21
maio
14

Vai rolar na Palavraria, nesta quinta, 22, Lançamento dos livros Geografia aérea e Forma formante, de Manoel Ricardo de Lima

.

ESTA SEMANA NA PALAVRARIA b.

 

22, quinta, 19h: Lançamento dos livros Geografia aérea (Editora 7letras) e Forma formante (Ed. UFSC), de Manoel Ricardo de Lima.

a forma_formantePor que reescrever os próprios poemas? Por que variar infinitamente as versões de um mesmo texto? Herberto Helder ou o poema contínuo, interminável. O livro em si mesmo “flutua”, o livro é sempre “em suspensão” (diz ele em uma carta). A revisita dos próprios textos e a criação de um lugar, uma casa ou um pequeno refúgio, mas que seja, ao mesmo tempo, móvel e (imprevisivelmente) rearranjável. Helder, Beckett, Ana Cristina Cesar e, aqui, Manoel Ricardo de Lima, nesta Geografia aérea, um mapa que se refaz: osgeografia aérea poemas que vieram antes já em vista do que veio depois; em vista do que, antes, era imprevisto. Não se trata de uma antologia, diz Manoel, mas desta vista aérea, que cata alguns pontos notáveis, escolhe alguns e revisita. E há também inéditos, numa sequência intitulada “Lâminas” (2013). E um fio que percorre todos os poemas, fio no entanto quebrado: “fio que desorienta o horizonte” (Falas inacabadas). Mas fio que diz de um percurso poético que é este: desorientar o horizonte previsto. Fazer a palavra vincar o deserto, apagar o nome, perfurar (ou rasurar) a paisagem: “onde vinco o deserto onde o nome se apaga”.

manoel ricardo de lima

Manoel Ricardo de Lima é Professor Adjunto de Literatura Brasileira da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, atuando na Escola de Letras [CLA] e no Programa de Pós-Graduação em Memória Social [PPGMS]. Pós-Doutor [2010] e Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC [2008], Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará, UFC [1998] e Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE [1994]. Publicou os livros de poesia Falas inacabadas – objeto e um poema, Um livro – Transparência (com Élida Tessler), Embrulho, Quando todos os acidentes acontecem, Jogo de varetas/As mãos, e os ensaios Entre percurso e vanguarda – Alguma poesia de Paulo Leminski, 55 começos Fazer lugar – a poesia de Ruy Belo.

 

.

Palavraria - livros a.

.

 

Anúncios

0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta quinta, 22, Lançamento dos livros Geografia aérea e Forma formante, de Manoel Ricardo de Lima”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2014
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Categorias

Blog Stats

  • 612,145 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: