09
maio
16

Programação de 9 a 14 de maio de 2016

ESTA SEMANA NA PALAVRARIA b

.

12, quinta, 19h: Lançamento do livro Jogo jogado e outras histórias, de Guilherme Cassel. Bate-papo do autor com Raphael Guimarães.

Jogo_JogadoJogo jogado e outras histórias” reúne sete narrativas lancinantes e febris, com poder de fogo e imaginação para desconcertar o leitor e conduzi-lo aos escombros da condição humana. Os relatos de crueldade e humor, raiva e dignidade navegam nas águas turvas da tragédia ética que desafia o Humanismo do século 21, por sua vez soterrando-o e, logo adiante, dando-lhe nova e talvez derradeira chance.

 

.

Palavraria - livros a.

.

14, sábado, 11h: Lançamento do livro Direito das mulheres no Brasil: Experiências de norte a sul, de Amanda Motta Castro e Rita de Cassia Fraga Machado.

direitos das mulheres 12-4.

Palavraria - livros a.

.

14, sábado, 17h: Lançamento do livro Metâmeros, de Ryan Mainardi.

Amostra_metameros_capa_aberta_2

Um fenômeno peculiar, esses novos textos de Ryan Mainardi. De tanto acharem defeitos no leitor, também o leitor, acuado, acusado, começa a querer achar defeitos no texto.

Rosnam com raiva canina essas páginas, dispostas, a qualquer preço, a comprar uma briga — mas que no fundo e por detrás de seus dentes arregaçados revelam uma profunda melancolia: são cantos de despedida a amores passados e a peles perdidas, um acerto de contas entre dois corpos que se descolam, dois caminhos que bifurcam, um deles sem volta nem saída. O incansável e corajoso vigor desses textos os conduz a um beco e a uma promessa: a de que tampouco o autor que escreveu essas linhas poderá voltar atrás, que elas encerram — como um metâmero — um todo essencial, e que a partir daqui apenas a reinvenção e a metamorfose poderão resgatar o autor desse impasse.

Do belíssimo Sobre traças ao insaciável Sobre vidas cotidianas, esses Metâmeros de tinta e papel constituem um exercício em fechar portas; são textos que provocativamente querem deixar a margem ser margem, que não andam por aí se oferecendo de ponte para o mundo.

E quanto mais o leitor compra a briga, quanto mais ele puxa a sua ponta nesse cabo-de-guerra, mais ele percebe que não é nem raiva nem melancolia o que esses textos transmitem, mas sim a vibração de algo desaparecendo do mundo. Caio Yurgel

Ryan Mainardi nasceu em Sobradinho, no ano de 1987. Dedica-se à literatura desde 2006 e reside em Porto Alegre desde 2009. Metâmeros é seu terceiro livro e sai pela Editora Schoba, de São Paulo.

.

Palavraria - livros a.

.


0 Responses to “Programação de 9 a 14 de maio de 2016”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


maio 2016
S T Q Q S S D
« abr   jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Categorias

Blog Stats

  • 588,844 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: