01
out
13

Vai rolar na Palavraria, nesta sexta, 4, lançamento do livro Palavra que sim, poemas de Cícero Galeno Lopes. Apresentação do livro por Fabiane Resende e Rafael Jardim

program sem

.

 

04, sexta , 19h: Lançamento do livro Palavra que sim, poemas de Cícero Galeno Lopes. Apresentação do livro por Fabiane Resende e Rafael Jardim.

cp palavra que simAmplitude temática que percebe tanto a simplicidade prosaica da rotina diária quanto revisita os grandes temas atemporais e abstratos, relativos à condição humana, a que se soma farta erudição, cristalina nas epígrafes e propostas de releituras, numa extensa e criativa interlocução com textos da literatura mundial e brasileira, em seus diversos gêneros; com letras de música de Villa-Lobos a John Lennon e Chico Buarque de Holanda; com textos jornalísticos e ainda com alguns extraídos de lendas e dos cancioneiros populares: assim é o segundo livro de poemas de Cicero Galeno Lopes, profícuo ensaísta e escritor de ficção, orador contagiante e poeta sensível e inteligente.

Palavra que sim expressa um lirismo intimista de extrema poeticidade, capaz de captar a singeleza e a magia dos elementos da natureza, pelo exercício contemplativo, ao mesmo tempo em que empreende releituras críticas do contexto social mundial e brasileiro, observado desde o processo exploratório de colonização até o presente vivido pelo homem e pela sociedade contemporâneos. Numa atmosfera de desilusão, que se mostra na lágrima e no sentimento de solidão, o eu lírico flagra a arrogância, a hipocrisia, a dominação, a não aceitação do outro, a alienação diante da tevê, os maléficos efeitos do regime ditatorial, os problemas ambientais e os maus-tratos com a Terra, contingências em que vêm se dando as relações humanas, observadas na abstração e na concretude diária, pontual.

O trabalho com o tempo, já observado em Vidamundo (2012), tem continuidade neste volume, manifesto no modo como o homem lida com ele, sua passagem e a imperiosa necessidade de aproveitá-lo. Há aqui o reconhecimento da finitude humana e do presente como tempo de dominações e de impessoalidade.

O inusitado linguístico, resultado de um caprichoso trabalho com a exploração e a articulação da palavra em todos os seus níveis – fônico, lexical, sintático e semântico – é característica das três partes em que se divide o volume, respectivamente, Imagens, Perspetivas e Reflexões. Todas interligadas pela pertença ao campo semântico da visão, do ponto de vista, aqui considerados múltiplos, conforme indica o uso plural dos três termos.

Palavra que sim é, pois, minucioso e ricamente elaborado. Portanto, exige do leitor e o desacomoda; mas sobretudo o envolve e o delicia. À leitura, então! À boa leitura!

Fabiane Resende

 

Cícero Galeno LopesCícero Galeno Lopes é Licenciado (UCPel), Especialista (UFSM), Mestre (PUCRS) e Doutor (UFRGS) em Letras. É ensaísta, ficcionista, poeta e articulista em jornais. Como docente de ensino superior,  dedica-se à literatura brasileira, de modo especial à sul-rio-grandense. Como editor, planejou, criou, editou e consolidou revistas acadêmico-científicas e uma série de cadernos universitários, entre 1996 e 2004. Publicou três livros de contos pela Editora Movimento, de Porto Alegre: Conto e ponto (1999), A curva da estrada (2000) e A viagem (2005) e o livro de poemas Vidamundo (2012).

.

.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta sexta, 4, lançamento do livro Palavra que sim, poemas de Cícero Galeno Lopes. Apresentação do livro por Fabiane Resende e Rafael Jardim”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


outubro 2013
S T Q Q S S D
« set   nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Categorias

Blog Stats

  • 626,680 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: