16
jun
13

Vai rolar na Palavraria, nesta quarta, 19: A poesia de Mario Benedetti, no Ciclo de poetas de Língua Espanhola.

program sem

.

19, quarta, 19h: A poesia de Mario Benedetti, atividade inaugural do Ciclo de poetas de Língua Espanhola. Coordenação da Professora Raquel Grossman. Participação especial de Javier Muriel,  Carmen Galet Macedo,  Felix Gonzalez, Zandra Arguello e Jane Felipe.

Inaugura-se esta edição do CICLO DE POETAS DE LÍNGUA ESPANHOLA com a poesia de Mario Benedetti, a partir das leituras de alguns de seus instigantes poemas, que nos provocam, nos desacomodam e despertam nossas mais profundas sensibilidades. Convidadas/os lerão poemas de Mario Benedetti, ressaltando aquilo que lhes toca em cada poesia selecionada. O público presente, se assim o desejar, poderá participar, através da seleção e leitura de outras poesias do autor em tela.

mario_benedettiSobre Mario Benedetti (1920-2009): nasceu em Pasos de lós Toros, Uruguai. Poeta, escritor e ensaísta, iniciou sua carreira literária em 1949, quando publicou seu primeiro livro de contos. Considerado um dos principais autores uruguaios, Benedetti escreveu mais de 80 livros de poesia, romances, contos e ensaios, assim como roteiros para cinema. Seu último livro foi “Biografía para Encontrarme“.

Coordenação geral:

raquel grossmanProfª Raquel Grossman Uruguaia, reside no Brasil há muitos anos. Formada em nutrição pela Faculdade de Medicina de Montevidéu; professora de música pelo Conservatório Musical Kolischer, Montevidéu. Atualmente leciona o idioma espanhol, ministrando aulas particulares, em grupos, conversação, bem como na preparação de profissionais nas diversas áreas de atuação. Coordena seu próprio curso e  as atividades culturais bilíngues em espanhol-português.

Participações especiais:

Javier MurielProf. Dr. Javier Muriel – espanhol, Doutor em Ciências Matemáticas, Mestrado em Estatística e Investigação Operativa, Catedrático de Bacharelado e professor da Universidad de Extremadura, Espanha. Investigador do grupo de DEPROFEX.  Atualmente faz seu estágio pós-doutoral na UFRGS.

carmen galet macedoProfª Drª Carmen Galet Macedo: espanhola, Doutora em Filosofia e Ciências da Educação. Professora da Universidad de Extremadura, Espanha. Possui alguns estágios internacionais nas universidades de Camaguey (Cuba), San José (Costa Rica) e Mons Hainaut (Bélgica). Pesquisadora do grupo “Estudios jurídicos y sociales” sobre violência de gênero e menores, com várias publicações na área. Atualmente faz seu estágio pós-doutoral na UFRGS.

 felix gonzalezProf. Dr. Felix Gonzalez: colombiano, formado em Medicina Veterinária pela Universidad Nacional de Colômbia. Mestre em Fisiologia Animal pela mesma universidade e doutorado em Bioquímica e Fisiologia Animal (Universidade Federal de Viçosa/MG). Possui pós-doutorado em Bioquímica Clínica (Universidad de Murcia, Espanha) e em Metabolismo de Bovinos Leiteiros (Universidad de Santiago de Compostela, Lugo, Galícia/Espanha). Poeta nas horas vagas.

zandra argueloProfª Zandra Arguello: nicaraguense, psicóloga pela Universidad Nacional Autonoma de Nicarágua (UNAN), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRGS) e Especialista em Educação Infantil pela mesma universidade. Atualmente, trabalha no Colégio Leonardo da Vinci/Alfa.

jane felipeProfª Drª Jane Felipe – carioca, é professora de graduação e pós-graduação da FACED/UFRGS. Psicóloga (UFRJ), Mestre (UFF/RJ) e doutora em Educação (UFRGS). Pós-doutorado em Cultura Visual (Universidad de Barcelona). Atualmente coordena a pesquisa Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte. Possui inúmeras publicações na área de gênero, sexualidade, infâncias e educação.

Ciclo de poetas de língua espanhola

Este projeto se propõe a compartilhar as obras de poetas de língua espanhola consagrados pelo público e pela crítica literária.  Através de leituras públicas realizadas por convidados/as, discutir-se-á de que forma as poesias escolhidas lhes tocam e quais os temas que elas podem suscitar em suas vidas. A fruição e o deleite que tais poemas podem proporcionar e os modos pelos quais estes podem nos capturar, nos convidam a perceber a poesia como manifestação sensível da vida, em seus embates, dores e prazeres. Tais encontros também objetivam divulgar e incentivar a apreciação da poesia como arte, bem como o aprendizado do idioma espanhol através destes e de outros eventos culturais. Ao longo do ano de 2013 serão três encontros (bimestrais), sempre às quartas-feiras, nos meses de junho, agosto e outubro.

Datas:

19/06/13, às 19 h – Mario Benedetti – Uruguai
21/08/13, às 19 h – Basílio Sanchez – Espanha
16/10/13, às 19 h – Pablo Neruda – Chile

.

.

.

.


0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta quarta, 19: A poesia de Mario Benedetti, no Ciclo de poetas de Língua Espanhola.”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


junho 2013
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Categorias

Blog Stats

  • 740.578 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: