17
dez
12

Vai rolar na Palavraria, nesta quarta, 19/12, o lançamento do livro A saúde por um fio: submissão voluntária de afastados de frigoríficos de aves, de Leandro Inácio Walter

program sem

.

19, quarta, 19h: Lançamento livro A saúde por um fio: submissão voluntária de afastados de frigoríficos de aves, de Leandro Inácio Walter. Editora Abecer e IP Editora.

saúde por um fioO livro é fruto da dissertação de mestrado em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul realizado através do grupo de pesquisa Laboratório de Psicodinâmica do Trabalho sob a orientação do Dr. Álvaro Merlo. A pesquisa surge do enorme contingente de trabalhadores que adoece no setor de frigorífico de aves em uma unidade protutivo localizado no Rio Grande do Sul. O livro  retrata o cenário produtivo brasileiro em frigorífico de aves e traz o relato de trabalhadores que adoeceram  neste ramo produtivo, principalmente as LER/DORTs e patologias mentais, tal qual seu método de produção. Tais adoecimentos trazem inúmeras consequencias a vida destas pessoas, muitas delas irreversíveis se consideradas a cronificações das doenças do trabalho não tratadas nos primeiros sintomas. Além disso, o relato dos trabalhadores demonstrou a dificuldades dos trabalhadores de terem reconhecidos o seu adoecimento seja dentro da empresa, pela previdência social, familiares e amigos e pela socidade em geral. Tal cenário configura, além do sofrimento já posto pelo adoecimento, o incremento da desasistência  e vulnerabilidade social a que ficam submetidos estas pessoas. A saída para muitos obterem reconhecimento pela sua situação é a judicialização dos direitos sociais básicos.  A metodologia utilizada foi a Psicodinâmica do Trabalho para comprleandro inácioeender os processos de prazer e sofrimento experienciadas no cotidiano dos afastados estudados. A fala e escuta nos encontros com os trabalhadores no seu sindicato favoreceu a perlaboração e a reapropriação do vivido pelos sofrimentos decorrentes da estigmatização, além de possibilitar trocas sobre direito do trabalhador afastado, contribuindo no exercício da cidadania bem como a desindividualização do sofrimento.

Leandro Inácio Walter é psicólogo, mestre em psicologia social e institucional pela UFRGS.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta quarta, 19/12, o lançamento do livro A saúde por um fio: submissão voluntária de afastados de frigoríficos de aves, de Leandro Inácio Walter”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2012
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 722.742 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: