03
mar
15

Vai rolar na Palavraria, nesta terça, 3, Lançamento do livro Os jovens e a rua, de Anelise Gregis Estivalet. Bate-papo e autógrafos.

.

ESTA SEMANA NA PALAVRARIA b.

 

3, terça, 19h: Lançamento do livro Os jovens e a rua, de Anelise Gregis Estivalet. Debate: Os processos de exclusão e inclusão dos jovens nos dias atuais: uma discussão necessária, com a participação de Carlos A. Gadea Castro.

os jovens e a ruaPesquisar acerca de meninos/as que vivem nas ruas do Brasil não é uma tarefa fácil. Ao contrário, é uma proposta que trilha caminhos tortuosos e difíceis. Primeiro, porque pesquisamos sobre crianças e jovens que experimentam o abandono e a sobrevivência nas ruas. Segundo, porque uma criança ou um jovem é levado pelos contextos social e familiar a ter esse tipo de vida. Ir para a rua torna-se a última alternativa, constituindo, antes de tudo, um ato de coragem. A rua constitui-se em um espaço possível, uma estratégia de sobrevivência. Trazer à tona o discurso dos jovens em situação de rua em nossa sociedade, ou seja, dos sem-lugar, é, primeiramente, um ato libertador. Portanto, é uma forma de tentar libertar aqueles que frequentemente estão em uma situação de invisibilidade.

Anelise Gregis Estivalet é Cientista Social graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2003. Licenciada em Ciências Sociais pela UFRGS em 2005. Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2008). Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). É socióloga e atua principalmente nos seguintes temas: juventude, gênero, cidadania, violência e políticas públicas. Autora do livro Os jovens e a rua: trajetórias dos sem-lugar (Appris, 2014).

Carlos A. Gadea Castro possui Pós-doutorado pela Universidade de Miami e é Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estudos e pesquisas doutorais no Ibero-Amerikanischen Institutes Berlin – IAI na Alemanha e na Facultad de Ciencias Políticas y Sociales da Universidad Nacional Autónoma de México – UNAM. Possui Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Recebeu o Prêmio SOBER 2000 (Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural) como melhor dissertação de mestrado em Sociologia e o Premio TEMAS de Ensayo 2001 (Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos, ICAIC, Havana, Cuba). Atualmente é Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atua principalmente nos temas: Teoria Social Contemporânea, Estudos Latino-americanos, Ações coletivas e Movimentos Sociais, Juventude e Cultura, Violência e Conflitos Urbanos e Estudos Étnico-Raciais.

.

Palavraria - livros a

.

.

 


0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta terça, 3, Lançamento do livro Os jovens e a rua, de Anelise Gregis Estivalet. Bate-papo e autógrafos.”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


março 2015
S T Q Q S S D
« fev   abr »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Blog Stats

  • 588,223 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: