20
ago
13

Vai rolar na Palavraria, nesta quinta, 22: Palavreio Avesso, com Leandro Maia e Jorge Falkembach (Especial 10 Anos da Palavraria)

program sem

.

22, quinta, 19h: Palavreio Avesso, com Leandro Maia & Jorge Falkembach (Especial 10 anos da Palavraria)

Palavreio Avesso comemora o Aniversário da Palavraria. É um pocket que apresenta as canções de Leandro Maia e trechos dos contos de Jorge Falkembach. Voz, violão e leituras. Na mesma ocasião ocorre a sessão de autógrafos do livro Avesso, de Jorge Falkembach, de caráter biográfico, no qual o músico Leandro aparece como protagonista.

palavreio - leandro maia

Considerado um dos dez melhores discos brasileiros de 2008 pela imprensa de Porto Alegre, Palavreio é um cd gravado de um livro e apresenta canção impregnada de literatura. A obra caracteriza-se como um tratado autoral em três partes sobre canção brasileira: Palavra de Papel (poemas), Palavra Dita (poemas recitados) e Canção, onde realiza o percurso da palavra falada à palavra cantada. Palavreio tem a produção musical de Pedrinho Figueiredo, integrante do quarteto de Renato Borghetti há 20 anos, e ilustrações de Jorge Herrmann, músico e artista plástico de prestígio na capital gaúcha.  O disco conta com diversas participações especiais, como Hique Gomez (Tangos e Tragédias), Luciano Maia (Quartcheto) e Ernesto Fagundes (Os Fagundes), além de trazer a sonoridade de mais de 20 músicos do primeiro time do cenário gaúcho.

Dialogando com poetas, escritores e compositores como Luís de Camões, João Simões Lopes Neto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, João Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa, Chico Buarque, Caetano Veloso, Vitor Ramil, entre outros, Leandro Maia depura o conceito de antropofagia e tropicalismo, misturando formas eruditas e populares. Em suas canções aparecem citações de Villa-Lobos, Lennon e Mcartney, Richard Wagner, J.S. Bach, Kurt Cobain, além de literatura de cordel, haikai e poesia concreta. Este trabalho também rendeu a Leandro Maia o Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação. (e-Cult)

leandro maiaLeandro Maia é cantor, violonista e compositor. Mestre em Letras – Pós Graduação em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Luso-Africanas, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com a dissertação Quereres de Caetano: da canção à Canção, 2007. Licenciado em Música, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com o trabalho de conclusão O professor de música no trânsito entre dois mundos, 2002. Prêmio Açorianos – Revelação e Troféu Cultura RBS pelo Cd-Livro “Palavreio”. Vem realizando palestras e conferências no Brasil e no exterior sobre o tema ‘Poética da Canção’, palestra-show que já foi apresentada em diversos eventos e universidades do exterior. Atualmente vive na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, onde se dedica ao trabalho artístico, à produção cultural e à docência junto ao Centro de Artes da UFPEL. Está lançando em setembro  o disco infantil intitulado “Mandinho”, expressão típica da cidade de Pelotas para designar a primeira infância.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Avesso, primeiro livro de Jorge Falkembach na área da literatura, reúne três textos. O primeiro, chamado “Uma fantasia infantil”, é baseado em uma história de sua infância que se prolonga à vida adulta. Já o segundo, chamado “Uma saia mais que justa”, retrata o encantamento de Jorge com a cidade de Buenos Aires e é baseado em algumas situações vividas por ele na capital da Argentina. O terceiro texto, chamado “Capivara e eu”, é baseado no acidente ocorrido em 2005, que o deixou sete meses em uma cadeira de rodas, três meses de muleta e um ano e quatro meses de bengala.

jorge_falkembachJorge Falkembach é engenheiro, professor universitário e psicólogo. Em 1942 nasceu em Santa Maria. O 1944 já o encontrará em Vila Olimpo – hoje Pedro Osório – e de lá por 1954 tomou o rumo de Bagé e por ali teve que se haver com o “nascimento” que a puberdade impõe, Se perguntado onde nasceu, diz direto: Bagé! Quando a universidade pediu vez tomou o rumo de POA, e por aí foi se descobrindo professor de matemática/física e em engenheiro civil se constituiu…Ijui será novo rumo, a partir de 1971, e por ali se aquerenciou. Na Unijuí encontrou alentos e construiu cenários. Por 1996 se reinaugurou em nova empreitada, formou-se em psicologia e tendo como fundo Freud/Lacan, se exerce não mais como professor/engenheiro, mas como terapeuta. Encontra, também, tempo para escrever sobre as coisas que lhe transbordam.

.

.

 

.

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta quinta, 22: Palavreio Avesso, com Leandro Maia e Jorge Falkembach (Especial 10 Anos da Palavraria)”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


agosto 2013
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 614,966 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: