10
maio
13

Festipoa 2013 na Palavraria: confira a programação de segunda-feira, 13/05

.

Festipoa na Palavraria

.

Veja aqui a programação completa da 6ª Festa Literária de Porto Alegre.

.

Segunda-feira, 13 de maio:

18h30 – Leituras-fetiche: Rafael Bán Jacobsen lê trechos de Água viva, de Clarice Lispector.

RAFAEL BÁN-JACOBSENRafael Bán Jacobsen nasceu em 21 de maio de 1981 em Porto Alegre. É físico, professor, pianista e escritor. Participou de inúmeras coletâneas e tem grande quantidade de artigos publicados em jornais e revistas. Em 1998, lançou seu primeiro livro individual, Tempos & Costumes, recebendo o Prêmio Açorianos de Destaque em Narrativa Longa. Em 2005, lançou seu primeiro romance, Solenar, também agraciado com o Açorianos em 2006. Em 2009, lançou seu segundo romance, Uma Leve Simetria, finalista no Prêmio Açorianos de Literatura 2009, na categoria Narrativa Longa. Seu terceiro romance, Imemorial das Pedras, foi contemplado com a concorrida Bolsa Funarte de Criação Literária em 2009. É sócio do Grêmio Literário Castro Alves (GLCA), da Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI), membro do Partenon Literário e ocupante da Cadeira número 11 da Academia de Artes Ciências e Letras Castro Alves (AACELCA). Trabalha, atualmente, com pesquisa em Cosmologia e em Física Nuclear e de Partículas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde realizou bacharelado e mestrado.

.

Palavraria - livros a

.

19h: Mesa 6: Poesia e tradução, bate-papo com Paulo Neves e Nicole Pegeron. Lançamento do livro Voyage, attente.

O autor do livro Viagem, espera e a tradutora da obra para o francês – Voyage, attente, leem poemas e comentam aspectos da tradução. A obra foi publicada originalmente em português pela Companhia das Letras, em 2006. Neste evento, será lançada uma edição artesanal de 100 exemplares da tradução para o francês realizada por Nicole.

Paulo Neves e Nicole Pegeron 1

Paulo Neves nasceu e vive atualmente em Porto Alegre. Morou durante vários anos em São Paulo, onde trabalhou como jornalista. Em 1985 publicou o pequeno ensaio Mixagem, o ouvido musical do Brasil (Editora Max Limonad). É reconhecido pela versão de textos difíceis em áreas como Filosofia, História e Psicanálise. Na sua lista de traduções para o português, constam títulos como Saudades do Brasil, de Claude Lévi-Strauss, ou a biografia de Jacques Lacan por Elisabeth Roudinesco. Também são conhecidas suas versões para clássicos da literatura, como O Vermelho e o Negro, de Stendhal, e A Mulher de Trinta Anos, de Balzac, ou textos mais recentes, como O Convidado Surpresa, de Grégoire Bouillier, e o recentemente festejado Os Homens que Não Amavam as Mulheres, de Stieg Larsson. É também parceiro de José Miguel Wisnik em canções como Pérolas aos Poucos, Pesar do Mundo e Saudade da Saudade. Em 2006, lançou Viagem, espera (Companhia das Letras), reunião de 40 poemas e 32 crônicas curtas.

.

Palavraria - livros a

.

20h30: Lançamento do livro A invenção do sentimento, de Rosane Pereira. Encenação e apresentação musical com Bianca Prado, Jairo Klein, Elisa Lucas, Liane Schüler e Adriane Azevedo.

A Invenção do Sentimento capaA coletânea de contos de Rosane Pereira traz uma série de referências artísticas: músicas, pinturas, óperas, livros. Segundo Edson Luiz André de Sousa, A invenção do sentimento nos faz escutar o detalhe da palavra não dita, da palavra esquecida, da palavra explosiva que desvela uma verdade, da palavra que quer saber, da palavra que precisa esquecer. A trama dos diálogos, muito bem construída, exige do leitor uma conversa com seu tempo, mas sobretudo com a história de cada um, na tentativa de inventar os sentimentos que nos dão forma”

A sessão de autógrafos será precedida, primeiramente, por uma abertura com Bianca Prado ao violoncelo executando a Sarabanda da Suíte n. 2 para violoncelo solo (BW1008) de J.S.Bach, e em seguida, pela representação do conto O chapéu de Ruth. Nessa narrativa, o Livro de Ruth da Bíblia de Jerusalém,  o poema de Victor Hugo Booz Adormecido, uma obra de Marc Chagall que representa o encontro de Ruth e Booz, e por fim, uma canção cubana de Sílvio Rodrigues,  formam uma espécie de quarteto de inspiração.  Duas amigas brasileiras discutem, em um café de Paris, a coragem e a covardia amorosa de nossos dias, uma e outra argumentando sobre a avareza e a generosidade dos amantes a partir dessas referências. Até que, naquela noite, a tempestade de final de século, que devastou a França, chega a Paris e surpreende uma delas voltando para casa sozinha. Desamparada na escuridão tenebrosa e sinistra da cidade-luz, e em meio ao caótico vendaval apocalíptico, a mais cética das duas mulheres vê surgir o amor diante dela. No elenco, Adriane Azevedo (atriz), Elisa Lucas (atriz) , Jairo Klein (ator) e Liane Schüler (harpa e vocal). A direção é de Adriane Azevedo.

rosane pereira

Rosane Pereira nasceu em Porto Alegre. É psicanalista e exerce há mais de vinte anos a clínica com crianças, adolescentes e adultos. Sua formação ocorreu em Porto Alegre (Centro de Estudos Freudianos e Associação Psicanalítica de Porto Alegre – APPOA) e em Paris (Association Lacanienne Internationale, na Association Psycanalyse et Médecine-Hospital Pitié-Salpêtrière e na École Expérimentale de Bonneuil). Também em Paris, realizou estudos em Letras Modernas. É tradutora de artigos de psicanalistas franceses e também de dois livros de Charles Melman – Alcoolismo, Delinquência e Toxicomania – uma outra forma de gozar e Incidências subjetivas das mudanças de língua e país, pela Editora Escuta.

@s animador@s:

 fotos festipoa a invenção
Bianca Prado, Jairo Klein, Elisa Lucas, Liane Schüler e Adriane Azevedo

.

Palavraria - livros a.

 

Anúncios

0 Responses to “Festipoa 2013 na Palavraria: confira a programação de segunda-feira, 13/05”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 722.910 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: