26
set
13

Vai rolar na Palavraria, nesta segunda, 30, lançamento do livro O duplo, de Otto Rank. Debate O duplo na literatura e no cinema, com Ana Maria Lisboa de Mello e Sissa Jacoby

program sem

.

30, segunda, 19h: Lançamento do livro O duplo, de Otto Rank (Editora Dublinense). Debate O duplo na literatura e no cinema, com Ana Maria Lisboa de Mello e Sissa Jacoby.

o duplo

Livro do psicanalista austríaco, que estava fora de catálogo no Brasil desde 1939, ganha edição nova com tradução direto do alemão

Otto Rank foi, depois de Freud, o mais prolífico entre os primeiros psicanalistas, com dezenas de trabalhos publicados. Entre eles, está O duplo: um estudo psicanalítico, em que investiga a duplicidade do Eu na literatura, no cinema ou em outras artes. O livro estava fora de catálogo no Brasil desde 1939.

O duplo: um estudo psicanalítico, publicado pela Dublinense, terá lançamento em Porto Alegre no dia 30 de setembro de 2013 (segunda-feira), a partir das 19h, na Palavraria, onde acontecerá o debate “O duplo na literatura e no cinema”, com a presença das professoras da PUCRS Ana Maria Lisboa de Mello e Sissa Jacoby, coordenadoras do projeto e responsáveis pela edição do livro.

A partir de um verdadeiro passeio literário, passando por autores como E. T. A. Hoffmann, Edgar Allan Poe, Fiodor Dostoiévski, Adelbert von Chamisso e Oscar Wilde, entre inúmeros outros, Otto Rank conduz os seus leitores pelos caminhos do problema do duplo. Analisando obras e autores e fundamentando a sua argumentação em um amplo apoio teórico proporcionado pela obra dos estudiosos do tema, tanto nos campos da antropologia, da história dos mitos, da história do folclore e das superstições, mas, sobretudo, da psicanálise, o autor demonstra que o tema do duplo encontra-se intimamente referido à primordial relação que o homem mantém com as questões da vida e da morte.

No texto de apresentação, a psicanalista Maria Alice Timm de Souza explica a importância do livro. “Rank, que participou do círculo mais próximo de Freud por aproximadamente vinte anos, construiu, em O duplo, uma obra fundamental não só para os estudiosos da literatura e da psicanálise, como também para o leitor interessado em conhecer um tema que comparece sob múltiplas formas na arte e na vida”.

Gradiva Editorial é uma coleção de obras, com curadoria de Ana Maria Lisboa de Mello, dedicadas a recuperar peças fundamentais da literatura e da teoria, sempre em edições comentadas. O duplo inaugura a coleção.

otto rankOtto Rank, psicólogo, psicanalista, escritor e professor, nasceu em Viena, Áustria, em 1884. Proveniente de uma infância pobre, tornou-se serralheiro enquanto o irmão estudava Direito, pois os pais não podiam pagar a universidade para os dois ao mesmo tempo. Rank foi desde cedo um leitor incansável, tendo se aprofundado em filosofia e literatura. Por volta de 1900, leu A interpretação dos sonhos e foi apresentado a Freud. O brilhantismo do jovem logo despertou a simpatia de Freud, que o ajudou a prosseguir nos estudos, e resultou na sua nomeação como primeiro secretário da Sociedade Psicanalítica de Viena em 1906. Rank obteve o doutorado na Universidade de Viena, em 1912, sendo o primeiro a fazê-lo com uma tese de assunto psicanalítico. Nesse mesmo ano, fundou a Imago — publicação especializada na aplicação da psicanálise às ciências culturais — e, em 1919, com Freud, o Internationaler Psychoanalytischer Verlag, do qual passou a ser o maior responsável. A ruptura com o mestre, depois de 20 anos de parceria, o levou à França (1926) e, mais tarde, aos Estados Unidos (1935), onde se fixou definitivamente até sua morte, que ocorreu em 1939, em Nova Iorque.

A editora – A Dublinense foi criada em 2009 com o objetivo de formar um catálogo eclético. Os valores que norteiam a editora são o apuro com a palavra e o cuidado gráfico. A linha editorial da Dublinense está direcionada principalmente para os gêneros tradicionais da literatura de ficção, mas compreende também livros de negócios, ensaios, relatos e esportes. Seus sócios e idealizadores são Gustavo Faraon e Rodrigo Rosp.

LANÇAMENTO DE O DUPLO, com debate.
Data e horário: 30 de setembro de 2013 (segunda-feira), a partir das 19h.
Local: Palavraria (Rua Vasco da Gama, 165 | Bom Fim | Porto Alegre | RS).
Preço: R$ 37,90 (exemplar) / Formato: 13 x 19 cm / 160 páginas

.

.

.

 

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta segunda, 30, lançamento do livro O duplo, de Otto Rank. Debate O duplo na literatura e no cinema, com Ana Maria Lisboa de Mello e Sissa Jacoby”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


setembro 2013
S T Q Q S S D
« ago   out »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  

Categorias

Blog Stats

  • 610,041 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: