03
maio
13

Vai rolar na Palavraria, nesta terça, 07/05: Clube de Leitura na Palavraria: Risíveis amores, de Milan Kundera

.

clube de leitura

.

Leitura do mês: Risíveis amores, de Milan Kundera

Mediação: Jaime Medeiros Júnior

 

07 de maio de 2013, terça-feira, 19h

Na Palavraria

risiveis-amores

Nos sete contos de Risíveis amores, Milan Kundera retira do amor e do sexo a seriedade que normalmente costuma recobri-los. As situações se desenvolvem a partir de um mal-entendido, de um jogo com o outro. A mentira – ou a a arte de iludir e ser iludido – está sempre em foco. Mas o engano, que se inicia como brincadeira, revela depois como o auto-engano governa todos os aspectos da vida. Assim, dois namorados fingem que não se conhecem e aos poucos percebem como são, de fato, dois estranhos. Em outro conto, um homem muito hábil mente e brinca com as pessoas, mas elas são tão crédulas que ele perde o controle da situação.Não são apenas histórias de amor que fazem rir. São, também, histórias sobre tentativas de repor alguma verdade na experiência amorosa.

milan kunderaMilan Kundera é autor tchecoslovaco nascido em 1929. Estudou música, literatura, estética e cinema. Militante comunista, foi por duas vezes expulso do partido. Vive na França desde 1975, sendo cidadão francês desde 1980. Seus romances geralmente tratam de escolhas e decepções. Em seus livros é recorrente a crítica ao regime comunista e à posterior ocupação russa de seu país, em 1968, quando foi exilado e teve sua obra proibida na então Tchecoslováquia. Entre outros prémios, Milan Kundera recebeu, pelo conjunto da sua obra, o Common Wealth Award de Literatura (1981) e o Prêmio Jerusalém (1985). Sua obra mais conhecida, A insustentável leveza do ser, ganhou em 1988 uma adaptação para o cinema, sob a direção de Philip Kaufman, com Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin  no elenco. Recebeu 2 indicações ao Oscar e reconhecimento mundial. Desde então Milan Kundera nunca mais autorizou a adaptação cinematográfica dos seus romances. De sua obra traduzida para o português, salientam-se, entre outros, A insustentável leveza do ser, A brincadeira, A arte do romance, O livro do riso e do esquecimento e Risíveis amores.

jaime medeiros júniorJaime Medeiros Jr (1964). Médico pediatra. Escritor portoalegrense. Publicou Na ante-sala (poemas, 2008) e Retrato de um tempo à meia-luz (crônicas, Modelo de Nuvem, 2012). Publica no seu blog Simples Hermenáutica e eventualmente no blog da Palavraria, na coluna A prosa ligeira de Jaime Medeiros Júnior. 

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Clube de Leitura Penguim/Companhia das Letras – Palavraria

Inscrições gratuitas

O Clube de leitura reúne, preferencialmente na primeira segunda-feira de cada mês, pessoas interessadas em ler e trocar idéias sobre obras da literatura clássica e contemporânea.

A primeira reunião foi em novembro de 2012, e discutiu o livro Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Já foram enfocados Se um viajante numa noite de inverno (Italo Calvino), Caixa preta (Amoz Oz), Jacob, o mentiroso (Jurek Becker) e A ausência que seremos(Héctor Abad).

Em cada reunião os participantes escolhem as obras a serem discutidas nos próximos encontros e os respectivos mediadores, que serão sempre alternados.

Os participantes do Clube de Leitura terão um desconto de 10%, ao adquirirem na Palavraria os livros destinados à discussão.

 

Informações e inscrições na Palavraria

Rua Vasco da Gama, 165 – 51 3268 4260 – de segunda à sexta das 11 às 21h

ou pelo email palavraria@palavraria.com.br.

.

Palavraria - livros a.

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta terça, 07/05: Clube de Leitura na Palavraria: Risíveis amores, de Milan Kundera”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 623,707 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: