15
jul
13

Programação de 15 a 20 de julho de 2013

program sem

.

16, terça, 19h: Confraria de Leitura Reinações: O menino que gostava de ser,  de Georgina Martins. Coordenação de Liza Petiz.

confraria

.

.

17, quarta, 19h: Lançamento do livro Políticas da diversidade: (in)visibilidades, pluralidade e cidadania em uma perspectiva antropológica, de Denise Fagundes Jardim, Laura Cecília López, Daniel Etcheverry, Alex Martins Moraes e Fanny Longa Romero. (Editora da UFRGS)

capa politicas diversidade

Este livro trata do tema da interculturalidade e traz à tona os processos de invibilização e hipervisibilização de protagonistas e coletividades diante das intervenções e debates públicos. Mais do que evidenciar o surgimento de “novos atores” que corporificam a diversidade cultural, apresentam-se os desdobramentos e dinâmicas da luta por novos sentidos, por outras formas de se auto-representar e pela capacidade em vir a ser um protagonista, relevantes em arenas públicas do reconhecimento social. Os artigos reunidos versam sobre processos de (in)visibilização de protagonistas e o modo como tal luta simbólica reativa discursos sobre a diversidade cultural.

.

.

18, quinta, 19h: Lançamento do livro A vaca transparente, de Cláudio Levitan (Editora Libretos). Bate-papo do autor com Luis Fernando Verissimo e Edgar Vasques.

poster vaca

capa a vaca tranparenteCom Levitan, Luís Fernando e Edgar vão tratar da década de 70, data de origem de A Vaca Transparente que foi parcialmente publicada em fascículos na publicação Pato Macho, que, nanica, não resistiu por muitas edições.

A Vaca Transparente é uma novela com textos e ilustrações de Claudio Levitan, apresentada em projeto gráfico da Prime Design. Conta a história de Dânuta e Tipístolo, dois grandes amigos aventureiros que encontram uma verdade universal e precisam difundí-la. Porém, a verdade é proibida e aí começam seus problemas. A luta entre a descoberta e a revelação de uma importante verdade, no livro A Vaca Transparente, acontece de diversas formas: em quadrinhos, em texto, de uma forma gráfica que oscila entre palavras dominadora ou singelos e discretos comentários. Esta história de Levitan começou a ser escrita para o jornal Pato Macho, nos anos 1970. No entanto, depois de alguns números publicados, o jornal foi fechado, junto a outros títulos da imprensa nanica. Levitan deixou a novela sem fim e agora rende homenagem a todos os seus leitores. E nos conta a história completa em A Vaca Transparente. Quando decidimos publicar este livro, em janeiro de 2013, nunca imagináramos que ele poderia estar tão atual, tendo em vista a realidade brasileira a partir deste junho de 2013. Manifestações, futebol, censura e manipulação. Parecia ser apenas memória. E era o inconsciente coletivo.

claudio levitan2Cláudio Levitan, (8 mar 1951, Porto Alegre, RS) é arquiteto, com mestrado na Inglaterra, mas suas atividades atuais são a música e a literatura infantil. Autor dos CDs O Primeiro Disco, Minha Longa Milonga, Opereta Pé de Pilão, Projeto LP, Canções do Livro das Crianças Perdidas e Avulsas, com os quais ganhou vários prêmios, entre eles, Açorianos, Tibicuera, Itaú Cultural e o reconhecimento da UNESCO com o seu trabalho Minha Longa Milonga, “pelo respeito à diversidade, à tolerância e ao diálogo cultural”. Escreveu o livro infantil O Porão Misterioso, L&PM, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; Pimenta do Reino em Pó, L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas; escreveu Tangos e Tragédias em Quadrinhos, com desenhos de Edgar Vasques, L± participou de antologias de contos como Caio de Amores, Nós, os gaúchos, Contos no Solar, 101 que Contam, Brevíssimos e Histórias de Quinta. Transformou em História em Quadrinhos o livro-poema Pé de Pilão, de Mario Quintana, L&PM.

.

.

20, sábado, 18h: Sarau Musical – Leitura de crônicas do livro Lógicas invertidas, de Claudia Coelho & pocket musical com Robson Serafini e Fernando Cassiano Barcellos.

sarau claudia coelho

claudia coelhoCláudia Coelho nasceu em Porto Alegre, é formada em Psicologia desde 1993 pela PUCRS. É  Psicóloga Clínica e Consultora em Gestão de Pessoas. Especialista em Psicologia do Trânsito e  Projetos Sociais e Culturais.  Atua em  avaliações psicológicas comocredenciada  do DETRAN/RS e  Polícia Federal. Sem dúvida, a característica polivalente da autora propiciaram-lhe vivências enriquecedoras e multifacetadas. É aluna de  Desenho e Pintura  do Atelier Livre  da Prefeitura de Porto alegre,  onde desenvolve trabalhos que dialogam com suas crônicas. As crônicas aqui publicadas estão em Lógicas Invertidas – crônicas / Cláudia Coelho ( Evangraf, 2012). Em 2008  começou a escrever suas primeiras crônicas em seu blog (http://psiclaudiacoelho.blogspot.com.br/).

.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Programação de 15 a 20 de julho de 2013”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


julho 2013
S T Q Q S S D
« jun   ago »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Categorias

Blog Stats

  • 615,193 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: