01
dez
13

Programação de 2 a 7 de dezembro de 2013

program sem

.

02, segunda, 19h: Clube de Leitura – Livro, de José Luís Peixoto. Mediação de Telma Vaitses.

cp livro

O escritor português José Luís Peixoto recria neste romance o sabor das grandes narrativas de formação. A vida de Ilídio, o protagonista, é o relato de uma perseguição que começa no dia traumático em que a mãe o abandonou na infância, avançando através de seu amor pela delicada Adelaide. Determinada a afastar os jovens amantes, a tia de Adelaide a obriga a emigrar para Paris, seguindo o caminho que fizeram mais de um milhão de portugueses entre os anos 1960 e 1970. De Ilídio, Adelaide carrega só um livro, que recebeu de presente – o mesmo livro que a mãe lhe entregou quando era menino, dizendo que voltava logo. Na França, a existência de Adelaide é um esforço contínuo para preencher vazios. Mais por infelicidade do que por felicidade, casa-se. Também um livro a conduz a esse marido que parece mais apaixonado pela política do que pela mulher. O sonho de um reencontro é tortuoso. Mas Ilídio resolve viajar para a França em busca da amada, deixando para trás o pedreiro Josué, o homem que o criou. Cartas que não chegam aos destinatários, buscas que não se completam e amores difíceis trançam este delicado romance, no qual a dor se afirma como primeira condição do existir.

josé luís peixotoJosé Luís Peixoto nasceu em 1974, em Galveias, Portugal. Jovem revelação literária, estudou línguas e literaturas modernas (inglês e alemão) na Universidade Nova de Lisboa. Em 2001, recebeu o Prêmio José Saramago com o romance Nenhum olhar. Seus livros foram traduzidos para cerca de vinte idiomas.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

 

Clube de Leitura Penguim/Companhia das Letras – Palavraria

Inscrições gratuitas

O Clube de Leitura reúne, preferencialmente na primeira segunda-feira de cada mês, pessoas interessadas em ler e trocar idéias sobre obras da literatura clássica e contemporânea.

A primeira reunião foi em novembro de 2012, e discutiu o livro Terra Sonâmbula, de Mia Couto. Já foram enfocados Se um viajante numa noite de inverno (Italo Calvino), Barba ensopada de sangue (Daniel Galera), Caixa preta (Amoz Oz), Jacob, o mentiroso (Jurek Becker), A ausência que seremos (Héctor Abad), Risíveis amores (Milan Kundera), , O pintor de batalhas (Arturo Pérez-Reverte), A infância de Jesus (J. M. Coetzee), A máquina de Joseph Walser (Gonçalo M. Tavares), Há quem prefira urtigas ( Junichiro Tanizaki) e  Todos os homens são mentirosos (Alberto Manguel).

Em cada reunião os participantes escolhem as obras a serem discutidas nos próximos encontros e os respectivos mediadores, que serão sempre alternados.

Os participantes do Clube de Leitura terão um desconto de 10%, ao adquirirem na Palavraria os livros destinados à discussão.

 

Informações e inscrições na Palavraria
Rua Vasco da Gama, 165 – 51 3268 4260 – de segunda à sexta das 11 às 21h
ou pelo email palavraria@palavraria.com.br.

.

.

.

02, segunda, 19h: Lançamento do livro Infâncias, gênero e sexualidade: nas tramas da cultura e da educação, de Jane Felipe, Bianca Salazar Guizzo e Dinah Quesada Beck (organizadoras) (Editora da ULBRA).

infâncias, gênero e sexualidadeEste livro tem por objetivo contribuir para fortalecer, ampliar e aprimorar os debates acerca da produção e da construção das infâncias em articulação com as questões de gênero e sexualidade. Nosso desejo é que ele sirva de interlocução nas escolas com professoras, famílias e demais interessados nos temas da infância.

As organizadoras

jane felipeJane Felipe. Professora pesquisadora de graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero. Possui pós-doutorado na área de Cultura Visual, pela Universidad de Barcelona; doutorado e mestrado em Educação, respectivamente pela UFRGS e UFF/RJ; graduação e Licenciatura Plena em Psicologia pela UFRJ.  Integra o GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero – e o GEIN – Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infâncias. Dentre suas publicações mais recentes, se destacam: uma das organizadoras do livro Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na Educação (Vozes, 2012); Diversidade sexual na educação: problematizações sobre homofobia nas escolas (UNESCO, 2009); Sexualidade nos livros infanto-juvenis, In: MEYER, Dagmar et al. (org.). Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens (Mediação, 2012). Coordena atualmente, em parceria com a Universidad de Extremadura, Espanha, a  pesquisa “Violências de gênero, amor romântico e famílias: entre idealizações e invisibilidades, os maus tratos emocionais e a morte”.

bianca salazar guizzoBianca Salazar Guizzo. Professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil – PPGEDU/ULBRA, na linha de pesquisa Infância, Juventude e Espaços Escolares. Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela UFRGS. Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero -, vinculado ao PPGEDU/FACED/UFRGS. Atua principalmente com os seguintes temas: políticas públicas e legislação da educação básica, infância, gênero, sexualidade, raça/etnia, mídia, cultura visual e educação infantil, possuindo varias publicações na área.

dinahDinah Quesada Beck. Professora pesquisadora do Instituto de Educação da FURG, formada em Pedagogia pela mesma universidade. Mestre em Educação (UFPel) e Doutora em Educação (UFRGS). Integrante do GEERGE – Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero -, vinculado ao PPGEDU/FACED/UFRGS. Atua principalmente com os seguintes temas: infâncias, gênero, sexualidade, consumo, erotização, educação, possuindo varas publicações na área.

.

As autoras e autor

belloAlexandre Toaldo Bello. Professor pesquisador, licenciado em Educação Física (UFRGS), especialista em Educação Infantil, mestre em Educação e em fase de conclusão do doutorado, pela UFRGS, com a tese intitulada “Pecuária” do amor: relações afetivo-sexuais das jovens em uma escola da periferia de Porto Alegre. Atualmente é professor da rede municipal de Porto Alegre.

liliane madrugaLiliane Maduga Prestes. Licenciada em Pedagogia, possui as seguintes especializações: Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisão Escolar, Psicopedagogia e Deficiência Mental. Foi Pró-reitora de Ensino da UERGS e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS. Atualmente está concluindo seu doutorado na UFRGS, com a temática de jogos para crianças na rede e exerce o cargo de coordenadora Pedagógica da Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, do Centro de Educação da UFSM.

Suyan 2Suyan Maria Castro Ferreira. Professora pesquisadora da FAPA e da rede privada de ensino. Pedagoga (PUC), Mestre e doutora em Educação (UFRGS), com a tese intitulada “Histórias de amor para sempre, histórias de amor para nunca mais”: o amor romântico na literatura infantil.

zandra argueloZandra Elisa Argüello Argüello. Psicóloga (Universidad Nacional Autônoma de Nicarágua), especialista e mestre em Educação (UFRGS). Atualmente trabalha no Colégio Leonardo Da Vinci Alfa.

.

.

.

.

.

04, quarta, 19h: Lançamento do livro Recortes para álbuns de fotografia sem gente, de Natália Borges Polesso (Editora Modelo de Nuvem).

recortes para albumFinalista do Prêmio Açorianos 2013, o livro de estreia de Natalia Borges Polesso, Recortes para álbum de fotografia sem gente, é uma compilação de narrativas curtas, algumas já publicadas em jornais e antologias e outras inéditas. São 51 contos que se integram na temática por querer fazer-se ouvir algo que, com cadência, repete-se e repete-se por necessidade. É um livro de coisas não ditas que escapa das narrativas mais lineares e que se integra à prosa poética. Entre cuidados quebradiços e impedimentos anunciados bem no meio das vontades, Natalia experimenta, em nível estético, paisagens internas e seus efeitos. A autora mergulha no não-dito das relações e, na inexistência ou impossibilidade de acontecimentos maiores, escreve grandes histórias do que restou de fragmentos em nossas vidas.

natalia borges polessoNatalia Borges Polesso nasceu em 1981. É escritora, professora, tradutora, revisora e equilibrista do tempo. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade pela UCS e doutoranda em Teoria da Literatura na PUCRS. Autora premiada com contos e poesias em concursos literários, tem contos publicados em jornais, revistas, blogs e portais literários.

.

.

.

.

05, quinta, 19h: Lançamento do livro Imaginário, de Gabriel Ciareto (Editora Vivilendo).

.

.

.

06, sexta, 19h: Lançamento do CD Canções para todos os amores, de Paulo Stekel. Pocket musical com o autor.

Capa_CD Canções para todos os amores “Canções Para Todos os Amores”, novo álbum de Stekel (Canoas – RS), é o décimo de sua carreira independente, e tem como diferencial duas novidades: é o primeiro com todas as músicas cantadas em Português; marca uma nova fase, mais romântica e popular, sem deixar de lado o viés espiritual universal das letras já conhecidas em músicas apreciadas pelo público em álbuns anteriores (“Amor-Alma”, “Sonhos”, “Iguais”). Na verdade, se trata de um álbum de pop alternativo que passeia por influências de vários estilos, chegando a um resultado final agradável e inspirador.

O pocket show contará com a participação dos músicos porto-alegrenses Super Gisele (cantora e produtora que já gravou singles com Stekel) e André de Souza (músico e produtor). A entrada é franca.

Digital imageStekel, além de músico e produtor, é escritor poliglota, especialista em línguas sagradas. Filho de músico, após muitos anos pesquisando a relação entre Canalização, Cabala e Música, passou a desenvolver um trabalho específico com música espiritual. Tem trabalhado com palavras sagradas hebraicas e sânscritas no processo de fazer música codificada. Agora, com o novo álbum, pretende aliar o estilo “místico” de sua música a uma sonoridade mais popular. Tem publicado os seguintes àlbuns: Qadosh – Música Canalizada & Mantras Codificados (2008), Galaktika – an internal space travel (2009), Fluindo Reiki… Natureza (2010), Fluindo Reiki… Mantras (2010), Stekel – remixes & new songs 2010 (2010), Sacred Voices (2010), The Planets – for XXIst Century (2011), Indigo – Cosmic Sounds for Activation (2011), Odes To The Spirits of Light (2012) e Canções Para Todos os Amores (2013).

Mais sobre Stekel:
Stekelmusic – http://stekelmusic.blogspot.com
Página de Fãs – https://www.facebook.com/pages/Stekel/97626172708
Contatos – pstekel@gmail.com

 .

.

.

07, sábado, sábado, 18h: Lançamento do livro Cinema em choque. Diálogos e rupturas, de Carlos Gerbase e Cristiane Freitas Gutfreind – organizadores (Editora Sulina).

cinema em choque

cinema em choque - gerbase e gutfreindNão existem linguagens “puras”. No instante em que elas se concretizam para a elaboração de processos artísticos ou de comunicação, são sempre mestiças. Ainda bem. O cinema, que já nasceu como uma linguagem de linguagens, não foge à regra. Este livro é uma reflexão sobre o que acontece quando o cinema, este poderoso e jovem mestiço, entra em contato com outras linguagens, às vezes muito mais antigas, como o teatro, outras vezes até mais recentes, como a videoarte. Nem sempre a aproximação acontece de forma tranquila e colaborativa. Às vezes, os conflitos são inevitáveis, e os choques podem provocar intensas discussões. Contudo, é na mistura sígnica de diferentes áreas que surgem as obras mais originais e relevantes para a sociedade. Este conjunto de ensaios, escritos por professores e profissionais de Comunicação, dará ao seu leitor um rico panorama do universo audiovisual contemporâneo, analisando os seus diálogos com universos paralelos e mostrando as rupturas e os buracos negros que também podem surgir, consequência dos inevitáveis atritos linguísticos. O resultado é leitura obrigatória não somente para quem circula no meio acadêmico, mas também para qualquer usuário e consumidor de linguagens, ou seja, a totalidade dos seres humanos

carlos gerbaseCarlos Gerbase possui doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2003). É professor titular da PUCRS, atuando no Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual (graduação) e no Programa de Pós-Graduação. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, narrativa, literatura, tecnologia e linguagem. É roteirista e diretor cinematográfico desde 1978, tendo realizado seis longa-metragens e dez curtas. É escritor, com três trabalhos de ficção (dois volumes de contos e um romance) e duas obras ensaísticas na área do cinema (tecnologias digitas e direção de atores).

Cristiane Freitas GutfreindCristiane Freitas Gutfreind possui graduação em Sociologia e Política pela Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Cultures et Comportements Sociaux – Université de Paris V (René Descartes -1996) e doutorado em Sociologie – Université de Paris V (René Descartes – 2001). Professora do PPGCom da Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pesquisadora do CNPq. Coordenadora do departamento de Ciências da Comunicação, membro da comissão coordenadora do PPGCom e editora da Revista Famecos. Membro da AFECCAV (Association Française des Enseignants et des Chercheurs en Cinéma et Audiovisuel). Tem experiência na área de Sociologia e Comunicação, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias do cinema, imaginário, estética e filosofia da comunicação.

.

.

.

Anúncios

0 Responses to “Programação de 2 a 7 de dezembro de 2013”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


dezembro 2013
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Blog Stats

  • 711.225 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: