25
maio
13

Programação de 27 de maio a 1º de junho de 2013

program sem

.

28, terça, 19h: Lançamento do livro Um elefante em Albany Street: A arte da descrição discreta, ensaios de Luiz-Olyntho Telles da Silva. Participação especial de Luciana Thomé e Silvia Rocha-Starosta (Editora HCE).

um Elefante em albany street CapaUm elefante em Albany Street comenta cinco diferentes formas narrativas: Epopeia, Teatro, Conto, Poesia e Romance. Em sua análise, percorre obras que vão desde a clássica Odisseia e sua paródia, o revolucionário Ulisses, passando por Chesterton e Molnár, até os mais contemporâneos e próximos, como Ana Mariano, Assis Brasil, Erico Verissimo, Cristovão Tezza e Vargas-Llosa, entre outros. Comparando as traduções com os textos originais, procurando o sentido encoberto, por vezes nos textos de outros autores citados, resgatando antecedentes, ou ainda buscando ler nas entrelinhas, mesmo por entre as palavras, e até nos diastemas, Luiz-Olyntho Telles da Silva detecta em cada autor as influências de sua formação – entre as quais vê preponderarem as autoridades de Dante, Goethe e Flaubert – e desvela, com nova abordagem crítica, as mensagens dos diferentes textos cujos ensinamentos servem tanto ao escritor que quer aprimorar a arte da descrição como ao homem que está continuamente aprendendo a viver.

Luiz-Olyntho Telles da SilvaLuiz-Olyntho Telles da Silva é psicanalista e escritor, membro fundador da Biblioteca Sigmund Freud, espaço de formação e interlocução psicanalítica. Convidado por diversas instituições psicanalíticas, já apresentou seus trabalhos, além de Porto Alegre, em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Niterói, Vitória, Brasília, Salvador, Recife, Buenos Aires, Montevidéu, Santiago, Barcelona, Canes, Ville de Grace, Paris e Nova Iorque. No Brasil, publicou Pagar com palavras ([Organizador] Movimento, 1984), Da miséria neurótica à infelicidade comum (Movimento, 1989 [1ª ed.] e 2009 [2ª ed. revista, corrigida e ampliada]), FREUD / LACAN: O desvelamento do sujeito (AGE, 1999), Leituras (AGE, 2004), e estreou na literatura com o livro de contos Incidentes em um ano bissexto (EDA, 2009). Publica também na página: www.tellesdasilva.com

LU THOMÉLuciana Thomé é jornalista e escritora, Sócia da Não Editora e Assessora de imprensa em sua empresa, Estúdio de Conteúdo. Organizadora do Gauchão de Literatura e da Copa de Literatura Brasileira e Idealizadora do Sport Club Literatura.

Silvia Rocha-Starosta é Bacharel em Letras, Professora de Relações Internacionais (UFRGS) e membro da Comissão Editorial da HCE. Aprendiz e praticante da arte de ler e escrever, poeta.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

Um elefante em Albany Street: A arte da descrição discreta

Luiz-Olyntho Telles da Silva
Porto Alegre,
Ed. HCE
2012 dezembro)
239p

.

31, sexta, 18h30: Palavra Habitada, inserção na Palavraria pelo  Grupo de Pesquisa  p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a.

O grupo de pesquisa .p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a. apresenta uma série de trabalhos e experiências em artes visuais a partir do dia 31 de maio na PALAVRARIA, em Porto Alegre. São diferentes propostas de inserção na dinâmica da livraria e cafeteria do bairro Bom Fim. A ação reflete a frequentação constante do local pelo grupo de 11 artistas.

para o aparecimento_LeticiaBCoordenado pela artista e professora ELIDA TESSLER, o grupo .p.a.r.t.e.s.c.r.i.t.a. estuda as estreitas relações entre palavra e imagem no campo das artes visuais. Está vinculado ao CNPq e reúne alunos em diferentes níveis de formação (doutorado, mestrado, graduação), todos ligados ao INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL.

Nos últimos três anos, o eixo norteador de trabalho foi fixado nas conexões entre arte e literatura. Como uma espécie de laboratório permanente, cada encontro partia da leitura de um texto literário, identificando-o com as problemáticas de pesquisa de cada um dos integrantes do grupo, visando contextualizar histórica e criticamente a noção de escrita nas artes visuais.

O evento da Palavraria, sob o título geral de PALAVRA HABITADA, não corresponde exatamente a uma exposição, mas antes a uma INSERÇÃO, com proposições que buscam a experimentação da própria livraria-café, além de considerar a significante denominação do lugar. Os trabalhos inseridos nesse contexto propõem ativar espaços e relações de vizinhança, os hábitos da leitura, da procura, do cafezinho…

Alguns exemplos: determinados livros ganharão sobrecapas especialmente desenhadas para a ocasião e que podem ser levadas peloscumplice_Martha frequentadores que adquirirem os exemplares, outros volumes vão acolher cartas de amor “esquecidas” por suas destinatárias, biscoitos com a palavra “imagem” inscrita na superfície serão acompanhados por instruções para ação.

Participam da inserção os seguintes artistas: EDUARDO MONTELLI, ELIDA TESSLER, LETÍCIA BERTAGNA, LETÍCIA LAMPERT, FERNANDA GASSEN, HELENE SACCO, MÁRCIA SOUSA, MARINA JERUSALINSKY, MARTHA GOFRE, MAYRA REDIN e VÂNIA SOMMERMEYER.

A inserção PALAVRA HABITADA terá início dia 31 de maio, e os trabalhos permanecerão por tempo indeterminado, conforme as especificidades de cada um. O evento de abertura ocorrerá no dia 31 das 18h30 às 21h. A entrada é franca.

A Palavraria funciona de segunda a sábado, no horário das 11h às 21h.

Para mais informações, contatar Marina Jerusalinsky: marijeru@gmail.com

Fone: (51) 9924-2353.

.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Programação de 27 de maio a 1º de junho de 2013”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2013
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 615,192 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: