21
mar
14

Vem aí, a partir de 03 de abril, na Palavraria: Encontros com a literatura israelense contemporânea, curso com a professora Leniza Kautz Menda

.

.

Cursos 2014

 

Encontros com a literatura israelense contemporânea
Curso com a professora Leniza Kautz Menda

Encontros com a literatura israelense contemporânea objetiva aproximar dos leitores brasileiros autores israelenses pouco conhecidos do grande público, bem como atualizar leituras de autores já consagrados. Com este espírito, o curso enfocará nesta edição os escritores Sayed Kashua, Sara Shilo e  David Grossman.

Local: Palavraria – Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim – 32684260
Dias: 03,10,17 e 24 de abril
Horário: 14h30m às 16h30m
Investimento: R$150,00 todo o curso ou R$50,00 por aula.
Observação: Inclui material xerocado e traduzido para o Português.

Programa

1° aula: Dia 03 de abril
Livro a ser discutido: A Mulher Foge – David Grossman
a mulher foge - grossman
O livro “A Mulher Foge”, do autor israelense David Grossman, narra a história de um triângulo amoroso formado por Orah, Avram e Ilan. Para evitar a notícia dos mensageiros do exército israelense sobre a possível morte do filho no campo de batalha, Orah foge para a Galiléia em companhia de Avram, seu amigo e amante com o qual ela tivera o filho Ofer. No trajeto, vêm à tona as dúvidas, os sentimentos, as emoções e as recordações dos personagens na tentativa de se conhecerem e encontrarem a si mesmos. Uma profunda reflexão sobre a vida e a morte refletindo o caráter universal da literatura de David Grossman.

david grossmanDavid Grossman é escritor israelense nascido em Jerusalém, em 1954. Estudou filosofia e teatro na Universidade Hebraica de Jerusalém. Escreveu um livro infantil, uma ópera para crianças e diversos poemas. Ativista e crítico da política israelense para com os palestinos, Grossman, ao lado de Amós Oz, está entre os mais notáveis defensores da solução de dois Estados para o conflito árabe-israelense. Seu filho Uri foi morto por um mís­sil do Hezbol­lah durante o con­flito israelo-libanês. A obra do escritor – que defende que a literatura pode ser uma poderosa arma para resgatar a dimensão humana do conflito – é mundialmente conhecida pelo tom pacifista e esquerdista. Traduzido em vários idiomas, é autor de mais de vinte livros, cinco deles já  publicados no Brasil, pela Cia das Letras: Alguém para correr comigo,Mel de leãoVer: amorDesvarioA mulher foge e Duelo.

2° aula: Dia 10 de abril
Livro a ser discutido: O rei do falafel está morto – Sara Shilo
o rei do falavel - saraO livro aborda a história de vida de uma família de imigrantes marroquinos em Israel. Após a morte do pai, um profundo conhecedor da alma dos clientes compradores de falafel, a esposa e os filhos iniciam um processo de autoconhecimento, revelações e rememoração de seu relacionamento com o pai. Uma profunda análise do seu futuro diante da ausência do pai constitui o pano de fundo desse romance tragicômico da escritora Sara Shilo.

sara shiloSara Shilo é escritora israelense nascida em Jerusalém. Escritora de livros para crianças e para o teatro, estréia aos quarenta anos no romance adulto com o já premiadoFalafel King is Dead.

.

.

.

3° aula: Dia 17 de abril
Livro a ser discutido: Second Person Singular – Sayed Kashua
Second_Person_Singular__Sayed_KashuaA vida de dois personagens – um advogado árabe-israelense de nome não revelado e a de um jovem árabe na busca de sua identidade – é a tônica desse excelente romance. O advogado, na busca de afirmação, entra na engrenagem da vida burguesa e se afunda no ciúme doentio ao descobrir uma possível e imaginária traição de sua esposa. O jovem árabe, por sua vez, apodera-se da identidade de um jovem judeu paraplégico – Yonatan- de quem ele era cuidador. Os conflitos existenciais, as culpas e as tentativas de encontrar uma verdadeira identidade são a tônica desse romance.

4° aula: Dia 24 de abril
Livro a ser discutido: Dancing Arabs – Sayed Kashua
dancing arabs - sayed kashuaO personagem de nome não revelado é um árabe-israelense do vilarejo de Tira, no Triângulo. Ele possui vários conflitos em relação a sua identidade étnica e deseja assimilar-se e adotar os hábitos alimentares, o modo de vestir-se e de se comportar como os judeus. Essa aparente assimilação traz problemas ao anti-herói uma vez que ele não possui emprego nem um comportamento exemplar. O oscilar entre as duas identidades constitui  o elemento-chave do romance.

sayed kashuaSayed Kashua – escritor árabe-israelense, nasceu em Tira, no Triângulo Austral israelense. Estudou Sociologia e Filosofia na Universidade Hebraica de Jerusalém. Além de romances, escreve crônicas e ensaios para revistas e jornais e para a televisão. Para esta, criou em 2007 a série Trabalho Árabe (prêmio de Melhor Série de Televisão no Festival de Cinema de Jerusalém)comédia já em terceira temporada. Entre as principais obras de Kashua contam-se os romancesExposição (2013), Second person singular (2009 – prêmio Bernstein 2011), Que seja manhã (2006) e Danças árabes (2002). Kashua em seus escritos aborda –  em geral com um estilo bem-humorado, os problemas enfrentados pelos árabes que, como ele, encontram-se em Israel apanhados entre dois mundos.

.

leniza kautz mendaMinistrante: Leniza Kautz Menda é licenciada em Língua Portuguesa e Mestre em Literatura Brasileira. É tradutora-intérprete, Tradutora Pública juramentada de Língua Inglesa pela Junta Comercial do Rio Grande do Sul e professora da Escola Técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É autodidata em Literatura Hebraica Contemporânea, tendo já ministrado vários cursos na Palavraria sobre esta temática.

.

Palavraria - livros a

.

.


0 Respostas to “Vem aí, a partir de 03 de abril, na Palavraria: Encontros com a literatura israelense contemporânea, curso com a professora Leniza Kautz Menda”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário


março 2014
S T Q Q S S D
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 807.976 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com