01
jun
15

Vai rolar na Palavraria, nesta segunda, 1, Clube de Leitura. Em foco o livro Nova gramática finlandesa, de Diego Marani

ESTA SEMANA NA PALAVRARIA b

.

 

1, segunda, 19h: Clube de Leitura: Nova gramática finlandesa, de Diego Marani. Mediação de Jaime Medeiros Júnior.

nova gramática Trieste, 1943. Um homem à beira da morte chega a um navio-hospital alemão atracado no porto da cidade. Com um grave ferimento na cabeça, sem documentos, memória ou capacidades linguísticas, recebe o tratamento de um médico finlandês que se convence, pautado pelos poucos indícios disponíveis, de que está diante de um conterrâneo. Enquanto cuida de sua saúde, o médico lhe ensina a língua finlandesa, confiando que assim o ajudará a redescobrir sua identidade. Os dois são cúmplices nessa jornada de exílio e autoconhecimento, que vai levá-los “de volta” a Helsinki. Publicado na Itália no ano 2000, Nova gramática finlandesa foi aclamado pela crítica como obra-prima e ganhou diversos prêmios, entre eles o prestigioso Cavour. Desde então, foi traduzido para diversas línguas e virou um best-seller na Europa. Marani, que trabalha oficialmente como linguista da União Europeia, parece um nativo ao dar conta das (sabidamente complexas) língua e história finlandesas.
Por certo, no entanto, não se trata de uma apostila de língua ou de história. Remontando às narrativas que povoam o imaginário coletivo, como a de Rômulo e Remo, Mogli e Kaspar Hauser, Nova gramática finlandesa é um romance que mistura elementos de suspense e reflexões poéticas sobre a formação da identidade, a aquisição da linguagem, as guerras e os mitos de fundação de uma nação.

Diego Marani nasceu em Ferrara, na Itália, em 1959. Trabalha na Direção Geral de Interpretação de Conferências da União Europeia. Autor de mais de dez livros, entre romances e ensaios, Marani é famoso por ter inventado o europanto, uma mistura de várias línguas europeias combinadas sem regras ou gramática.

.

Palavraria - livros a.


0 Responses to “Vai rolar na Palavraria, nesta segunda, 1, Clube de Leitura. Em foco o livro Nova gramática finlandesa, de Diego Marani”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


junho 2015
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Categorias

Blog Stats

  • 588,844 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: