.

cursos 2013

.

Você encontra abaixo informações detalhadas sobre os seguintes cursos/oficinas atualmente programados pela Palavraria:

– O universal e o particular na obra de Amós Oz, com Leniza Kautz Menda (concluído)
– Aprenda italiano cantando e recitando poesias, com Priscila Meira (concluído)
– Laboratório de vivência literária, com Luiz Ruffato (concluído)
– Curso Fiódor Mikhaílovitch Dostoiévski, com o professor Nicotti (concluído)
– Oficina de Contos, com Altair Martins (concluído)
Curso Machado de Assis, com o professor Nicotti (concluído)

Veja também, neste blog:

– Oficinas Charles Kiefer
– Oficinas Ronald Augusto

Para mais informações, contate com a Palavraria: Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim, Porto Alegre – telefone 51 32684260 ou pelo e-mail palavraria@palavraria.com.br.

.

Curso Machado de Assis,

com o professor Nicotti

A partir de 23 de novembro

Na Palavraria*

O curso será oferecido em dois locais diferentes: na Palavraria (programação abaixo) e no Curso Absolutto (veja programação aqui).

.

curso machado de assis

.

nicottiJoão Armando Nicotti é licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Estudou no Curso de Literatura Russa da UFRGS. Foi professor de literatura dos Colégios Anchieta, Israelita, Leonardo da Vinci (Porto Alegre e Caxias do Sul), Rosário e cursos pré-vestibulares em Porto Alegre e Caxias. É sócio-fundador do Curso Pré-Vestibular Absolutto.

.

Informações e inscrições na Palavraria:
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim
51 32684260 ou palavraria@palavraria.com.br

Palavraria - livros a

,

,

Oficina de Contos

Com Altair Martins 

.

Às quartas-feiras, das 19 às 21h
De 21 de agosto a 04 de dezembro de 2013

Investimento: 3x R$ 250,00

Objetivo: promover estudo teórico e prático do conto, ampliando as possibilidades de criação da narrativa em prosa, passando por elementos como narrador e personagem.

Metodologia: aulas expositivas, debates e leituras em grupo de textos teóricos e de contos expressivos da literatura universal, com destaque para a produção contemporânea brasileira e gaúcha); produção textual de contos.

Os encontros: serão 16 encontros de 2h divididos em duas atividades – na primeira parte, aferição das leituras (teoria e cânone) e conclusões teóricas; na segunda, exposição, debate e considerações acerca da produção e reescritura discentes e encomenda dos textos seguintes.

Cronograma:

Encontro 1:    [21/08]

atividade A: 1) apresentação docente (metodologias e cronograma); 2) apresentação discente (expectativas e impressões iniciais); 3) O conto – as origens e aspectos do gênero.

atividade B: leitura de minicontos e aferições teóricas acerca do gênero.

produção UM: miniconto (3 contos)

leituras da semana: 1) teorias do miniconto: Laura Zavala; 2) conto – origens: As mil e uma noites (69ª noite a 72ª noite – A história de Simbad, o marinheiro); A Odisseia, de Homero (canto IX); Decameron, de Bocaccio (sétima “novela” da segunda jornada, a de Filomena).

Encontro 2:    [28/08]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto UM; 3) análise da leitura de “conto – origens”.

atividade B: análise das produções discentes de minicontos.

produção e reescritura DOIS: sugestão – conto de aventura

leituras da semana: 1) teorias do conto: Luís López Nieves; 2) contos fantásticos UM: O barril de amontillado e O retrato oval, de Edgar Allan Poe; O Abacaxi de ferro, de Eden Phillpotts; A livraria, de Nelson Bond.

 Encontro 3:    [04/09]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto DOIS; 3) análise da leitura de “contos fantásticos UM”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura TRÊS: sugestão – conto fantástico

leituras da semana: 1) teorias do conto: O’Connor, Jorge Luís Borges (1), Juan Bosch; 2) contos fantásticos DOIS: O ovo de cristal, de H.G. Wells; Um incidente na ponte de Owl Creek, de Ambrose Bierce; Uma gota, de Dino Buzatti; O crocodilo I, de Amílcar Bettega Barbosa; A terceira margem do rio, de Guimarães Rosa.

Encontro 4:    [11/09]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto TRÊS; 3) análise da leitura de “contos fantásticos DOIS”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura QUATRO: sugestão – conto fantástico

leituras da semana: 1) teorias do conto: Raymond Carver, García Márquez; 2) contos fantásticos TRÊS: O travesseiro de plumas, de Horácio Quiroga; Carta a uma senhorita em Paris e Las ménades, de Julio Cortázar; O livro de areia e Funes, o memorioso, de Jorge Luís Borges.

Encontro 5:    [18/09]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto QUATRO; 3) análise da leitura de “contos fantásticos TRÊS”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura CINCO: sugestão – conto fantástico

leituras da semana: 1) teorias do conto: Edgar Allan Poe; 2) contos de vida social UM: Casa tomada, de Julio Cortázar; O sul, de Jorge Luís Borges; O caso da vara, de Machado de Assis; O capote, de Gógol; O cicatriz, de Máximo Górki; A árvore de Natal de Cristo, de Dostoiévski.

Encontro 6:    [25/09]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto CINCO; 3) análise da leitura de “contos de vida social UM”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura SEIS: sugestão – conto de vida social

leituras da semana: 1) Teorias do conto: Júlio Cortázar; 2) contos de vida social DOIS: Meu tio Júlio e O colar, de Guy de Maupassant; Um artista da fome, Franz Kafka; O relógio do hospital, de Graciliano Ramos; O cobrador, de Rubem Fonseca; Uma vela para Dario, de Dalton Trevisan.

 Encontro 7:    [02/10]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto SEIS; 3) análise da leitura de “contos de vida social DOIS”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura SETE: sugestão – conto de vida social

leituras da semana: 1) teorias do conto: Nádia Batella Gotlib; 2) contos de conflito humano UM: Uma obra de arte, de Anton Tchekov; Purpurina cega, de Marcelino Freire; Teresa, que esperava as uvas, de Monique Revillon; Setembro bravo, de Jádson Barros Neves; Holocausto, de Moacyr Scliar.

 Encontro 8:    [09/10]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto SETE; 3) análise da leitura de “contos de conflito humano UM”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura OITO: sugestão – conto de conflito humano

leituras da semana: 1) teorias do conto: Horácio Quiroga; 2) Contos de conflito humano DOIS: Adeus, meu pai, de Menalton Braff; Os cimos, de Guimarães Rosa; O veio d’água, de Walmor Santos; A paixão e a ratoeira, de Cíntia Moscovich; O boneco de neve, de Charles Kiefer; Guapear com frangos, de Sérgio Faraco.

Encontro 9:    [16/10]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto OITO; 3) análise da leitura de “contos de conflito humano DOIS”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura NOVE: sugestão – conto de conflito humano

leituras da semana: 1) teorias do conto: Ricardo Piglia; O conto em Borges, Altair martins; 2) contos de atmosfera UM: Uns braços, de Machado de Assis; O búfalo, de Clarice Lispector; Herbarium, de Lygia Fagundes Telles; O Zahir, de Jorge Luis Borges; Mel & girassóis, de Caio Fernando Abreu.

Encontro 10:  [23/10]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto NOVE; 3) análise da leitura de “contos de atmosfera UM”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura DEZ: conto psicológico ou de atmosfera

leituras da semana: 1) teorias do conto: Joaquín Mª Aguirre Romero; 2) contos de impressões/sensações: Alguma coisa urgentemente, de João Gilberto Noll; Sinal de luz, de Lourenço Cazarré; Éramos todos bandoleiros, de Nélson de Oliveira; Bravura, Nélida Piñon; O bilhete premiado, de Anton Tchekov; Arábia, de James Joyce.

Encontro 11:  [30/10]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto NOVE; 3) análise da leitura de “contos impressões/sensações”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura ONZE: sugestão – conto de impressões/sensações

leituras da semana: Mempo Giardinelli (“Breve história do conto; Estrutura e morfologia do conto); 2) contos transgressores: Pierre Menard, o autor de Dom Quixote, de Jorge Luís Borges; Inanimatu, de Paula Taitelbaun; A seis mãos, de Paulo Bentancur; A mulher de trinta e oito, de Marcelo Mirisola; Dentes guardados, de Daniel Galera.

Encontro 12:  [06/11]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto NOVE; 3) análise da leitura de “contos transgressores”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura DOZE: contos transgressores

leituras da semana: 1) teorias do conto: Mempo Giardinelli (entrevistas: Antônio Skármeta/Adolfo Bioy Casares/Carlos Fuentes e outros); 2) contos, questões de estilo UM: Me alugo para sonhar, de Gabriel García Marquez; Díles que no me maten!, de Juan Rulfo; Os pássaros não sabem latir, de Edmar Monteiro Filho; O negro Bonifácio, de Simões Lopes Neto; Hereditário, de Amílcar Bettega Barbosa; Arapucas esverdeadas, de Alexandre Alves.

Encontro 13:  [13/11]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto NOVE; 3) análise da leitura de “contos – questões de estilo UM”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura TREZE: questões de estilo

leituras da semana: 1) teorias do conto: Charles Kiefer – Para uma poética do conto; 2) Contos – questões de estilo DOIS: Gato na chuva, de Hemingway; Nero, de Miguel Torga; O canário, de Katherine Mansfield; Pau-de-arrasto, de Cícero Galeno Lopes; Unhas pequenas pintadas de vermelho, de Luís Augusto Fischer; O vaso azul, de João Anzanello Carrascoza. 

Encontro 14:  [20/11]

atividade A: 1) análise das leituras teóricas da semana; 2) conclusões teóricas do conto NOVE; 3) análise da leitura de “contos – questões de estilo DOIS”.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura CATORZE: reescrituras

leituras da semana: intercâmbio dos contos.

Encontro 15:  [27/11]

atividade A: 1) análise das leituras intercambiadas.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura QUINZE: reescrituras

leituras da semana: intercâmbio dos contos.

AVALIAÇÕES FINAIS

Encontro 16:  [04/12]

atividade A: 1) análise das leituras intercambiadas.

atividade B: análise das produções discentes de conto.

produção e reescritura DEZESSEIS: reescrituras

leituras da semana: intercâmbio dos contos.

AVALIAÇÕES FINAIS

Bibliografia básica:

GOTLIB, Nádia Batella. Teoria do Conto. São Paulo: Ática, 1985
CORTÁZAR, Julio. Valise de Cronópio. São Paulo: Perspectiva, 1974.
KIEFER, Charles. A poética do conto. São Paulo: Leya, 2011.
PIGLIA, Ricardo. O Laboratório do Escritor. São Paulo: Iluminuras, 1994.
QUIROGA, Horacio. Obras inéditas Y desconocidas. Montevideo: Arca, 1970.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –  

 

ALTAIR MARTINS 01O ministrante: Altair Martins nasceu em Porto Alegre, em 1975. É bacharel em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – ênfase em tradução de língua francesa –, mestre e doutor em Literatura Brasileira na mesma área pela mesma universidade. Ministrou a disciplina de Conto no curso superior de Formação de Escritores da UNISINOS. Tem textos publicados em Portugal, Itália, França, EUA e Argentina. Seus textos mais conhecidos:

 

Como se moesse ferro (contos). Porto Alegre: WS Editor, 1999.
dentro do olho dentro (conto). Porto Alegre: WS Editor, 2001.
Geração 90, manuscritos de computador (coletânea dos contistas da década de 90, organizada por Nelson de Oliveira) – conto Sol na chuva à noite. São Paulo: Boitempo editorial, 2001.
Se choverem pássaros, (contos). Porto Alegre: WS editor, 2002.

Geração 90, transgressores (coletânea dos contistas da década de 90, organizada por Nelson de Oliveira) – contos Segredo e Sapatos Brancos. São Paulo: Boitempo editorial, 2003.

A parede no escuro (romance). Rio de Janeiro: Record, 2009.

Enquanto água (contos). Rio de Janeiro: Record, 2011.

La pared en la oscuridad. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2012.

Obteve inúmeros prêmios como contista e romancista:

1o lugar no Prêmio Guimarães Rosa, em 1994, organizado pela Radio France Internationale, com o conto Como se moesse ferro.

1o lugar no Prêmio Guimarães Rosa, em 1999, organizado pela Radio France Internationale, com o conto Humano.

1o lugar no Concurso Nacional de Contos Cidade de Araçatuba, em 2000, com o conto Sol na chuva à noite.

Menção Especial do júri no Prêmio Cidade de Amora, em Portugal, 2000, com o conto Ira das Mães.

1o lugar no Prêmio Luiz Vilella, promovido pela UEMG, em 2000, com o conto dentro do olho dentro.

Prêmio Açorianos, categoria contos, com o livro Como se moesse ferro, 2000.

Finalista do Prêmio Jabuti, 2001, categoria contos e crônicas, com o livro Como se  moesse ferro.

1o lugar no Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães, 2001, com os contos Teatro de Varaiscafé com açúcar: café com sal e Esconder vestígios.

Finalista do Prêmio Jabuti, 2003, categoria contos e crônicas, com o livro Se choverem pássaros,.

Destaque ficção pela Rede Record/Correio do Povo da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre com o romance A parede no escuro.

Prêmio São Paulo de Literatura 2009 com o romance A parede no escuro.

Finalista do Prêmio Jabuti, 2009, categoria romance, com o livro A parede no escuro,.

Prêmio AGES (Associação gaúcha de escritores) para melhor romance de 2009 com A parede no escuro.

Prêmio Açorianos 2009, categoria narrativa longa, com o livro A parede no escuro.

Prêmio Açorianos 2009, livro do ano, com o romance A parede no escuro.

Finalista do Prêmio Jabuti, 2012, categoria contos e crônicas, com o livro Enquanto água.

Prêmio Açorianos 2013, categoria conto, com o livro Enquanto água.

Prêmio Moacyr Scliar 2013, com o livro Enquanto água.

 

Informações e inscrições na Palavraria:
Rua Vasco da Gama, 165 – Bom Fim
51 32684260 ou palavraria@palavraria.com.br

Palavraria - livros a

.

Oficina de Storytelling Criativo (Criação + Diversão)

Com Guilherme “Smee”  Sfredo Miorando 

Aos sábados, das 14h30 às 16h30
De 03 de agosto a 13 de dezembro de 2013

 Junto da prática da criação, existe o branco, o bloqueio criativo. Este curso providenciará ferramentas úteis para o desbloqueio criativo. Voltado principalmente para a narrativa, ou o storytelling, como é chamado hoje em dia, o curso não visa apenas escritores ou artífices da palavra, mas também todos que buscam um pouco de inspiração e que desejam se divertir no processo. Como dizem, apenas 1% é inspiração, o resto é transpiração. Por isso, serão feitos exercícios em aula e fora de aula. Os exercícios serão analisados em aula, através do viés criativo.

VAGAS
Mínimo de 10 e máximo de 15 alunos.

VALORES
À vista: R$ 700,00
Pacrelado: 1 x 250,00 + 5 x 100,00

DESENVOLVIMENTO:
O curso se desenvolverá em 12 encontros de 2h/aula, aos sábados, das 14:30 às 16:30,  na Palavraria Livros & Café.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO/CRONOGRAMA:

03 de agosto de 2013
01 – “A página em branco é minha melhor amiga. Ela aceita tudo”.
Para escrever tenho de me colocar no vazio. Neste vazio é que existo intuitivamente”. –  Clarice Lispector

O Bloqueio
O Improviso
As Referências

10 de Agosto de 2013
02 – “A Origem das Espécies”
E formou o senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. – Gênesis 2:7
O Storytelling
O RPG (Role Playing Game)

24 de agosto de 2013
03 – “Como n(um) sonho”
“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta” – Carl Gustav Jung
Os sonhos e a criatividade.
O Nonsense.

31 de agosto de 2013
04 – “Placexploitation”
“Eu estarei lá e em todo o lugar. Aqui, ali e em todo lugar” – John Lennon & Paul McCartney
As Explorações e a Descrição

21 de setembro
05 – “Brincando de Matar Monstros”
“Em um mundo pós-11 de Setembro, até mesmo a frase ‘Olhe, lá no céu! É um pássaro! É um avião!’ soa diferente” – Robert Wilonsky
Diálogos.
Arquétipos e conceitos.
Estrutura dos Videogames e a Jornada do Herói

28 de setembro
06 – “História da Estática em Movimento”
“Você pode escrever, mas não pode editar” – Regina Spektor
Quadrinhos VS. Cinema

15 de outubro
07 – “Deixe a música te levar”
“A paixão não faz versos, e quanto mais pessoal você for, pior ficará. Quanto menos você sentir uma coisa, mais capaz você será de expressá-la como é”. – Gustave Flaubert
A música como instrumento de desbloqueio.
Músicas e emoções

26 de outubro
08. “Estilo. Ou você tem ou… isso não importa”
“Isto não é voar. É cair… com estilo” – Buzz Lightyear
Tipo, Gênero e Estilo
A Metalinguagem

09 de novembro
09. “O humor abre corações e bolsos”
“Quem disse que garrafa térmica não esquenta café, queimou a língua” – Anúncio de Garrafa Térmica
O Humor.
Histórias que a publicidade o marketing nos contam

23 de novembro
10. “O orgasmo e a bênção da leitura”.
“Na realidade um mundo que acredita que sexo é tudo é um mundo sem sexo” – Marshall McLuhan
O Público
O Grotesco
O Sexo

7 de novembro
11. “Voyeurismo e Masturbação”
“Para o verdadeiro artista, o público não existe”. – Oscar Wilde
A Narrativa das Redes Sociais.
A Narrativa Pós-Moderna

14 de dezembro
12. “Cai o pano e os cisnes cantam”
“É o mistério que permanece. Não a explicação”. – Neil Gaiman
Encerramento

guilherme smeeGuilherme “Smee” Sfredo Miorando nasceu em Erechim em 1984. É publicitário, especilista em Imagem Publicitária e faz parte do conselho editorial da Não Editora. Publicou contos e quadrinhos na coletânea Ficção de Polpa. Ministrou em 2006 e 2008 o curso Histórias em Quadrinhos: História, Análise e Crítica na FAMECOS/PUCRS, com Samir Machado. Co-roteirizou com Frederico Cabral, o curta  Todos os Balões vão Para o Céu, que foi escolhido Melhor Curta pelo Júri Oficial do Prêmio Histórias Curtas 2011, realizado pela RBS TV. O vídeo também foi escolhido melhor curta no FestIn 2012, em Lisboa, e melhor vídeo e melhor roteiro no 8º Curta Canoa. Seu livro de contos Vemos as Coisas como Somos foi selecionado pelo Instituto Estadual do Livro/Corag e publicado em 2012. Em 2013, escreveu o roteiro para a HQ educacional Família CEVS em Não se Deixe Influenciar pela Influenza, para a Secretaria de Saúde do Governo do Rio Grande do Sul.

.

Palavraria - livros a.

Curso Fiódor Mikhaílovitch Dostoiévski,

com o professor Nicotti

A partir de 15 de junho

Na Palavraria*

O curso será oferecido simultaneamente em dois locais diferentes: aos sábados, na Palavraria e às terças no Curso Absolutto. Confira datas, horários e locais na programação abaixo.

.

Cartaz Russos Curso Dostoievski (1)

.

nicottiJoão Armando Nicotti é licenciado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa. Estudou no Curso de Literatura Russa da UFRGS. Foi professor de literatura dos Colégios Anchieta, Israelita, Leonardo da Vinci (Porto Alegre e Caxias do Sul), Rosário e cursos pré-vestibulares em Porto Alegre e Caxias. É sócio-fundador do Curso Pré-Vestibular Absolutto.

.

Palavraria - livros a

.

Laboratório de Vivência Literária

– oficina intensiva de literatura

com Luiz Ruffato

de 6 a 9 de maio de 2012, das 19 às 22h

Na Palavraria

 

Inscrições abertas – 12 vagas

Investimento: R$ 300,00

O escritor Luiz Ruffato propõe uma reflexão sobre o ato de escrever, particularmente no que diz respeito à prosa de ficção. Nos encontros – cada um com três horas de duração – os participantes são estimulados a analisar em conjunto seus textos e, a partir das demandas surgidas das discussões, são introduzidas questões teóricas.

Cada inscrito deverá trazer para a oficina um texto com até 8 mil caracteres e 12 cópias a serem distribuídas para todos os participantes.

LUIZ RUFATTO 01Luiz Ruffato – escritor, autor, entre outros, de Eles eram muitos cavalos, Estive em Lisboa e lembrei de você e da pentalogia Inferno Provisório, cujo último volume – Domingos sem Deus – recentemente recebeu o Prêmio Casa de Las Américas, de Cuba.  Seus livros estão publicados em Portugal, Itália, França, Alemanha, México, Argentina e Colômbia e receberam os prêmios Machado de Assis, Jabuti, Casa de las Américas, APCA, além de ter sido finalista nos prêmios Portugal Telecom, São Paulo de Literatura e Zaffari-Bourbon. É consultor do Instituto Itaú Cultural e foi escritor residente na Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos em 2012.

.

Palavraria - livros a.

Aprenda italiano cantando e recitando poesia

Curso com Priscila Meira

italiano 2013

priscila meiraPriscila Meira, professora de línguas, compositora de música popular, cantora e atriz, é formada em letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Estudou teatro no Primostudio – Scuola di Attori, na Itália e no Teatro Escola Macunaíma, em São Paulo. Tem produzido e apresentado espetáculos poético-musicais no circuito musical da cidade e foi ganhadora do prêmio de Melhor Letra do Festival de Música de Porto Alegre em 2010. Em 2007, em Milão, gravou seu primeiro CD autoral, Priscila Popular Brasileira.

.

Palavraria - livros a

.

O particular e o universal na obra de Amós Oz

Curso com Leniza Kautz Menda

 

 

De 14 de março a 11 de abril

Sempre às quintas-feiras, das 17 às 19h

Na Palavraria

Investimento: R$160,00 à vista ou duas parcelas de R$80,00.

Cada encontro individual terá um custo de R$40,00.

Amós Oz - cartaz

A partir da contextualização histórica, política e biográfica da vida e da obra do autor, o curso terá como foco, em cada encontro, a análise e discussão de uma obra de um conjunto de quatro selecionadas com o objetivo de estabelecer de que modo em cada uma delas se constitui a dialética anunciada no tema. Ao longo do curso serão alvo de leitura e análise os livros A caixa preta, Meu Michel, Cenas da vida na aldeia e De amor e trevas.

As aulas serão desenvolvidas através da exposição teórica por parte da ministrante e de debates em torno das leituras feitas.

Como condição básica para o desenvolvimento do curso, a leitura prévia de cada obra será pré-requisito para cada encontro.

Cronograma:

1º encontro: 14 de março – Vida e obra de Amós Oz (dados biográficos, contextualização da época, temática principal da obra). Audição de trechos de vídeo sobre a vida e a obra de Amós Oz.

2º encontro: 21 de março – Análise e discussão do romance A caixa preta.

3º encontro: 28 de março- Análise e discussão do romance Meu Michel.

4º encontro: 04 de abril – Análise e discussão do livro de contos Cenas da vida na aldeia.

5º encontro: 11 de abril – Análise e discussão do romance De amor e trevas.

Amós Oz nasceu em 1939 em Jerusalém. Considerado um dos melhores escritores de Israel, é uma figura pública importante no país pela dupla condição de romancista renomado e ativista político. Hoje mora em Arad, no deserto do Neguev, onde leciona literatura hebraica na Universidade Ben Gurion. Sua obra foi traduzida para mais de 20 idiomas. O romance De amor e trevas foi ganhador do prêmio France Culture e do prêmio Goethe em 2004. Pela Companhia das Letras, publicou Conhecer uma mulher (1992), A caixa preta (1993), Fima (1996), Não diga noite (1997), Pantera no Porão (1999), O mesmo mar (2001) e Meu Michel (2002).

leniza kautz mendaMinistrante: Leniza Kautz Menda é licenciada em Língua Portuguesa e possui Mestrado em Literatura Brasileira. É autodidata em Literatura Hebraica Contemporânea tendo ministrado vários cursos na Palavraria sobre essa temática.

.

 


0 Responses to “Cursos e Oficinas 2013”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




julho 2017
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

Categorias

Blog Stats

  • 612,189 hits
Follow Palavraria – Livros & Cafés on WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: