11
ago
13

Programação de 12 a 17 de agosto de 2013

program sem

.

13, terça, 19h: Lançamento do livro Terra Mátria – A família brasileira de Thomas Mann, de Karl-Josef Kuschel, Frido Mann e Paulo Astor Soethe (Editora Civilização Brasileira).

.

terra mátria

terra mátriaNão é por acaso que Thomas Mann, um dos mais conhecidos escritores alemães, atribuiu ao Brasil, em 1943, a designação de “terra mátria”. Ele e seu irmão, Heinrich Mann, também escritor, são filhos da brasileira Julia da Silva-Bruhns, que nasceu em 1851 em Paraty, no Rio de Janeiro.

Este livro pretende investigar os vestígios que o Brasil deixou em Julia Mann e nas gerações seguintes dessa família, em especial nas obras de Thomas e Heinrich Mann. O estudo escrito a três mãos por Karl-Josef Kuschel, Frido Mann e Paulo Astor Soethe, interlocutores de longa data, combina pesquisa histórica e documental, reflexão literária e envolvimento pessoal com o tema.

A obra traz dezenas de documentos inéditos que revelam “o debate de literatos e intelectuais de língua alemã do século XX sobre o país latino americano”, como explicam os autores. Nomes de brasileiros como Sérgio Buarque de Holanda, Érico Veríssimo e Gilberto Freyre também participam da discussão ao lançar um novo olhar sobre textos já conhecidos e refletir sobre as relações entre a produção literária alemã e a cultura brasileira.

.

.

17, sábado, 18h: Lançamento do livro Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação, organizado por Vera Peroni (Editora Liber Livro).

Capa Redefinições das fronteirasEste livro tem como objetivo apresentar resultados parciais da pesquisa  “Parcerias entre sistemas públicos e instituições do terceiro setor: Brasil, Argentina, Portugal e Inglaterra e as implicações para a democratização da educação”, que busca entender como países com trajetórias distintas em termos de papel do Estado na consecução do direito à educação vivenciam esse período particular do capitalismo e as consequentes mudanças na relação entre o público e o privado e a intervenção da lógica do privado na educação pública. A ideia é conhecer a produção internacional, avançar nos estudos do referencial teórico metodológico e estabelecer um diálogo mais sistemático com grupos de pesquisa que estudam o tema nas suas realidades.

.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Programação de 12 a 17 de agosto de 2013”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 620,337 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: