11
jun
13

Vai rolar na Palavraria, nesta quarta, 12: Lançamento do livro Ecoplamento, de Gert Schinke

program sem

.

 

12, quarta, 19h: Lançamento de livro Ecoplamento, de Gert Schinke (Editora Insular).

ecoplamentoA teoria do ‘Ecoplamento’ explica o processo de assimilação das questões ecológicas por parte do sistema capitalista global, tanto ao nível do discurso político quanto ao nível da economia. Evidencia como se operam as relações das diferentes ‘ações/medidas ambientais’ em suas interfaces nas diversas esferas territoriais e institucionais, desvendando os bloqueios e contramedidas que o sistema capitalista mundial coloca diante de toda ‘ação/medida de caráter ecológico’, de forma a neutralizá-la nas esferas territoriais e institucionais similares ou superiores, sob a forma da conhecida ‘maquiagem verde’.

“O autor nos oferece a oportunidade de uma profunda reflexão das artimanhas do sistema capitalista para nos colocar em um verdadeiro engodo de possibilidades e promessas que a tecnologia nos salvará do colapso em curso, segundo ele, protelando sempre as mudanças necessárias na estrutura política socioambiental. O ineditismo da ‘teoria do ecoplamento’, que inova e agrega um novo conceito na ecologia política, possibilita entendermos de forma clara, a relação política com as questões ambientais. (…) Esta é uma obra que vem de forma criativa e simples oportunizar a todos, desnudar, descortinar a maquiagem verde, chamada de sustentabilidade pelo capital, para evitar a mudança estrutural que se faz necessária para termos uma ecologia efetiva e eficiente, com ênfase nas relações sociais, uma ecologia socioambiental, não uma sustentabilidade apenas do sistema financeiro capitalista, mas uma que esteja a serviço da vida em todos os níveis.” (Carlos Roberto Vieira)

Gert Schinke - PBGert Schinke, historiador e ecologista, foi vereador pelo PT e pelo PV em Porto Alegre. Atualmente vivendo em Florianópolis, SC, coordena o Centro de Direitos Humanos da Grande Florianópolis e o Movimento de Saneamento Alternativo (Mosal) e preside o Instituto para o Desenvolvimento de Mentalidade Marítima (Inmmar), além de ser coordenador geral da Federação das Entidades Ecologistas Catarinenses. Em 1986, publicou o livro Ecologia Política (Tchê! Editora), “manifesto ecológico, escrito sob a ótica marxista”.

.

 

 


0 Respostas to “Vai rolar na Palavraria, nesta quarta, 12: Lançamento do livro Ecoplamento, de Gert Schinke”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


junho 2013
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias

Blog Stats

  • 807.968 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com