicz (Editora Juruá)

capa organizações familiaresResultado de mais de 10 anos de estudos, Organizações Familiares – Contextualização Histórica da Família Ocidental, editada pela Juruá, com 496 páginas, apresenta uma narrativa cronológica sobre a instituição família. Segundo o autor, o olhar sobre a história que o estudo contém não é um mergulho no passado, mas um intercâmbio entre este o presente. “Afinal, é a atualidade que ordena e faz a história falar”, afirma. Turkenicz destaca que a família persiste no mundo ocidental durante algo próximo dos cinco milênios e mais tempo ainda em outras partes do planeta. No entanto, suas configurações têm experimentado várias modificações ao longo desse tempo. O livro evidencia várias de suas transformações ao longo da história da humanidade. “A família está atravessada pela realidade social de cada período histórico. Da idade da pedra até a disponibilidade recente de técnicas de manipulação genética, período histórico que este livro abarca, foram muitas as variáveis sociais, religiosas e tecnológicas que geraram efeitos sobre as famílias”, sintetiza.

Abraham TurkeniczAbraham Turkenicz é médico, psicanalista e terapeuta de casais e famílias. Professor de Terapia Familiar na Faculdade de Psicologia PUC-RS (1980-1988). Membro fundador e docente de terapia familiar do Centro de Estudos,  Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência (CEAPIA) de Porto Alegre desde 1980. Palestrante em vários simpósios, congressos e seminários sobre temas familiares. Autor de A Aventura do Casal, Artes Médicas, 1995.

.

.

08, sábado, 18h: Canções portáteis em versões de apartamento – pocket musical com Alexandre Vieira (violão, ukulelê, voz e composições), Pablo Lanzoni (violão, voz e composições) e Suelena Borges (teclado e voz).

ALEXANDRE VIEIRAAlexandre Vieira é educador musical, pós-graduado em música, compositor e tocador de baixo e violão. Lançou em 2010 o CD Chacarera Blues e tem em preparo o CD Canções Portáteis, previsto para breve.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Programação de 03 a 08 de dezembro de 2012”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 712.922 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: